Saudades do golo fácil

Jonas. É este o nome do jogador de quem o Benfica parece depender para marcar golos. Apesar do brasileiro ainda não ter jogado esta temporada e do Benfica ainda não ter ficado um jogo em branco, nota-se que há uma falha na finalização dos encarnados, com alguns jogos que demonstraram claramente isso: contra o Fenerbahçe, PAOK e Sporting, por exemplo. Foram três jogos que podiam ter tido resultados bastante diferentes caso houvesse uma presença finalizadora na frente de ataque.

O Benfica tem Nicolás Castillo, Facundo Ferreyra, Haris Seferovic e Jonas para pontas de lança do plantel. Na equipa ‘B’ ainda conta com José Gomes e João Filipe. Porém, apenas Jonas parece ser o finalizador capaz de satisfazer a procura por golos nas águias. Castillo ainda é precoce, devido à lesão; Ferreyra não conseguiu cumprir as expetativas durante o tempo de jogo que lhe foi proporcionado, jogando bem, mas marcando pouco e falhando na parte que lhe compete, a finalização; Seferovic parece ter agora entrado para a titularidade, depois de ter tido uma época dificil no Benfica. Marcou por dois jogos consecutivos, mas falta-lhe poderio na frente, mesmo tendo a estatura que tem; José Gomes e João Filipe são ainda jogadores jovens que podem vir a esquecer este assunto num futuro, mas não por agora. Temos, por fim, Jonas, o veterano que dificilmente irá jogar além de uma ou duas temporadas e, mesmo que o faça, está visto que as lesões o começam a perseguir e a impedir de ajudar a equipa.

Mitroglou saiu na época passada, deixando Jonas sozinho no papel de puro finalizador
Fonte: SL Benfica

Posto isto, fica a ideia de que o Benfica não tem um verdadeiro finalizador que esteja pronto para a quantidade de jogos e desafios que uma equipa como o Benfica tem. Faz falta um Óscar ‘Tacuara’ Cardozo, que em dois passos remata de longe e faz um golão, salta no meio da área e finaliza de cabeça seja de que maneira for, está sempre no sítio certo à hora certa, aparece na área para receber os cruzamentos, os desvios dos remates falhados, os passes para a entrada da área e sempre capaz de encher o pé para marcar golos. É preciso um Rodrigo com desmarcações velozes e que marque no frente a frente ao guarda-redes, faça tabelas com o segundo avançado e apareça em zona de finalização para marcar. Faz falta um Lima trabalhador e possante, mas que esteja sempre pronto para o último remate da glória, ou um Mitroglou feroz no desvio para balançar as redes.

A verdade é que tudo isto tem sido mascarado com Jonas a marcar quase 30 golos por época, mas o brasileiro não durará para sempre nem estará sempre pronto para jogar, como já se tem vindo a verificar. O Benfica melhorou o seu jogo esta temporada, com maior envolvimento dos diversos jogadores e várias jogadas de qualidade, mas falta o derradeiro finalizador para estar no sítio certo a finalizar as jogadas brilhantes. Alguém que esteja onde ninguém está na maior parte das vezes durante os jogos do Benfica. Diversos lances acabam nos pés dos adversários porque a bola vai parar a no mans land onde o finalizador deveria estar; ou então nas mãos do guarda-redes porque no onze não estava um jogador com aquele perfil.

Isto não significa que os jogadores supra mencionados não sejam bons o suficiente para atuar no clube! Atenção: aqui esta apenas a minha opinião quanto à falta de um jogador que tenha o perfil de finalizador! Os jogadores que o Benfica tem são pertinentes naquilo que fazem e no tipo de jogo que lhes é característico e nesses aspetos, não falta no jogo encarnado. O que falta é um jogador que só saiba finalizar e não acredito que o Benfica possa comprar dois jogadores de perfil de jogo igual por elevados milhões, que ganhe 43 milhões de euros pelo acesso à Liga dos Campeões e não consiga ir ao mercado comprar um ponta de lança finalizador de renome, que traga garantias, que chegue e se saiba que vai marcar. Alguém que não seja uma dúvida. Se Bas Dost regressa ao Sporting depois de tudo o que se passou, como se justifica que o Benfica não compre um finalizador nato?

Falta um grande nome nas costas de um manto sagrado lá da frente. Um nome que todos os adeptos dentro e fora do estádio possam gritar todos os jogos a festejar mais uma glória.

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.