SL Benfica 6-0 CS Marítimo: Enxurrada de golos esmagou os madeirenses

- Advertisement -

cabeçalho benfica

Num dia chuvoso de Inverno, pouco favorável à prática do futebol, o Benfica deu seis alegrias aos mais de trinta mil corajosos que, mesmo assim, foram até ao Estádio da Luz a meio da semana. Os que esperavam um jogo algo monótono, condicionado pelo mau tempo e com menos qualidade ainda não tinham olhado bem para a composição do onze encarnado. Estava lá Carcela, o desbloqueador de nulos. As expetativas em relação ao que os insulares poderiam fazer depois da vitória de há uma semana no Porto duraram pouco mais de meia hora.

O jogo até começou por ser equilibrado. Depois de uma gigantesca “perdida” de Jiménez, isolado, os leões do Funchal meteram as garras de fora e quase faziam mossa por Dyego Sousa. O atrevimento tático da formação de Ivo Vieira, que veio a Lisboa jogar no seu tradicional 4-3-3, sem cautelas adicionais frente ao melhor ataque do campeonato, só poderia dar dois resultados: ou corria muito bem ou corria muito mal. E só começou a correr muito mal no último quarto de hora da segunda parte, quando, em cinco minutos, o Benfica faz três golos sem ninguém o esperar. Aquela que até ali estava a ser mais uma incómoda exibição no plano do “mediano” a tombar para o “mau”, transformou-se num ápice em goleada, com o contributo decisivo de Carcela. Foram dele a arrancada e o excelente cruzamento que estiveram na origem da primeiro golo e foi também dele o passe de rutura que ajudou a contruir o segundo. Dois golos de Pizzi a que se seguir outro de Jiménez e o Marítimo a dez minutos do intervalo estava destroçado e tinha o jogo perdido.

Carcela foi decisivo no arranque da goleada Fonte: SL Benfica
Carcela foi decisivo no arranque da goleada
Fonte: SL Benfica

Os madeirenses entraram para a segunda parte sem nenhum tipo de reação e cometeram dois penáltis escusados que Jonas aproveitou para se destacar ainda mais na liderança dos melhores marcadores da Liga. E aos 53 minutos, o placard já indicava 5-0 a favor do Benfica. Pela cabeça de muitos já passava a hipótese de hoje serem igualados ou até ultrapassados os míticos 9-0 com que, em 1985, o Benfica tinha derrotado os verde-rubros. Acabou por não acontecer, não porque o Marítimo tivesse resistido, mas porque os encarnados baixaram claramente o ritmo por causa da carga de jogos que se avizinham, a começar já na sempre difícil Choupana no domingo. Ainda houve tempo para Talisca marcar um bom golo. Continuo a não perceber a utilização sistemática deste jogador que, na minha opinião, nada traz à equipa, muito pelo contrário.

Devido à forma como o jogo se foi desenrolando, não é possível dizer se houve uma evolução significativa na qualidade exibicional em relação ao jogo em Guimarães mas notaram-se hoje mais movimentações de Jonas e Jiménez entre os defesas a pedir passes de rutura, quer rasteiros quer pelo ar. Diria que a equipa ainda não está “no ponto”, ainda não apresenta uma regularidade exibicional que transmita total confiança aos adeptos (longe disso), mas, numa altura em que estamos praticamente no fim da primeira volta, há vários jogadores em clara subida de forma e, se não houver mais nenhuma lesão grave (e com os regressos de Salvio e Semedo), temos plantel que baste para chegar ao tri.

A figura:

Carcela- Frenético. Explosivo. O belga/marroquino tem uma capacidade de aceleração estonteante e raramente não ganha um “um-para-um”. Não marcou mas desbloqueou o jogo mais uma vez. Já estive mais preocupado com uma possível saída de Gaitán.

O fora de jogo:

Equipa do Marítimo- Uma semana depois de ter ganho no Dragão (para a Taça da Liga, é certo), apresentou-se na Luz com excesso de confiança e poucas cautelas e saiu goleada. Os jogadores estiveram apáticos e a lesão de Salin no início do jogo não ajudou.

Foto de capa: SL Benfica

Tiago Caeiro
Tiago Caeirohttp://www.bolanarede.pt
É frequente dar por ele a contar as horas até começar o próximo jogo do glorioso Benfica, que não perde por nada. Lá fora, apoia Arsenal, Milan e Bayern só porque os seus jogadores vestem a magnífica cor vermelha.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luiz Neto em exclusivo ao Bola na Rede: «O Marinhense é um clube com história e não se pode deixar cair»

Luiz Neto, defesa-central do Marinhense, falou em exclusivo ao Bola na Rede. Experiência no Marinhense, objetivos e jogo com o Sporting foram temas abordados.

Antigo jogador do Barcelona sobre João Cancelo: «Não sei se é um favor a Jorge Mendes»

João Cancelo deverá ser anunciado nos próximos dias como reforço do Barcelona, por empréstimo do Al Hilal.

Sporting: Jeremiah St. Juste mostra-se a 100%

Jeremiah St. Juste encontra-se afastado dos trabalhos da equipa principal do Sporting, que está sem alguns defesas centrais.

David Jurásek custou 14 milhões de euros ao Benfica e vai deixar as águias em definitivo

David Jurásek vai deixar de ser jogador do Benfica a título definitivo. O lateral esquerdo prepara-se para regressar ao Slavia de Praga.

PUB

Mais Artigos Populares

Costinha vai deixar o Paços de Ferreira e rumar a Angola

Costinha vai deixar de ser jogador do Paços de Ferreira nos próximos dias. O português prepara-se para reforçar um emblema angolano.

Nuno Espírito reage a nova derrota do West Ham: «Vou continuar a acreditar»

Nuno Espírito Santo falou após novo desaire do West Ham na Premier League. O técnico garantiu que continua a acreditar que vai levar a equipa ao sucesso.

Joel Jorquera troca o Moreirense pelo Múrcia

Joel Jorquera foi emprestado pelo Moreirense. O avançado espanhol de 25 anos foi cedido pela equipa de Moreira de Cónegos ao Múrcia, de Espanha.