Sem pressão e com muita vontade de sonhar | Lyon x Benfica

- Advertisement -
Benfica
Champions League Feminina, segunda-mão dos quartos de final: quarta-feira, 27 de março de 2024, 17h45

A ANTEVISÃO: EM BUSCA DO SONHO E DE CONTINUAR A FAZER HISTÓRIA

A derrota do Benfica frente ao Lyon por 2-1 na primeira-mão acabou por deixar um sentimento agridoce. Era, de facto, um jogo extremamente complicado e as águias conseguiram bater-se, de igual para igual, tendo mesmo rasgos de superioridade, em cerca de 60 minutos do jogo. Mas para vencer a segunda melhor equipa do ranking da UEFA era necessário apresentar um nível exibicional a roçar a perfeição. Na última meia-hora faltou disponibilidade física e alguma estabilidade mental e complicou o sonho da segunda-mão.

No entanto, e apesar das dificuldades, tudo continua em aberto. Vai ser um teste duríssimo e que exige nova exibição perfeita, mas agora durante os 90 minutos. É o desafio para o Benfica em Lyon, um missão que é complicada, mas que será, certamente, muito prazerosa para todas as jogadores. O sentimento de já estar a fazer história e de entrar sem nada a perder é um dos melhores que as jogadores do clube encarnado podem sentir.

Para este jogo, o Benfica já deverá contar com o regresso de Jéssica Silva e Filipa Patão já poderá ter outro tipo de velocidade e criatividade no último terço. As encarnadas devem atuar novamente no 3-4-3, com Jéssica e Kika Nazareth no apoio a Marie Alidou, procurando criar perigo nas transições através do rasgo de Lúcia Alves e Andrea Falcón. Face à última partida na Champions, apenas é expectável que exista uma mudança: Nicole Raysla, lesionada, deve dar lugar à regressada Jéssica Silva, no entanto, não seria de descartar a possibilidade de Andreia Norton reforçar o meio-campo, aproximando Kika Nazareth de Marie Alidou na frente de ataque.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Benfica vem de uma vitória por 4-1 frente ao Braga para o Campeonato, depois de ter sofrido a sua terceira derrota na temporada frente ao Lyon.
  2. Benfica é a primeira equipa da história do futebol português a atingir uma fase a eliminar da Champions League Feminina.
  3. O Lyon não tem qualquer derrota somada nesta temporada e vem para este jogo após ter aplicado uma goleada de 7-0 ao Lille, na Ligue 1 – está numa sequência impressionante de 38 jogos sem perder
  4. Nos últimos quatro jogos, o Lyon só sofreu um golo e foi precisamente na primeira-mão frente ao Benfica (golo de Andreia Faria).
  5. O Lyon já ganhou por oito vezes a Champions League Feminina e está nos quartos de final pela nona vez consecutiva.
  6. Se bater o Benfica, o Lyon chega às meias-finais pela 13.ª vez (já é recorde absoluto na competição).
  7. Lyon venceu 12 dos 14 jogos dos quartos-de-final desta competição.
  8. Lyon fez 25 golos na fase de grupos (apenas batido pelo Barcelona, que fez 27).
  9. Lyon não perde fora de casa há impressionantes 75 encontros.
  10. Benfica foi a primeira equipa a marcar quatro golos contra o Barcelona (4-4 na fase de grupos) desde o Atlético de Madrid em junho de 2021

JOGADORES A TER EM CONTA

Delphine Cascarino – Grande parte dos problemas causados pelo Lyon no Estádio da Luz começaram na avançada francesa de 27 anos. Muito ágil e forte tecnicamente, Delphine Cascarino pode gerar constantes desequilíbrios no último terço do terreno. Fez um dos golos do Lyon na primeira-mão e acabou por se estrear a marcar na temporada, depois de ter atravessado um longo período de ausência devido a uma lesão no joelho direito.

