SL Benfica 1-2 RSC Anderlecht: “Águias” perdem no adeus a Jonas

- Advertisement -

No primeiro jogo da nova época, o SL Benfica perdeu no seu reduto o RSC Anderlecht por 1-2. O jogo frente aos belgas não só servia de apresentação aos sócios e adeptos, mas também para ver o avançado brasileiro Jonas em campo uma última vez com a camisola das “águias” vestida.

O jogo de apresentação do SL Benfica contou com uma despedida que muitos ainda não acreditavam do brasileiro Jonas, “O Pistoleiro”. Os adeptos vieram prestar a sua gratidão no adeus de um dos melhores marcadores estrangeiros dos “encarnados”. Este foi, sobretudo, um jogo de festa e que permitiu também aos “benfiquistas” ver as caras novas para a temporada 2019/20, que está agora a começar.

O encontro começou com muitas novidades do lado encarnado: Zlobin foi titular, Salvio atuou a lateral direito e os reforços Caio Lucas e Raúl de Tomás fizeram a sua estreia com a camisola do campeão nacional. O Benfica entrou confiante, a ter bola e a procurar Jonas para assim poder faturar uma última vez na Luz, mas isso não aconteceu para grande tristeza dos adeptos. Como era esperado ao minuto 10, a plateia levantou-se para aplaudir o número 10, que 184 jogos e 137 golos depois, despede-se do SL Benfica e termina a carreira de futebolista – foi rendido pelo jovem Tiago Dantas.

O primeiro lance de perigo surgiu ao minuto 14: no lado esquerdo, Caio Lucas puxou para dentro e desferiu um potente remate que não passou longe da baliza do Anderlecht. Esse lance fez despertar a equipa belga que começou a dar mostras de querer ter mais bola e até criou uma boa ocasião ao minuto 18, embora o remate de Luka Adzic foi bem bloqueado por Ferro.

O jogo entrou depois num ritmo mais lento e desinteressante, mas voltou a ganhar interesse aos 34 minutos com o golo forasteiro: Doku arrancou bem e livrou-se da marcação, cruzou para o coração da área, onde Jardel, ao tentar cortar, acabou por colocar a bola dentro da baliza.

O Anderlecht voltaria a marcar: cinco minutos depois do primeiro, Isaac Thelin ganhou nas alturas na sequência de um canto do lado direito e colocou o marcador em 0-2. O intervalo chegaria pouco depois, com o Benfica a necessitar de despertar rapidamente para voltar à discussão da vitória.
Raúl de Tomás foi uma das figuras em destaque na primeira parte dos “encarnados”
Fonte: SL Benfica

Os “encarnados” mudaram a equipa toda, exceto Salvio, e entraram com muita vontade de mudar o marcador desfavorável ao intervalo. As ideias iam aparecendo com Jota a estar em destaque em vários lances, combinando em diversas jogadas com os seus colegas. Mas remates? Esses não aconteciam.

Estávamos perante um típico jogo de pré-temporada em que as equipas ainda não têm o ritmo de jogo adequado para dar os adeptos o espetáculo que querem ver e também não existia a química de equipa visto que os jogadores ainda agora se estão a conhecer.

Mas, ao minuto 63, surgiram três oportunidade de grande perigo para a baliza do clube belga. Primeiro, bom entendimento entre Salvio e Pizzi no lado direito, o médio português cruzou para Chiquinho aparecer e rematar duas vezes. O primeiro foi defendido e outro embateu no poste, depois foi Jota a tentar sorte, mas Roef estava atento a defender para canto. Talvez estas foram as melhores oportunidades “encarnadas” em todo o jogo, até então.

Se não foram com três oportunidades foi logo a seguir. O início contou com uma grande jogada coletiva do Benfica no lado direito, depois Jota abriu o jogo para o outro flanco para Nuno Tavares. O número 71 acabou por cruzar na grande área onde estava Chiquinho para marcar o primeiro golo com a equipa principal do Benfica aos 69 minutos da partida. Estava reduzida a vantagem belga para apenas um golo e o marcador era agora de 1-2.

