SL Benfica | Os 5 melhores “super-suplentes” da Luz

- Advertisement -

5. Vata Matanu Garcia: 77 jogos, 34 como suplente utilizado – 37 golos

Mão ou peito? O angolano ainda hoje insiste que o golo ao Marselha, na meia-final da Taça dos Campeões, é legal. O golo que carimbou ao SL Benfica o passaporte para o Prater de Viena é o zénite da sua carreira na Luz, numa amálgama de poucos jogos completos e muitos golos, de todas as formas e feitios.

O conto de fadas iniciou-se em 1988, quando chega do Varzim juntamente com Miranda, um playmaker que supostamente faria as delicias do Terceiro Anel. Vata vinha quase como extra, sem grandes promessas de sucesso – poucos esperavam a troca de papéis e o seu impacto imediato.

Com 16 golos em 1988-89 conquistou o prémio de melhor marcador da Liga: só ele deu nove pontos ao SL Benfica, numa altura em que a vitória ainda valia dois e o segundo classificado ficara… a sete!

Acresce a admiração se tivermos noção do contexto em que produziu esta monstruosidade estatística: apenas 21 jogos a titular, 13 como suplente utilizado, na soma de todos os jogos para todas as competições, onde acabou com um total de 18 golos. Em 1989-90, o ano da mão-peito ao Olympique, 17 a titular e 14 a suplente utilizado – 16 golos feitos, apesar do mesmo estatuto intermitente.

A terceira e última temporada foi de menor fulgor devido à concorrência: chegara Isaías, regressara Rui Águas, Magnusson era intransferível e ainda existia César Brito. E o senhor Vata lá foi continuar a meter as mãos pelos pés – sempre pela positiva – lá para os lados da Reboleira.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há datas para as partidas entre o Benfica e o Real Madrid

Já são conhecidas as datas e as horas dos encontros entre o Benfica e o Real Madrid, relativos ao playoff da Champions League.

Fermín López renova com o Barcelona até 2031

O Barcelona anunciou durante esta sexta-feira a renovação de contrato de Fermín López até ao verão de 2031.

Ainda te recordas de Ruben Kluivert? Defesa pode mudar de clube ainda em janeiro

Ruben Kluivert pode deixar de ser jogador do Lyon no mercado de janeiro. O defesa conta com interessados nos seus serviços.

Barcelona fecha empréstimo de avançado egípcio do Al Ahly

O Barcelona assegurou o empréstimo com opção de compra de Hamza Abdelkarim. O avançado egípcio representava anteriormente o Al Ahly.

PUB

Mais Artigos Populares

Percurso de Robert Lewandowski no Barcelona está a chegar ao fim: «Vamos aproveitar ao máximo»

Robert Lewandowski encontra-se em final de contrato com o Barcelona e não se deve manter no emblema da Catalunha.

Espanyol assegura empréstimo de avançado belga que chegou a ser associado ao FC Porto

Espanyol assegurou o empréstimo de Cyril Ngonge proveniente do Nápoles. O avançado belga chegou a ser associado ao FC Porto.

Juventus pondera incluir João Mário em negociação e já existem conversações

A Juventus está interessado na contratação de Emil Holm, com João Mário a poder rumar ao Bolonha, por empréstimo.