SL Benfica | Buscas da Polícia Judiciária até quando?

- Advertisement -

A Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária realizou na passada segunda-feira (9/11) buscas no Estádio da Luz e em Ponta Delgada, nas sedes das SAD do SL Benfica e do CD Santa Clara, num processo que envolve negócios por três jogadores líbios que passaram por Portugal, mas também suspeitas de corrupção no caso Mala Ciao, segundo avançou a Sábado e confirmou o Ministério Público.

Das 29 buscas, oito são domiciliárias: uma a uma fundação; seis delas a instalações de três sociedades desportivas; nove a outros tipos de sociedade; três a dois clubes desportivos; e outras duas a dois escritórios de advogados.

A PGR esclarece que “nos inquéritos investigam-se factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento.”

“Nos inquéritos investigam-se factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento. Estão em causa negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional e relativos, nomeadamente, a contratos de parceria de cooperação financeiro-desportiva e respetivos aditamentos bem como a acordos de alteração de contrato de parceria. Investigam-se ainda a aquisição dos direitos desportivos e económicos dos jogadores por parte de clubes nacionais de futebol, empréstimos concedidos a um destes clubes e a uma sociedade desportiva por um cidadão de Singapura com interesses em sociedades sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas e a utilização das contas do mesmo clube e de outro, para a circulação de dinheiro”, adiantou.

Estão em causa, acrescenta a nota da Procuradoria-Geral da República, “negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional e relativos, nomeadamente, a contratos de parceria de cooperação financeiro-desportiva e respetivos aditamentos bem como a acordos de alteração de contrato de parceria.”

Luís Filipe Vieira é um dos principais visados das buscas
Fonte: SL Benfica

De acordo com a TVI, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, é um dos principais visados desta operação, liderada pelo juiz Carlos Alexandre, sob suspeita de crimes como corrupção desportiva. Outro dos suspeitos é Paulo Gonçalves, antigo braço direito de Vieira, que saiu do Benfica quando foi acusado no processo “E-toupeira”, mas continua a fazer negócios com o clube.

Esta é já a nona visita da Polícia Judiciária ao Estádio da Luz no âmbito de alegados processos de corrupção que envolvem Luís Filipe Vieira e, por conseguinte, o Sport Lisboa e Benfica. Após uma semana desastrosa a nível desportivo – com nove golos sofridos em três jogos, com a agravante de se ter perdido os dois jogos do campeonato -, o clube, que conta já com 116 anos de uma história gloriosa, vê, mais uma vez, o seu bom nome arrastado pelas ruas da amargura devido à conduta dúbia de quem está ao seu comando.

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho assistiu à vitória do Benfica sobre o Sporting em juvenis

Este domingo, o Benfica venceu o Sporting no dérbi da fase de apuramento de campeão de juvenis, com José Mourinho a assistir.

Celta de Vigo vence Girona e aproxima-se dos lugares de entrada direta na Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Celta de Vigo venceu o Girona na 26.ª jornada da La Liga. Equipa galega aproxima-se do quinto lugar da prova.

Juventus empata nos minutos finais da visita à AS Roma e Sassuolo bate a Atalanta: Eis os resultados do dia na Serie A

A AS Roma bateu a Juventus por 3-2 e a Atalanta foi derrotada por 2-1 na visita ao Sassuolo, em encontros da 27.ª jornada da Serie A.

Pierre-Emerick Aubameyang estraga planos de Paulo Fonseca e Marselha vence Lyon: eis os resultados do dia na Ligue 1

O Marselha carimbou a reviravolta e derrotou o Lyon de Paulo Fonseca na Ligue 1. Jogo importante na luta pelo terceiro lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica B empata em Penafiel e não houve golos entre Paços Ferreira e UD Oliveirense: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B não foi além do empate na visita ao Penafiel e o Paços de Ferreira empatou a zero frente à UD Oliveirense, na 24.ª jornada da Segunda Liga.

Eintracht Frankfurt bate e ultrapassa o Friburgo e Fábio Vieira marca na derrota do Hamburgo: Eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 24.ª jornada da Bundesliga, o Eintracht Frankfurt venceu o Friburgo por duas bolas a zero e o Hamburgo foi derrotado em casa pelo RB Leipzig.

Estado físico de Cristiano Ronaldo preocupa o Al Nassr

Cristiano Ronaldo deixou o último jogo do Al Nassr com problemas físicos e será submetido a uma ressonância magnética na próxima segunda-feira.