📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica 1-0 Fenerbahçe SK: Caminhada aos milhões começa a passo de caracol

- Advertisement -

O Benfica disputou o seu primeiro jogo oficial na temporada 2018/2019 e logo a contar para a Liga dos Campeões. À procura de chegar à liga milionária, os «encarnados» venceram no Estádio da Luz por 1-0 os turcos do Fenerbahçe com golo de Franco Cervi. Um resultado positivo, uma vitória perante 58,878 adeptos, mas levar uma vantagem mínima para a Turquia pode significar uma nulidade e denota-se uma experiência e maturidade superior desta equipa forasteira.

Nesta fase, o Benfica parece ter encontrado alguma solidez no meio campo e na defesa, apesar de ainda faltar ideias que façam distribuir jogo para alas e posteriormente para o eixo de ataque, onde há caras novas. A dificuldade do jogo da próxima terça-feira é imprevisível.

Perante a não convocatória de Jonas e daquilo que se foi vendo dos novos reforços do ataque do Benfica na pré-temporada, Ferreyra foi a opção de Rui Vitória, deixando Castillo no banco. Mudança de jogadores que aconteceu na segunda parte e trouxe factores positivos para os encarnados. Mais atrás no terreno estava a outra novidade de que se tem falado tanto, Gedson Fernandes, que surgia ligeiramente mais adiantado do que o ‘6’ Fejsa e ‘encheu’ o campo. Odysseas Vlachodimos foi quem tomou as redes «encarnadas e foi sempre muito aplaudido pelo estádio a cada intervenção, fosse ela maior ou menor.

No primeiro tempo, o Benfica atacou de norte para sul, algo que costuma acontecer na segunda parte quando joga em casa. O início do jogo fica logo marcado por uma iniciativa de Gedson Fernandes que recupera uma bola no interior da área, ao lado direito, passa rasteiro para o meio. O Estádio da Luz suspirava bem cedo o golo, mas ninguém estava lá. Para se ver um pouco mais de Benfica, era preciso chegar à meia hora de jogo.

Dois momentos. Aos 32’ Grimaldo encontra Cervi nas costas da defesa do Fenerbahçe e faz um cruzamento venenoso, que parecia enganar o guarda-redes que sacode a bola. Salvio estava lá perto, ainda se atira para a bola, mas cortada por um defesa. No minuto seguinte, num ritmo ligeiramente maior no jogo, Salvio remata mesmo, ao lado, mas obrigou o guardião turco a esticar-se.

Os «encarnados» pretendiam construir jogo, trocando bola a seu ritmo, mas o Fenerbahçe ia pressionando cada vez mais alto, levando-os ao erro, onde algumas vezes surgiam os turcos. Os vice-campeões da Turquia, aproveitam, chegavam mais rápido à área adversária em posse, mas sem muito perigo. Alper Potuk e Giuliano, os jogadores no eixo, eram sempre muito procurados a partir de bolas vindas das laterais.

Mesmo antes do apito para o intervalo, Ferreyra ganha a bola sobre Neustäder e, praticamente isolado do lado esquerdo, remata fraco em jeito, quase a entregar a bola a Demirel.

Cervi marcou o único golo do triunfo encarnado
Fonte: SL Benfica

A segunda parte começa com os mesmos contornos da primeira, tirando uma oportunidade de Pizzi, quase sem ângulo do lado esquerdo da área a chutar uma bola que tinha sobrado de um erro do guarda-redes do Fenerbahçe que não tinha agarrado bem o esférico. Os turcos iam gradualmente descendo mais no terreno, mas com algum controlo.

À passagem do minuto 60, o Benfica via que tinha de arriscar mais para não levar um resultado nulo para a Turquia e o treinador Rui Vitória trocou Facundo Ferreyra para lançar o outro reforço para o ataque, Nicolás Castillo. Tirando aquela ligeira oportunidade no final dos primeiros 45 minutos, não se viu muito do avançado argentino. Em contraste, foi o colombiano a dar algo mais ao Benfica para chegar ao golo. Salvio passa para dentro de área para Castillo que, de costas e muito perto da baliza turca, atrai alguns oponentes do Fenerbahçe. Este passa para baixo, onde estava Cervi para receber com o melhor pé, o esquerdo, e finalizar (1-0). A bola passa no meio das pernas de Mauricio Isla antes de bater Demirel.

No decorrer que faltava da segunda parte, o Benfica foi ficando mais à vontade do jogo e foi ganhando alguns números na estatística ao nível do remate, muito por culpa de Castillo. Reteve como queria várias vezes a bola em sua posse, devolvia aos colegas ou rematava, tentava pressionar a linha defensiva do Fenerbahçe. Um ‘mais’ para o campeonato que está já à porta. Os adeptos do Benfica iam ficando rendidos, mas de certeza que não estão a esquecer de Jonas.

O calendário não vai perdoar neste “querido mês de agosto” aos «encarnados». O Benfica ainda joga esta semana, na sexta-feira, frente a um renovado Vitória Sport Clube, terça-feira desloca-se à Turquia, depois segue para o Bessa defrontar o Boavista. Mas até lá, veremos o desfecho desta terceira eliminatória da Liga dos Campeões e, quiçá, o play-off que está ligeiramente mais perto.

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.