SL Benfica 3-2 Newcastle United FC: A Eusébio Cup ficou em casa

- Advertisement -

CRÓNICA: DA EXCELÊNCIA NA BOLA PARADA AOS PROBLEMAS
NA REAÇÃO À PERDA DA BOLA

O SL Benfica venceu a Eusébio Cup, depois de derrotar o Newcastle United FC por 3-2. Em dia de apresentação, as águias mostraram-se ao serviço com o onze que parece estar melhor encaminhado para ser a base deste início de época de Roger Schmidt. Morato parece ter ganho o lugar do lado esquerda, o mal-estar com Grimaldo e Rafa já lá vai, Florentino ganhou nova vida e Enzo Fernández chegou, viu e instalou-se no onze.

Diagonais constantes e um entendimento cada vez mais eficiente na frente de ataque, tanto em ataque organizado, como em transição. A águia parece mais oleada e acabou por marcar através de outra dinâmica que parece estar a ganhar credenciais: a bola parada. Mais um golo num esquema tático,, Gonçalo Ramos, aos 15’, fez o primeiro golo do jogo e o sexto de bola parada do SL Benfica nesta pré-temporada.

Em termos defensivos é que apareceram problemas. Os encarnados excessivamente balanceados para o ataque, permitiram muito espaço nas costas para ser aproveitado pela equipa inglesa. O lado esquerdo, em particular, revelou maiores problemas: João Mário desceu pouco, Grimaldo fechou muito na zona central e foi assim que os encarnados sofreram o golo do empate. Espaço para Trippier e assistência para o empate de Miguel Almirón (22’). Esta crónica teima em repetir-se e em cima do intervalo, a história foi a mesma: a resposta do Newcastle United ao golo do SL Benfica surgiu através da exploração do lado esquerdo defensivo encarnado. Miguel Almirón, perante a passividade de Morato, empatou o jogo.

Ao intervalo, pela primeira vez, Roger Schmidt não mudou, mas o rendimento da equipa caiu. O jogo também perdeu qualidade. A expulsão de Joelliton foi o ponto mais baixo de uma segunda-parte de pouco interesse e com poucos lances dignos de serem destacados até ao golo de Henrique Araújo. Uma boa ação de Yaremchuk a servir o jovem avançado dos encarnados que não vacilou.

 

A FIGURA

SL Benfica
Fonte: Bola na Rede

Rafa Silva (SL Benfica) – Não foi um dos melhores jogos da sua pré-temporada, mas voltou a ser extremamente influente no jogo do SL Benfica. Algumas imprecisões no momento da decisão, mas sempre capaz no momento da aceleração e na criação de desequilíbrios. Jogar no corredor central ajuda-o a ganhar espaço e confiança.

 

O FORA DE JOGO

SL Benfica jogadores
Fonte: Bola na Rede

Lado esquerdo defensivo do SL Benfica – Continua a ser um dos maiores problemas da equipa encarnada. Perante as incursões de Grimaldo e a pouca capacidade de João Mário para fechar, as águias sentiram muitas dificuldades para travar as transições do Newcastle por esse corredor. Almirón foi uma dor de cabeça no primeiro-tempo.

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

Roger Schmidt não inovou e manteve-se fiel a tudo o que tem apresentado nesta pré-temporada. O SL Benfica apresentou-se num 4-2-3-1 com Enzo e Florentino no miolo, Rafa nas costas de Gonçalo Ramos e João Mário a cair mais na esquerda. Os laterais apareceram bem subidos, permitindo incursões pelo corredor interior para os três da frente: David Neres, João Mário e Rafa Silva (mais central).

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Odysseas Vlachodimos (6)

Gilberto (6)

Álex Grimaldo (5)

Nicolás Otamendi (6)

Morato (5)

Florentino (5)

Enzo Fernández (6)

João Mário (6)

David Neres (6)

Rafa Silva (7)

Gonçalo Ramos (6)

SUBS UTILIZADOS

Roman Yaremchuk (6)

Chiquinho (4)

Julian Weigl (5)

Alexander Bah (5)

Diego Moreira (4)

Henrique Araújo (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – NEWCASTLE UNITED FC

O Newcastle United apresentou-se num 4-2-3-1 com Callum Wilson mais posicional, Allan Saint-Maximin na esquerda e Almirón na direita. Os magpies foram muito fortes no ataque à profundidade pelo lado esquerdo, sabendo sempre explorar o espaço entre Grimaldo e João Mário.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Nick Pope (5)

Kieran Trippier (7)

Sven Botman (5)

Jamaal Lascelles (5)

Matt Targett (5)

Sean Longstaff (5)

Elliot Anderson (5)

Miguel Almirón (8)

Bruno Guimarães (4)

Allan Saint-Maximin (6)

Callum Wilson (5)

SUBS UTILIZADOS

Karl Darlow (5)

Fabian Schar (5)

Dan Burn (4)

Emil Kraft (4)

Matt Longstaff (4)

Joe Willock (5)

Joelliton (2)

Jacob Murphy (4)

Chris Wood (3)

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Morten Hjulmand deixa mensagem aos adeptos do Sporting: «É convosco que vamos continuar a lutar porque um leão nunca vira a cara»

Morten Hjulmand deixou uma mensagem para os adeptos do Sporting, no dia em que os leões enfrentam o Vitória SC, para a jornada 32 da Primeira Liga.

UEFA proibiu equipamento da guarda-redes do Bayern Munique e solução alternativa foi insólita

A guarda-redes Ena Mahmutovic foi impedida pela UEFA de utilizar o seu equipamento habitual, um detalhe insólito que marcou o jogo.

Estrela da Amadora soma a quinta derrota consecutiva pela primeira vez desde o regresso à Primeira Liga

Na estreia de Cristiano Bacci, o Estrela da Amadora perdeu por 3-2 frente ao Moreirense, e prolongou a série negativa no campeonato.

West Ham toma decisão sobre o futuro de Nuno Espírito Santo independentemente da manutenção na Premier League

O West Ham quer manter Nuno Espírito Santo na próxima temporada. Vontade dos hammers independente do futuro do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Alberto Costa radiante com o título ganho pelo FC Porto: «Um dia que ficará para sempre marcado na minha memória»

Alberto Costa deixou uma mensagem nas redes sociais relativa à conquista do campeonato nacional. Defesa do FC Porto agradeceu pelo apoio.

Jornalista espanhol rejeita José Mourinho no Real Madrid: «Será mais uma vitória do Barcelona de Hansi Flick»

Continuam a surgir opiniões e novidades quanto a um hipotético regresso de José Mourinho ao Real Madrid. Técnico associado aos merengues.

Villlarreal anuncia saída de Marcelino Toral no final da temporada

Marcelino Toral vai deixar o comando técnico do Villarreal no final da época. Submarino amarelo oficializou a saída do treinador.