SL Benfica 2-1 Portimonense SC: Obrigado, menino Almeida!

    sl benfica cabeçalho 1

    O Benfica entrou em campo para receber o Portimonense, depois de ambos os clubes terem perdido dois e três pontos, respetivamente, na anterior jornada. O Benfica vinha de um empate a uma bola no terreno do Rio Ave e o Portimonense recebeu e perdeu por 2-1 frente ao Marítimo.

    O Benfica entrou em campo com algumas surpresas no 11 inicial, com Zivkovic a surgir no lugar de Salvio na ala direita. Bruno Varela, também com alguma surpresa, manteve o lugar nas redes encarnadas. Nota para presença no 11 dos internacionais Seferovic e Eliseu, que foram usados na ultima jornada internacional.

    A atacar para a baliza norte da Luz, foi dos pés de Jonas que surgiu a primeira oportunidade de perigo da partida. Os primeiros dez minutos resumem-se a muito jogo de leitura de ambas as equipas, com os encarnados a terem a maior posse de bola e número de ocasiões de perigo. O coletivo de Portimão limitou-se a defender e a subir no terreno com velocidade, nos momentos de aflição do Benfica. Tanto os alas como os jogadores centrais do meio-campo encarnado procuraram muitas vezes o passe a rasgar ou alto para a movimentação do avançado suíço, mostrando mais uma vez que o novo camisola 14 tem características bem diferentes dos restantes pontas-de-lança. O Portimonense mostrou, desde cedo, ser uma equipa muito coesa e com um 4-3-3 bem estruturado. Muitas vezes, em momentos de maior dificuldade, ou descia o trinco para central ou mesmo os extremos ajudavam os defesas laterais. Muito bom jogo defensivo do emblema algarvio. A restante primeira parte foi muito semelhante aos primeiros minutos, sempre com o mesmo ritmo, mas com o Benfica, pela primeira vez na época, a não chegar a vencer aos 45 minutos de jogo. Nota para a boa rapidez de Zivkovic, boas defesas de Bruno Varela, que justificou, para já, a escolha do técnico.

    A segunda parte trouxe o mesmo que a primeira, com o Benfica a iniciar bem a fase de construção de jogo mas a pecar no último terço do terreno. Aos dez minutos da segunda parte, surgiu o primeiro golo da partida: o camisola 90 do Portimonense levou a bola pela esquerda, passou por Luisão e rematou para dentro da baliza de Bruno Varela. Um bonito golo do avançado Fabrício, que gelou as bancadas da luz. Um golo que justifica a frase “quem não marca, sofre”. Mas porque isto é o Benfica, a reação foi exemplar – com golo de Jonas. De grande penalidade, e menos de cinco minutos depois, o avançado não tremeu e fez o empate. O penalti surgiu após falta sobre Salvio, que tinha entrado ao intervalo e, consequentemente, Hackaman acabou expulso. Logo após o golo do empate, Rui Vitória fez a segunda substituição: saída do central Lisandro e entrada do médio brasileiro Filipe Augusto. Muito do jogo fraco no último terço do terreno é devido à constante perda de bola dos jogadores do Benfica. E porque Rui Vitória quer apostar tudo no ataque, na última substituição retirou de campo o segundo elemento da defesa, restando apenas André Almeida e Luisão nesse sector. Eliseu saiu para dar lugar a Raul que ficou responsável mais pela esquerda do ataque da Luz, uma forma de jogar que já foi utilizada esta época, na última partida. E se Rui Vitória queria atacar, chegou rápido ao golo. André Almeida, de pé direito e da extrema direita, marcou um golaço que fez a Luz ir a baixo. Quase sem ângulo e quando se esperava o cruzamento, a bola só parou dentro da baliza dos algarvios. Um momento fabuloso do lateral direito, que deu oxigénio ao coletivo da Luz. Já próximo dos 90 minutos, o Portimonense, por Fabrício, chegou ao golo que empataria a partida mas o vídeo-arbitro assinalou fora de jogo, na jogada de ataque dos visitantes.

    Final da partida no Estádio da Luz e os encarnados regressam às vitórias no campeonato. O Benfica mostrou, neste jogo, que a saída de Mitroglou pode pesar em certos momentos do campeonato. As caraterísticas de um avançado como o grego serviam em encontros como este, onde as bolas altas foram algumas durante os 90 minutos. Excelente golo de André Almeida a fechar as contas de um duelo entre os dois campeões da época passada. Do lado dos visitantes, nota para um bom jogo defensivo, com linhas baixas mas com bastante velocidade (e de qualidade), nos movimentos de contra-ataque. Mais uma vitória, mais um passo rumo ao título.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    João Neves
    João Neveshttp://www.bolanarede.pt
    O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Borges bate antigo top-10 e segue em frente na prova: «Hala Madrid»

    Nuno Borges venceu esta segunda-feira o espanhol Pablo Carreño Busta e avançou para a próxima fase do Masters 1000 de Madrid.

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    Besiktas quer contratar avançado da Premier League e já deu passo em frente

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Niclas Fullkrug ao West Ham. Primeiro ano fora da Alemanha.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Leeds United considera trocar de treinador após garantir subida à Premier League

    O Leeds United pensa em despedir Daniel Farke. Clube inglês já fechou a subida à Premier League e prepara a próxima época.

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.

    Kim Min-jae pode deixar Bayern Munique e há vários clubes atentos à situação

    Kim Min-jae não é considerado intocável no Bayern Munique e pode deixar clube no mercado de verão. Vários clubes atentos.

    Al Nassr de Cristiano Ronaldo terá de pagar 140 milhões de euros por alvo que atua na Premier League

    O Al Nassr de Cristiano Ronaldo está interessado numa possível contratação de Mohammed Kudus ao West Ham. 140 milhões de euros.

    Catarina Costa vence medalha de prata nos Europeus de Judo

    Catarina Costa venceu mais uma medalha de prata nos Europeus de Judo. Terceiro vice-campeonato da judoca portuguesa.

    Salvio rendido a Jorge Jesus: «Se for para o Brasil, não tenho dúvidas de que vão voltar a ser muito fortes»

    Eduardo Salvio está atualmente no Lanús, da Argentina. Antigo extremo do Benfica falou sobre Jorge Jesus na Seleção do Brasil.

    Juventus tem 2 opções para o futuro de Tiago Djaló após empréstimo ao FC Porto

    A Juventus não quer continuar com Tiago Djaló no plantel da próxima época. Objetivo é saída em definitivo do português.

    Al Hilal de Jorge Jesus não larga Raphinha e oferece salário de 176 milhões de euros

    O Al Hilal de Jorge Jesus está determinado em contratar Raphinha. Conjunto saudita oferece 100 milhões de euros ao Barcelona.

    Chelsea quer contratar mais um jovem e já iniciou contactos com a Juventus

    O Chelsea quer fechar a contratação de um novo jogador para o ataque. Os blues olham com interesse para Kenan Yildiz.

    Milos Kerkez é um antigo alvo do Benfica e tem 3 gigantes europeus interessados

    Milos Kerkez chamou à atenção. Lateral-esquerdo do Bournemouth conta com interesse de três gigantes do futebol europeu.