📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Seferovic: a máquina de trabalho

- Advertisement -

Seferovic foi, em tempos, um jogador dispensável. Alguém que não rendia e esteve mesmo uma época inteira atrás da sombra do ponta de lança titular, apesar de ter iniciado a temporada com quatro jogos consecutivos a marcar. No entanto, aos poucos foi perdendo a força e deixando de faturar e, com isso, foi perdendo o lugar na equipa.

Fez quase tantos minutos nos primeiros oito jogos da temporada transata (677 minutos), quantos aqueles que jogou no resto da época (690 minutos nos restantes 39 jogos). Além disso, marcou mais golos nos primeiros quatro jogos (4 tentos) do que os que marcou no restante da temporada ao serviço do Benfica (7 golos na temporada inteira).

Porém, algo de muito diferente se denota esta época quanto ao suíço. Está a realizar a melhor temporada da carreira, com 17 golos quando ainda só agora se está a entrar no último terço da época. Mas a máquina de fazer golos que agora vemos não é igual àquela que jogava nas mãos de Rui Vitória: em todos os jogos orientados pelo antigo treinador das águias, Seferovic marcara sete tentos; nas mãos de Bruno Lage, tem dez golos, com uma média de um golo a cada 80 minutos.

O que aconteceu para que houvesse esta transformação do suíço?

Primeiro, há que perceber que Seferovic não é um ponta de lança estático, não é apenas um homem-alvo ou aquela peça fixa entre os centrais para aguentar a linha defensiva adversária. Este não é o jogo do camisola 14. Na realidade, o avançado tem um jogo muito mais interessante.

Seferovic marcou o décimo golo em dez jogos contra o Galatasaray
Fonte: SL Benfica

O suíço tem uma inteligência posicional bastante elevada. Consegue colocar-se entre os centrais para esperar um passe a cruzar a defesa, mas também se movimenta nas laterais do terreno, para receber a bola e combinar com o segundo avançado, ou para colocar no espaço para o cruzamento do lateral. Mais do que isso, tem um movimento sem bola altruísta, correndo para zonas mais desinteressantes para os lances, na esperança de arrastar um elemento adversário e abrir espaço para o homem com a bola. Ainda acrescentando, é usual ver Seferovic em zonas do terreno mais recuadas, quer para ajudar na progressão da jogada, quer para ajudar em trabalho defensivo ou para abrir um buraco entre a linha defensiva e o primeiro homem do meio-campo adversário.

Finalmente, e mais importante do que tudo – tendo em conta que é um ponta-de lança –, Seferovic aparece sempre em zona de finalização. É um falso lento que consegue chegar aos locais importantes para finalizar as jogadas, cabecear para o fundo das redes ou encostar o cruzamento rasteiro dos laterais. É alto, tendo por isso facilidade em chegar a bolas mais altas, e tem um remate forte que se demonstra mais útil que outrora parecera.

Este género de avançado é mais do meu gosto do que os homens-alvo que também existe e coincidem com outras táticas. Neste Benfica, principalmente no de Bruno Lage, Seferovic encaixa que nem uma luva. Rui Vitória não conseguia organizar a equipa e combinar as jogadas para aproveitar a inteligência posicional do suíço; Lage faz isto deliciosamente. A equipa joga com cordéis, sabendo sempre onde se têm de deslocar para que estes não se entrelacem. Seferovic faz um trabalho incrível nas sequências ofensivas da equipa, combinando tão bem com os colegas como Oreo combina com leite.

Saudações Benfiquistas!

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

FIFA The Best 2025: Eis os vencedores dos prémios de Melhor Guarda-Redes no Masculino e Feminino

A FIFA já começou a revelar vencedores do The Best 2025. Gianluigi Donnaruma e Hannah Hampton ganharam os prémios de melhor guarda-redes.

Bruno Fernandes: «Há um jogador na Seleção que é muito mais chato do que eu, mas é politicamente correto»

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a postura de Bernardo Silva em campo.

Bruno Fernandes aborda relação com Ruben Amorim e conta brincadeira: «Igualzinho ao JJ»

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Um dos temas foi a relação com Ruben Amorim, técnico do Manchester United.

Bruno Fernandes sobre Rúben Neves e João Félix na Arábia Saudita: «Foram lá fazer grandes contratos e ainda podem voltar à Europa para jogar...

Bruno Fernandes falou sobre as situações de Rúben Neves e de João Félix. Médio do Manchester United reconhece-lhes grande qualidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica, Sporting e FC Porto (e não só) já conhecem árbitros da Taça de Portugal: eis as nomeações

Já são conhecidos os árbitros de vários jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal, a começar pelo Vila Meã x União de Leiria.

Florentino Pérez volta a atacar Barcelona: «É o caso mais grave que existe no futebol atual»

Florentino Pérez não esquece o caso Negreira. Presidente do Real Madrid voltou assim a atacar o Barcelona.

Tondela já reagiu ao jogo de loucos com o Nacional: «Desfecho tão imprevisível como complicada de traduzir em palavras»

O Tondela perdeu fora de casa com o Nacional por 3-1 para a Primeira Liga. Beirões já reagiram ao jogo de loucos.