SL Benfica | O possível regresso do reforço mais importante

- Advertisement -

O plano de desconfinamento proposto pelo Governo prevê o regresso do público aos estádios de futebol no início de maio, apesar da diminuição de lotação. Para os amantes do desporto rei, esta foi uma das melhores notícias dos últimos tempos, e para os benfiquistas não foi exceção. É caso para dizer que os adeptos sentem falta de ir ao estádio apoiar o clube que amam, e também é notório que o SL Benfica precisa deles.

A 29 de outubro de 2020, o Estádio da Luz foi palco de um dos jogos-teste com público. O SL Benfica recebeu e venceu por 3-0 o R Standard Liège, com dois golos de Pizzi e um de Waldschmidt, na segunda jornada da fase de grupos da UEFA Europa League. Este jogo foi um excelente exemplo da falta que os adeptos sentiam de ir ao estádio. Ainda que tenham sido apenas 4875, cerca de 7% da lotação do Estádio da Luz, o comportamento dos que estiveram presentes foi exímio e digno de ser repetido.

Há uns tempos atrás diria que a equipa precisava de motivação ou até mesmo de levar um “abanão”, devido às más prestações que vinha a ter dentro das quatro linhas e não havia ninguém melhor para conseguir esse feito do que os adeptos encarnados. Com o que se tem visto nos últimos jogos, essa má fase parece ter terminado (ou pelo menos atenuado). Neste momento, a presença de público era uma ajuda muito importante para a equipa encarnada.

Os jogadores querem vencer os jogos que faltam até ao final da Primeira Liga e a presença dos benfiquistas era, sem dúvida, o maior e o melhor reforço para satisfazer essa ambição. Muitas das vezes são eles que ajudam a resolver jogos mais complicados. Uma pequena motivação vinda da bancada pode alterar o desempenho dos jogadores e, consequentemente, o rumo do jogo.

Já passaram quase cinco anos, mas o golo decisivo de Raúl Jiménez, frente ao Rio Ave FC, a 24 de abril de 2016, continua bem presente na memória de todos os benfiquistas. O mexicano marcou aos 73 minutos e os adeptos encarnados proporcionaram um autêntico espetáculo nas bancadas do Estádio dos Arcos. Esta é só mais uma prova de que os adeptos são algo insubstituível num jogo de futebol.

Pensar na hipótese de que muitos dos jogadores, que estão a vestir o “Manto Sagrado” esta época, podem nunca chegar a conhecer a verdadeira paixão dos adeptos benfiquistas é algo doloroso. Como disse uma vez Javier Saviola, “essa paixão é genuína e inexplicável e sente-se dentro de campo“. Por muito que os adeptos apoiem os jogadores fora das quatro linhas, é no estádio que se vive realmente o que o antigo jogador confessou.

Futebol não é futebol sem adeptos. Resta agora esperar que o público regresse aos estádios, para se comprovar que não há melhor reforço do que a presença dos aficionados do clube nas bancadas.

Inês Cunha
Inês Cunhahttp://www.bolanarede.pt
A Inês é uma jovem que estuda Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social. Gosta de ver futebol e de comentar os jogos com os amigos. Está sempre pronta a discutir os lances dos jogos e as prestações dos jogadores. É adepta do SL Benfica desde que se lembra. Para ela o futebol é o desporto rei e uma das suas paixões.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado fechado: Clubes da Primeira Liga fizeram as últimas inscrições

A Liga Portugal anunciou as últimas inscrições feitas pelos clubes da Primeira e Segunda Liga no mercado de janeiro. Estes são os reforços confirmados até as 24h.

Benfica é o único clube invicto nas principais ligas europeias

Com a derrota do FC Porto frente ao Casa Pia, o Benfica tornou-se a única equipa das principais ligas europeias sem derrotas no campeonato.

Jérémy Jacquet vai rumar ao Liverpool no próximo verão aa troco de 70 milhões de euros

Jéremy Jacquet tornou-se um dos defesas mais caros da história do futebol com a transferência de 70 milhões de euros do Rennes para o Liverpool.

Avançado com passagem em clube da Premier League anunciado como reforço do Tondela

Benjamin Kimpioka é reforço do Tondela até ao final da temporada após deixar o Sivasspor, onde apontou um golo e uma assistência em 19 jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «O Rodrigo Mora poderia ter entrado, mas o Martim Fernandes saiu ao intervalo»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto tem baixa de peso confirmada para o Clássico contra o Sporting

O FC Porto perdeu com o Casa Pia em Rio Maior. William Gomes foi expulso e é baixa confirmada para o Clássico contra o Sporting.

Pablo Rosario: «Criámos mesmo muitas oportunidades, mas este relvado não é para uma Primeira Liga de Portugal»

Pablo Rosario analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.