Nuno Tavares e Chiquinho estiveram no golo encarnado
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Aos 94 minutos, Rafa ainda rematou com grande perigo num remate em jeito, mas o guarda-redes Roef fez uma belíssima defesa, ficando muito bem na fotografia. Até ao final mais nada aconteceu e o SL Benfica acabou mesmo por perder o jogo de apresentação frente ao RSC Anderlecht.

A sucessão de substituições que aconteceu durante toda a partida acabou por quebrar o ritmo de diversos jogadores. Acabou por ser muito eficaz o clube belga nas oportunidades que teve junto da baliza “encarnada”, num jogo em que a bola teimou em chegar perto das duas balizas, ou pelo menos os remates não foram enquadrados.

Derrota no primeiro teste da pré-temporada. Antes de partirem para os Estados Unidos para jogarem a International Champions Cup, as “águias” têm ainda encontro marcado contra a Académica OAF, em Coimbra.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

SL Benfica – Ivan Zlobin, Eduardo Salvio, Ferro, Jardel, Álex Grimaldo, Florentino Luís, Gabriel Appelt, Adel Taarabt, Caio Lucas, Jonas e Raúl de Tomás (Jogaram ainda: Tiago Dantas, Conti, Fesja, Cádiz, Jota, David Tavares, Samaris, Nuno Tavares, Rúben Dias, Svilar, Pizzi, Chiquinho, Seferovic, Cervi, Rafa, João Ferreira, Vlachodimos, Pedro Álvaro, Nuno Santos)

RSC Anderlecht – Davy Roef, Sieben Dewaele, Antonio Milic, Josué Sá, Thierry Lutonda, Edo Kayembe, Michel Vlap, Anouar Ait El Hadji, Jeremy Doku, Luka Adzic e Isaac Thelin (Jogaram ainda: Lawrence, El Kababri, Daskevics, Guldix, Dauda, Leoni)

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bicicleta de Charalampos Kostoulas salva o Brighton de derrota caseira frente ao Bournemouth

Esta segunda-feira, o Brighton empatou a uma bola frente ao Bournemouth com um golo de bicicleta nos descontos, por parte jovem grego Charalampos Kostoulas.

Encaixes individuais, profundidade e a irreverência de Oskar Pietuszewski: Análise tática do Vitória SC x FC Porto

Vitória SC e FC Porto protagonizaram um jogo de fortes encaixes individuais, decidido pela ousadia do estreante Oskar Pietuszewski.

Elche e Sevilha empatam e prolongam mau momento na La Liga

O Elche empatou em casa a dois golos frente ao Sevilha, na jornada 20 da La Liga. Martim Neto foi o único português utilizado na partida.

Nico Paz volta a brilhar na vitória do Como 1907 no terreno da Lazio: Eis os resultados do dia na Serie A

Na 21.ª jornada da Serie A, o Como 1907 venceu por 3-0 na visita à Lazio com um bis de Nico Paz, e o Cremonese empatou a zero frente ao Hellas Verona.

PUB

Mais Artigos Populares

Um retrato da Primeira Liga: Nem tudo está escrito, mas muito já foi dito | Futsal

O novo ano traz-nos nova paragem da Primeira Liga de Futsal, mas desta vez é por motivos de força maior. O calendário abranda para dar lugar ao Europeu

Inter Milão fecha contratação de defesa-central de 18 anos por 4,5 milhões de euros

Leon Jakirovic vai reforçar o Inter Milão a troco de 2,5 milhões de euros, mais dois milhões em variáveis. O defesa-central de 18 anos deixará o Dínamo Zagreb.

Mariana Machado é pentacampeã e Rui Pinto volta ao ouro nos Nacionais de Estrada | Atletismo

Mariana Machado, do Sporting Clube de Braga, e Rui Pinto, do Sporting Clube de Portugal, sagraram-se campeões nacionais nos Campeonatos Nacionais de Estrada