SL Benfica x CD Santa Clara | Águias em voo cruzado

Primeira Liga, Jornada 29: segunda-feira, 19h, 26 de abril de 2021

ANTEVISÃO: DUAS ÁGUIAS QUE AINDA VOAM COM OBJETIVOS

SL Benfica, terceiro classificado, e CD Santa Clara, sétimo na tabela, procuram uma vitória para, na pior das hipóteses, manterem os lugares que ocupam. Os de Lisboa ainda visam o segundo posto – de que distam seis pontos -, que daria acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões, sendo que o terceiro já abre as portas das pré-eliminatórias da prova milionária.

AS ÁGUIAS QUEREM MANTER A PRESSÃO NOS ADVERSÁRIOS E RECEBEM UMA DAS EQUIPAS QUE MAIS TEM SURPREENDIDO NESTA TEMPORADA! SERÁ QUE VENCEM? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Por seu turno, os açorianos buscam ainda ultrapassar o Vitória SC e garantir o sexto posto – têm menos dois pontos do que os vimaranenses. A sexta posição garante a segunda pré-eliminatória da edição inaugural da Conference League. No entanto, será importante para a turma insular a manutenção do sétimo lugar, caso não almeje a posição acima, uma vez que a presença de SL Benfica e SC Braga na final da Taça de Portugal vão mexer com as qualificações via campeonato para as provas da UEFA.

Quando águias de Lisboa e águias de Ponta Delgada se cruzarem em pleno voo, quem vai levar a melhor?

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Os insulares procuram na Luz o terceiro confronto direto consecutivo com o SL Benfica sem perder – vêm de uma vitória por 4-3, em Lisboa, e de um empate a uma bola no Estádio de São Miguel.
  2. No entanto, a vitória na jornada 28 do campeonato transato é mesmo a única do lado açoriano na história de confrontos entre os dois emblemas – nove vitórias do SL Benfica e dois empates, nos restantes onze embates.
  3. Na corrente edição da Primeira Liga, os açorianos têm o triplo das derrotas dos lisboetas (12 para quatro).
  4. Nas suas últimas três partidas, o CD Santa Clara conheceu os três possíveis resultados – derrotou o CD Nacional por 5-1, perdeu em Guimarães por 1-0 e cedeu um empate sem golos ante o Moreirense FC.
  5. O CD Santa Clara saiu derrotado de metade das deslocações para a Primeira Liga – sete em catorze. Importa referir, no entanto, que seis das sete derrotas fora dos Açores foram pela margem mínima – apenas em Tondela, os de Ponta Delgada perderam por mais de um golo de diferença (2-0).
  6. Nos últimos cinco jogos na condição de visitante, o CD Santa Clara venceu um e perdeu quatro. Em sentido contrário, nos últimos cinco encontros na condição de visitado, o SL Benfica venceu quatro e perdeu um.
  7. Os pupilos de Jorge Jesus têm cinco vitórias para a Liga nas últimas seis jornadas. Os de Daniel Ramos registaram igual número de triunfos nas últimas… treze partidas da Primeira Liga.
  8. Os quatro benfiquistas mais utilizados na frente de ataque têm 36 tentos apontados na Liga – Seferovic (18), Darwin (6), Waldschmidt (7) e Rafa (5) -, mais três do que toda a equipa açoriana.
  9. Em doze confrontos históricos, onze tiveram golos e em seis houve golos de ambas as equipas, incluindo nas últimas quatro partidas.

10. Em casa e para a Primeira Liga, o SL Benfica marcou mais de dois golos em apenas uma partida (frente ao SC Farense, vitória por 3-2); fora de casa e para a Liga, registo igual do CD Santa Clara – apenas na Choupana fez mais de dois golos, ao bater o CD Nacional por 3-1.

JOGADORES A TER EM CONTA

Diogo Gonçalves tem estado em bom plano pelo SL Benfica
Fonte: Isabel Silva / Bola na Rede

Diogo Gonçalves (SL Benfica) – O extremo-direito tornado lateral pelo mesmo lado tem feito uma época em crescendo e tem vindo a adquirir uma importância muito grande nas dinâmicas defensivas e ofensivas da equipa de Jorge Jesus. As suas incursões pelo corredor, as suas paralelas em busca de Rafa e os seus passes teleguiados para Seferovic são fundamentais para os da Luz. Na Primeira Liga, leva já quatro assistências e um golo.

 

Carlos Júnior é a ameaça maior para o SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Carlos Júnior (CD Santa Clara) – O ponta-de-lança brasileiro tem sido uma das figuras de proa dos açorianos e, apesar de não ter marcado nas duas últimas jornadas (nem ele, nem os colegas), já soma nove tentos na Primeira Liga – e um na Taça de Portugal. Antes das duas jornadas de seca, Carlos Júnior vinha de duas partidas a faturar e é, de momento, o sétimo melhor marcador da Liga a par de Rodrigo Pinho.

 

XI´S PROVÁVEIS

SL Benfica: Helton; Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Pizzi; Rafa, Darwin, Seferovic.

Treinador: Jorge Jesus

“[O CD Santa Clara] é um dos melhores [adversários], está a fazer um campeonato excelente e está ainda a disputar uma possibilidade de poder entrar nos cinco a seis primeiros classificados. É um adversário que já deu sinais de que não é fácil de vencer. Joga bem, com uma boa ideia de jogo, bem trabalhada e isso são tudo indicadores de que teremos um jogo difícil”.

 

CD Santa Clara: Marco Pereira; Rafael Ramos, Mikel Villanueva, João Afonso, Mansur; Morita, Anderson Carvalho, Lincoln, Allano, Rui Costa; Carlos Júnior.

Treinador: Daniel Ramos

“O Benfica é uma equipa de top mundial, mas encaramos este jogo da mesma forma como fizemos com os demais, ou seja, estão três pontos em disputa e vamos lutar por eles. Temos essa ambição que nos é legítima”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 2–1 CD Santa Clara

 

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

André Villas-Boas define objetivo para Francesco Farioli

Francesco Farioli deverá ser apresentado em breve como o novo treinador do FC Porto, sucedendo a Martín Anselmi.