Sem pressão e com muita vontade de sonhar | Lyon x Benfica

Benfica
Champions League Feminina, segunda-mão dos quartos de final: quarta-feira, 27 de março de 2024, 17h45

A ANTEVISÃO: EM BUSCA DO SONHO E DE CONTINUAR A FAZER HISTÓRIA

A derrota do Benfica frente ao Lyon por 2-1 na primeira-mão acabou por deixar um sentimento agridoce. Era, de facto, um jogo extremamente complicado e as águias conseguiram bater-se, de igual para igual, tendo mesmo rasgos de superioridade, em cerca de 60 minutos do jogo. Mas para vencer a segunda melhor equipa do ranking da UEFA era necessário apresentar um nível exibicional a roçar a perfeição. Na última meia-hora faltou disponibilidade física e alguma estabilidade mental e complicou o sonho da segunda-mão.

No entanto, e apesar das dificuldades, tudo continua em aberto. Vai ser um teste duríssimo e que exige nova exibição perfeita, mas agora durante os 90 minutos. É o desafio para o Benfica em Lyon, um missão que é complicada, mas que será, certamente, muito prazerosa para todas as jogadores. O sentimento de já estar a fazer história e de entrar sem nada a perder é um dos melhores que as jogadores do clube encarnado podem sentir.

Para este jogo, o Benfica já deverá contar com o regresso de Jéssica Silva e Filipa Patão já poderá ter outro tipo de velocidade e criatividade no último terço. As encarnadas devem atuar novamente no 3-4-3, com Jéssica e Kika Nazareth no apoio a Marie Alidou, procurando criar perigo nas transições através do rasgo de Lúcia Alves e Andrea Falcón. Face à última partida na Champions, apenas é expectável que exista uma mudança: Nicole Raysla, lesionada, deve dar lugar à regressada Jéssica Silva, no entanto, não seria de descartar a possibilidade de Andreia Norton reforçar o meio-campo, aproximando Kika Nazareth de Marie Alidou na frente de ataque.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Benfica vem de uma vitória por 4-1 frente ao Braga para o Campeonato, depois de ter sofrido a sua terceira derrota na temporada frente ao Lyon.
  2. Benfica é a primeira equipa da história do futebol português a atingir uma fase a eliminar da Champions League Feminina.
  3. O Lyon não tem qualquer derrota somada nesta temporada e vem para este jogo após ter aplicado uma goleada de 7-0 ao Lille, na Ligue 1 – está numa sequência impressionante de 38 jogos sem perder
  4. Nos últimos quatro jogos, o Lyon só sofreu um golo e foi precisamente na primeira-mão frente ao Benfica (golo de Andreia Faria).
  5. O Lyon já ganhou por oito vezes a Champions League Feminina e está nos quartos de final pela nona vez consecutiva.
  6. Se bater o Benfica, o Lyon chega às meias-finais pela 13.ª vez (já é recorde absoluto na competição).
  7. Lyon venceu 12 dos 14 jogos dos quartos-de-final desta competição.
  8. Lyon fez 25 golos na fase de grupos (apenas batido pelo Barcelona, que fez 27).
  9. Lyon não perde fora de casa há impressionantes 75 encontros.
  10. Benfica foi a primeira equipa a marcar quatro golos contra o Barcelona (4-4 na fase de grupos) desde o Atlético de Madrid em junho de 2021

JOGADORES A TER EM CONTA

Delphine Cascarino – Grande parte dos problemas causados pelo Lyon no Estádio da Luz começaram na avançada francesa de 27 anos. Muito ágil e forte tecnicamente, Delphine Cascarino pode gerar constantes desequilíbrios no último terço do terreno. Fez um dos golos do Lyon na primeira-mão e acabou por se estrear a marcar na temporada, depois de ter atravessado um longo período de ausência devido a uma lesão no joelho direito.

Kika Nazareth – A criatividade ofensiva do Benfica e o ataque ao espaço no jogo pode vir a ficar muito dependente do que a médio de 21 anos possa fazer em Lyon. No Estádio da Luz esteve um pouco mais apagada e nesta partida pode voltar a aparecer. O Lyon vai assumir mais riscos por jogar em casa e pode deixar algum espaço que pode ser aproveitado por algumas jogadoras das águias. Juntamente com Jéssica Silva, Lúcia Alves e Andrea Falcón, Kika Nazareth pode ser um dos jokers de Filipa Patão para atacar as transições e gerar perigo para a baliza de Christiane Endler.

XI´s PROVÁVEIS

Lyon: Christiane Endler, Ellie Carpenter, Vanessa Gilles, Griedge Mbock, Selma Bacha, Sara Dabritz, Amel Majri, Lindsey Horan, Kadidiatou Diani, Delphine Cascarino e Vicki Becho

Treinadora: Sonia Bompastor

«Temos um jogo para disputar amanhã, mas ainda não estamos qualificadas. O Benfica virá aqui com toda a tranquilidade para jogar com o coração e vai estar determinado a quebrar-nos. Temos confiança e força. Temos uma equipa muito talentosa e estamos em casa, mas temos de atacar este jogo com vontade de fazer um bom jogo e obter um resultado. Estou convencido de que faremos uma exibição melhor do que no jogo da primeira-mão».

Benfica: Lena Pauels, Christy Ucheibe, Carole Costa, Laís Araújo, Lúcia Alves, Andreia Faria, Anna Gasper, Andrea Falcón, Kika Nazareth, Jéssica Silva e Marie Alidou

Treinadora: Filipa Patão

«Tal como eu disse no jogo da primeira-mão, em casa, nós tínhamos de ser uma equipa perfeita para conseguir ganhar a este Lyon. Cometemos alguns erros, que não são apenas erros sem bola ou erros defensivos, também os cometemos ofensivamente, ao não aproveitarmos e ao não definirmos melhor, tanto no último passe como no momento da finalização, e nestes jogos é crucial que uma equipa seja perfeita para conseguir a vitória. Vamos corrigi-lo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Lyon 0-1 Benfica

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.