SL Benfica x AFC Ajax | Haverá milagre ou realidade?

    Liga dos Campeões, 1ª Mão dos Oitavos de Final: quarta-feira, 20h00, 23 de fevereiro de 2022

    ANTEVISÃO: TENTAR FAZER O QUE PARECE SER IMPOSSÍVEL

    Depois de mais um desaire frente ao Boavista FC, a contar para o campeonato, o SL Benfica tem agora pela frente uma tarefa ainda mais difícil – defrontar o líder do campeonato neerlandês AFC Ajax.

    CONSEGUIRÁ O SL BENFICA FAZER-SE VALER DO FACTOR CASA E SURPREENDER A EUROPA COMO FEZ FRENTE AO FC BARCELONA? O AFC AJAX PARTE COMO FAVORITO E UMA VITÓRIA PORTUGUESA TEM UM ENORME RETORNO! VÊ POR TI E APOSTA COM A BWIN!

    Os encarnados têm de aproveitar o fator casa para tentar conseguir um resultado que não seja muito pesado, ainda que isso pareça ser um cenário quase impossível.

    Passar a fase de grupos não é para todos muito menos quando se tem dois colossos como o FC Bayern de Munique e o FC Barcelona no grupo, mas a verdade é que as prestações das águias não têm sido as melhores. Aliás, têm vindo a piorar.

    No entanto, o espírito da Liga dos Campeões é sempre diferente e o SL Benfica já o provou. Resta agora saber se os encarnados vão continuar com o peso das más exibições do campeonato, ou se vão mudar o chip.

     

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Este é o oitavo encontro oficial entre o SL Benfica e o AFC Ajax, sendo que os restantes sete também foram a contar para a Liga dos Campeões.
    2. Nessas sete partidas é notável a supremacia neerlandesa: quatro vitórias, dois empates e uma derrota sobre as águias.
    3. A nível de golos, o SL Benfica também não se aproxima do AFC Ajax, uma vez que sofreu dez golos e marcou apenas cinco.
    4. Para vermos a única vitória dos encarnados sobre os neerlandeses temos de recuar até à época de 1968/69, onde os portugueses foram mais fortes e derrotaram o adversário por 3-1, em casa.
    5. No que toca ao campeonato, as águias também não partem em vantagem: estão em terceiro lugar, com 51 pontos. O AFC Ajax, por sua vez, é líder do campeonato neerlandês, com 57 pontos.
    6. Também a nível de golos, o panorama não é de todo animador para a equipa da casa: o SL Benfica tem 60 golos marcados contra 70 dos neerlandeses e tem 22 sofridos contra apenas cinco da equipa visitante.
    7. No entanto, estes números são ainda mais assustadores se olharmos para o total de 33 jogos dos neerlandeses: 27 vitórias, três empates, três derrotas, 108 golos marcados e 14 sofridos. Para além disso, estão há dez jogos consecutivos sem perder.
    8. Os homens liderados por Nélson Veríssimo têm de ter em atenção a gestão de cartões amarelos, visto que há seis jogadores em risco de falhar a segunda mão: Otamendi, Gilberto, Grimaldo, Weigl, João Mário e Rafa.
    9. O melhor marcador dos encarnados é Darwin, com 18 golos no campeonato e três na Liga dos Campeões e o melhor artilheiro dos neerlandeses é Haller, com 16 golos marcados no campeonato e dez na Liga dos Campeões.
    10. O jogo vai ser arbitrado pelo esloveno Slavko Vincic, um velho conhecido dos encarnados, uma vez que foi ele quem dirigiu o encontro que terminou empatado a zeros entre as águias e o PSV Eindhoven, esta época.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Serranos SL Benfica SC Covilhã
    Darwin tem sido a figura de maior destaque das águias esta temporada
    Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

    Darwin (SL Benfica) – O uruguaio é uma das principais figuras do plantel de Nélson Veríssimo, ainda que por vezes possa ser um jogador um pouco inconstante. A verdade é que, até ao momento, Darwin têm sido um jogador importante para os encarnados, em todas as competições.

    No campeonato, em 19 jogos marcou 18 golos e fez duas assistências, ocupando assim o primeiro lugar na corrida ao prémio de melhor marcador. Na Liga dos Campeões, em seis jogos, marcou três golos.

    Darwin é um jogador que pode acrescentar muito ao jogo, podendo trazer muitas dores de cabeça à defesa adversária. Esperemos que o uruguaio esteja num dia inspirado.

     

    Sébastien Haller (AFC Ajax) – Por falar em perigo para os adversários, eis que surge Sébastien Haller. O ponta de lança da Costa do Marfim vai ser um pesadelo para as águias.

    Em 20 jogos da Eredivisie marcou 16 golos e fez seis assistências e na Liga dos Campeões, em seis jogos, marcou uns fantásticos dez golos e fez duas assistências.

    Estes números assustam qualquer adversário, e se olharmos para os 51 jogos realizados ao serviço do AFC Ajax ainda mais assustados ficamos: 41 golos e 15 assistências.

    Jogadores como Haller põem qualquer adversário em sentido. É mais do que certo que a defesa encarnada vai sofrer sempre que o ponta de lança ameaçar a baliza. Ao contrário de Darwin, esperemos que não esteja nos seus dias.

     

    XI’S PROVÁVEIS

    SL Benfica: Vlachodimos, Vertonghen, Otamendi, Lazaro, Grimaldo, João Mário, Weigl, Rafa, Everton, Darwin, Yaremchuk.

    Treinador: Nélson Veríssimo

    “Reconhecemos o poderio do AFC Ajax, identificamos as rotinas e dinâmicas deles e vamos estabelecer estratégias defensivas para parar esse poderio. Há potencial defensivo, pois sofrem poucos golos, mas podemos explorar algumas fragilidades defensivas que eles têm. A forte adesão do público é importante. É o apoio extra que contamos sentir. A equipa, alavancada por esse apoio, transforma-se. Um jogo desta dimensão, com um resultado positivo, dá sempre conforto à equipa. Acreditamos que temos capacidade e qualidade para criar problemas ao AFC Ajax, ganhar e passar esta eliminatória”.

     

    AFC Ajax: Pasveer, Mazraoui, Timber, Martínez, Blind, Berghuis, Álvarez, Klaassen, Tadić, Haller, Antony.

    Treinador: Erik ten Hag

    “Nos jogos fora queremos sempre fazer bons resultados, isso não muda nada. Quanto aos favoritos, não vejo as coisas assim. Vamos focar-nos no jogo, o favorito não nos interessa muito, é no campo que vamos decidir. Analisámos bem o SL Benfica, é um adversário forte, aproveita-se bem dos erros do nosso jogo. Vamos ter que jogar com a nossa filosofia. Temos de ter boas decisões quando tivermos a bola, temos de estar nas posições exatas. Depois vamos ter de estar atentos nas transições de ataque para a defesa e ao contrário. O contrata-ataque é um dos pontos mais fortes do SL Benfica”.

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 1-4 AFC Ajax

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Inês Cunha
    Inês Cunhahttp://www.bolanarede.pt
    A Inês é uma jovem que estuda Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social. Gosta de ver futebol e de comentar os jogos com os amigos. Está sempre pronta a discutir os lances dos jogos e as prestações dos jogadores. É adepta do SL Benfica desde que se lembra. Para ela o futebol é o desporto rei e uma das suas paixões.