Kika Nazareth – A criatividade ofensiva do Benfica e o ataque ao espaço no jogo pode vir a ficar muito dependente do que a médio de 21 anos possa fazer em Lyon. No Estádio da Luz esteve um pouco mais apagada e nesta partida pode voltar a aparecer. O Lyon vai assumir mais riscos por jogar em casa e pode deixar algum espaço que pode ser aproveitado por algumas jogadoras das águias. Juntamente com Jéssica Silva, Lúcia Alves e Andrea Falcón, Kika Nazareth pode ser um dos jokers de Filipa Patão para atacar as transições e gerar perigo para a baliza de Christiane Endler.

XI´s PROVÁVEIS

Lyon: Christiane Endler, Ellie Carpenter, Vanessa Gilles, Griedge Mbock, Selma Bacha, Sara Dabritz, Amel Majri, Lindsey Horan, Kadidiatou Diani, Delphine Cascarino e Vicki Becho

Treinadora: Sonia Bompastor

«Temos um jogo para disputar amanhã, mas ainda não estamos qualificadas. O Benfica virá aqui com toda a tranquilidade para jogar com o coração e vai estar determinado a quebrar-nos. Temos confiança e força. Temos uma equipa muito talentosa e estamos em casa, mas temos de atacar este jogo com vontade de fazer um bom jogo e obter um resultado. Estou convencido de que faremos uma exibição melhor do que no jogo da primeira-mão».

Benfica: Lena Pauels, Christy Ucheibe, Carole Costa, Laís Araújo, Lúcia Alves, Andreia Faria, Anna Gasper, Andrea Falcón, Kika Nazareth, Jéssica Silva e Marie Alidou

Treinadora: Filipa Patão

«Tal como eu disse no jogo da primeira-mão, em casa, nós tínhamos de ser uma equipa perfeita para conseguir ganhar a este Lyon. Cometemos alguns erros, que não são apenas erros sem bola ou erros defensivos, também os cometemos ofensivamente, ao não aproveitarmos e ao não definirmos melhor, tanto no último passe como no momento da finalização, e nestes jogos é crucial que uma equipa seja perfeita para conseguir a vitória. Vamos corrigi-lo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Lyon 0-1 Benfica

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Canoagem: Norberto Mourão é tricampeão europeu em VL2 200 metros e Messias Baptista vence medalha de prata

Norberto Mourão tornou-se tricampeão europeu na classe adaptada VL2 200 metros. Messias Baptista ganhou uma medalha de prata.

GP de Emília-Romanha: Miguel Oliveira forçado a deixar corrida devido a problemas físicos

Este domingo, Miguel Oliveira não terminou a segunda corrida na etapa de Emilia-Romagna do Mundial de Superbikes, que decorre em Itália.

Atenção, Real Madrid: Manchester City confiante que conseguirá renovar defesa em breve

O Manchester City está confiante de que conseguirá renovar o contrato de Josko Gvardiol. A acontecer, terá um novo vínculo até junho de 2032.

Nottingham Forest anuncia saída de defesa que passou pelo Braga e pelo FC Porto

Willy Boly deixa o Nottingham Forest. Defesa-central de 35 anos termina contrato e fecha ciclo no emblema da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool pondera avançar por médio do PSG: eis o que diz a imprensa

O Liverpool pondera avançar por Warren Zaire-Emery. PSG hesita em vendê-lo, mas ofertas a rondar os 80 milhões de euros poderiam ter peso na balança.

Bayern Munique define exigências por João Palhinha e Sporting quer valores mais baixos: eis os milhões

O Bayern Munique já deu a conhecer exigências por João Palhinha. Sporting quer negócio com valores mais baixos, de acordo com a imprensa.

Real Madrid: Primeiro grande desacordo entre Florentino Pérez e José Mourinho

A lista de alvos para o mercado levou José Mourinho a ter o primeiro desentendimento com Florentino Pérez desde o regresso ao Real Madrid.