📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica 2-1 Galatasaray SK: Um passo gigante rumo a um objetivo milionário

- Advertisement -

cabeçalho benfica

O Benfica, de Rui Vitória, está muito perto de chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões depois de três épocas sem conseguir alcançar o feito.

O mérito? Não, não vou comparar com o que Jesus fez de águia ao peito a nível de Champions. O mérito é de Rui Vitória tal como é de cada um dos jogadores que estiveram, hoje e nos outros jogos, em campo. Sem ser perfeito, os encarnados realizaram uma exibição consistente, organizada e sobretudo concentrada. Não houve erros infantis, não houve espaços entre linhas e os laterais comprometeram-se com a equipa, protegendo-a, ao contrário do que tem acontecido.

A vitória foi do conjunto, e o abraço dado a Júlio César, num lance perto do final, reflete a união dos jogadores e a demonstração de que estes três pontos eram de vida ou morte. Esta foi uma vitória de milhões, que dá moral, e mostra aos benfiquistas, que andam desencantados, que o plantel não é tão mau quanto o pintaram.

Primeiro golo de Jonas na Champions pelo Benfica Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Primeiro golo de Jonas na Champions pelo Benfica
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

Muito vai mal, mas também há muita coisa boa, e é nisso que o Benfica tem de se sustentar. A equipa de Rui Vitória foi a melhor durante todo o encontro, e a vantagem podia até ter sido mais dilatada, não fosse a grande exibição de Muslera e a noite pouco inspirada no capítulo da finalização de Jimenéz.

Assistimos a boas jogadas, boas triangulações, e Talisca foi o pêndulo, no meio-campo, que tem faltado ao Benfica. Organizou o jogo, fez jogar, apareceu a finalizar e no processo defensivo mostrou melhorias, sendo muito mais intenso e estando melhor posicionado. Não é o tipo de jogador indicado para aquela posição mas, dentro do que há no plantel, tem de ser tido em conta.

O Galatarasay veio para o empate e só quando se viu a perder é que atacou a baliza. Jonas abriu a contagem, num golo pleno de oportunidade, que fez justiça à sua exibição. Jonas não sabe jogar mal, lê o jogo como poucos e foi importante no tempo em que esteve em campo, mesmo que não seja muito vistoso.

Gaitán e Guedes, nos flancos, ajudaram à intensidade das águias, que ao intervalo já mereciam estar em vantagem. Ao contrário de outros jogos, o Benfica não desesperou, teve paciência e o golo surgiu. Justo e merecido!

O golo deveria ter sido sinónimo de tranquilidade, mas Podolski (que triste sina de marcar aos portugueses) empatou logo a seguir, trazendo de novo uma injustiça ao marcador. A partir dali só deu Benfica!

Grande exibição do capitão que culminou com o golo do triunfo Fonte: Facebook Sport Lisboa e Benfica
Grande exibição do capitão que culminou com o golo do triunfo
Fonte: Facebook Sport Lisboa e Benfica

O Benfica voltou a ser paciente e criou oportunidades atrás de oportunidades, e o golo ia surgir dos pés do capitão. E mais poderiam ter entrado. O Estádio da Luz ajudou, a equipa empolgou-se e só a expulsão de Gaitán fez com que os turcos saíssem do “ninho” e atacassem. Aí Jardel, Luisão e Júlio César foram determinantes, e Eliseu evitou o golo certo de Oztekin.

Não foi um grande jogo de futebol, mas é caso para dizer que existe um Benfica na Europa e um em Portugal. O “Benfica nacional” só precisa de mais tranquilidade, retirar a pressão de cima dos ombros e jogar como se os adversários fossem sempre Atléticos ou Galatarasays. É difícil?

Pena aquela expulsão do mágico Gaitán, já que o primeiro amarelo resultou de protestos, num lance em que quem deveria ter visto o vermelho era Burak Yilmaz.

Agora é vencer o Boavista e apontar baterias para o dérbi. Eu vi qualidade!

 

A Figura:

Luisão – Não está no topo da forma mas está longe de estar acabado. Marcou um golo decisivo e esteve no primeiro. É o patrão da defesa, tem muito para dar àquele setor e com Jardel fez uma dupla irrepreensível.

 

O Fora de Jogo:

Hamza Hamzaoglu – o treinador do Galatarasay sabia que uma derrota na Luz complicava e muito as contas turcas, mas mesmo assim deixou o autocarro lá atrás. A equipa teve o que merecia e, para quem disse que o grupo era fácil de passar, as noites deverão ser complicadas de passar.

 

Foto de Capa: SL Benfica

Luís Martins
Luís Martinshttp://www.bolanarede.pt
A mãe diz-lhe que começou a ler aos 4 anos, por causa dos jornais desportivos. Nessa idade já ia com o pai para todo o lado no futebol e como sua primeira memória tem o França x Brasil do Mundial 1998. Desde aí que Zidane é o seu maior ídolo mas, para ele, Deus só há UM: Pablito Aimar.                                                                                                                                                 O Luís não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Custou 30 milhões de euros em 2024 e a AS Roma já trabalha na sua saída

Artem Dovbyk está na porta de saída da AS Roma. Avançado ucraniano não entra nos planos do treinador Gian Piero Gasperini.

Manchester United de Ruben Amorim disposto a oferecer 100 milhões de euros por craque da Serie A

O Manchester United quer reforçar o setor ofensivo. Portal espanhol Fichajes garante forte interesse em Kenan Yildiz, da Juventus.

Nuno Tavares pode deixar Lazio e já se falam em valores

Nuno Tavares pode vir a deixar a Lazio. Emblema da Serie A quer, pelo menos, 15 milhões de euros pelo internacional português.

Onde ver o Vitória SC x Sporting da 15.ª jornada da Primeira Liga

O Vitória SC recebe o Sporting na 15.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para dia 23 de dezembro, às 20h45.

PUB

Mais Artigos Populares

João Henriques é o novo treinador do AVS SAD

O AVS SAD oficializou este sábado a contratação de João Henriques. Técnico de 53 anos assina contrato até ao final da época.

Paulo Futre: «Só vi dois canhotos melhores que eu»

Paulo Futre deu uma entrevista e elegeu Diego Armando Maradona e Lionel Messi como os melhores esquerdinos da história.

Natal à porta: Onde ver o Benfica x Famalicão para a Primeira Liga?

O Benfica vai receber esta segunda-feira o Famalicão na Primeira Liga. Jogo será transmitido na Benfica TV.