SL Benfica x CD Santa Clara | Passar o ciclone dos Açores para não continuar na tempestade

    Primeira Liga, 22.ª jornada: sábado, 18h, 12 de fevereiro de 2022

    ANTEVISÃO: DUELO DE ÁGUIAS NUM JOGO DE TUDO OU NADA PARA O CLUBE DA LUZ. AÇORIANOS NÃO VÃO SER PRESA FÁCIL

    Costuma dizer-se que depois da tempestade, vem a bonança e o jogo da 22.ª jornada que vai opor o SL Benfica ao CD Santa Clara, é um bom exemplo disso para o lado do conjunto comandado por Nélson Veríssimo.

    RECEÇÃO DO SL BENFICA A UM CD SANTA CLARA EM CRESCENDO! CONSEGUIRÃO OS ENCARNADOS A SEGUNDA VITÓRIA CONSECUTIVA NO CAMPEONATO? APOSTA COM A BWIN!

    Após a vitória em Tondela na jornada passada, o SL Benfica quer, finalmente, entrar no trilho das vitórias para acalentar esperanças, ainda que remotas, no título de campeão nacional que já lhe foge há duas temporadas.

    No entanto, um ciclone vindo dos Açores irá atravessar amanhã o Estádio da Luz e cabe ao SL Benfica enfrentá-lo com êxito para que não volte a entrar numa tempestade sem fim.

    E numa jornada com um duelo FC Porto x Sporting CP, os encarnados já irão saber o resultado do clássico quando entrarem em campo, o que torna esta partida numa espécie de tudo ou nada nos objetivos da formação da Luz para o que resta da época.

    O CD Santa Clara está a realizar um campeonato relativamente tranquilo, ocupa o décimo lugar da tabela classificativa e vai ao Estádio da Luz jogar olhos nos olhos com o SL Benfica.

    É bom recordar que os açorianos já venceram o FC Porto (Taça da Liga) e o Sporting CP (Liga) e, querem ser assim, a primeira equipa a derrotar os três grandes do futebol português esta temporada.

    O conjunto açoriano tem vindo a crescer de forma mas vem de um empate a duas bolas com o Gil Vicente FC, num encontro que deixou marcas para o jogo de amanhã, já que Lincoln e Crysan foram expulsos em Barcelos e não vão poder defrontar o SL Benfica.

    Duas grandes dores de cabeça para o técnico Mário Silva resolver, pois tanto Lincoln, como Crysan, têm sido peças fundamentais da equipa. Em dúvida para esta partida continua o defesa senegalês, Pierre Sagna, ainda a recuperar de lesão.

    Lincoln é uma baixa de peso para os açorianos
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    A luta pela permanência na Liga continua viva e o CD Santa Clara vai à Luz discutir o resultado, até para limpar a má imagem deixada no duelo da primeira volta, onde foi goleado no seu estádio por 0-5 e, quem sabe, repetir a proeza de há dois anos, ao derrotar categoricamente as águias de Lisboa na sua própria casa por 3-4.

    Já o SL Benfica entra para esta jornada com a consciência de que o oxigénio que conseguiu respirar em Tondela, pode acabar num instante, caso o resultado final não seja a conquista dos três pontos.

    Para esta partida, Nélson Veríssimo já vai poder contar com João Mário, Yaremchuk e Gilberto. Por lesão, continuam de fora Haris Seferovic, Rodrigo Pinho e Lucas Veríssimo, sendo que os últimos dois já não contam mais esta época.

    O treinador de 44 anos tem feito muitas alterações na equipa e ainda não conseguiu criar um onze base que permita à formação encarnada manter uma rotina de jogo consistente.


    Mas este duelo com o CD Santa Clara pode colocar um ponto final nessas experiências e o onze que vai entrar em campo não deve fugir muito daquele que foi em Tondela, com o sistema tático a poder ser novamente o 4-4-2, reeditando a dupla de ataque composta por Darwin Núñez e Gonçalo Ramos.

    No meio campo poderá haver mexidas, com a entrada de João Mário em troca por Paulo Bernardo. Isto, claro está, se a tática 4-4-2 se mantiver. Caso Veríssimo opte por usar o 4-3-3, os dois portugueses até poderão alinhar de início no centro do terreno mais a companhia de Julian Weigl.

    No lado direito da defesa, Valentino Lázaro deverá continuar no onze mas Gilberto já pisca o olho à titularidade.

    O árbitro desta partida será Hélder Malheiro, da AF Lisboa

     

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. SL Benfica e CD Santa Clara já se defrontaram 13 vezes para o Campeonato Nacional. Registaram-se dez vitórias para o clube da Luz, um triunfo para a formação de Ponta Delgada e dois empates.

     

    1. A única vitória do CD Santa Clara frente ao SL Benfica aconteceu no Estádio da Luz, na época 2019/2020. 3-4 foi o resultado.

     

    1. O SL Benfica tem o melhor ataque do campeonato com 56 golos marcados, enquanto o CD Santa Clara é a terceira pior defesa com 39 golos sofridos.

     

    1. Nos últimos seis jogos para todas as competições, o CD Santa Clara tem apenas uma derrota e leva 11 partidas consecutivas a marcar. Já o SL Benfica, nos últimos seis jogos, tem apenas duas vitórias e sofreu sempre golos nos últimos quatro encontros.

     

    1. O SL Benfica tem o melhor marcador e o jogador com mais assistências do campeonato. Darwin Nuñez já faturou por 16 vezes, enquanto Rafa já assistiu os seus companheiros para golo em 15 ocasiões.

     

    1. Em caso de triunfo no Estádio da Luz, o CD Santa Clara será a primeira equipa esta época a vencer os três grandes em todas as competições.

     

    1. O SL Benfica é a equipa da Liga com menos cartões amarelos, num total de 43. Os jogadores do CD Santa Clara já foram amarelados por 60 ocasiões.

     

    1. Nos cartões vermelhos, os açorianos já foram expulsos por sete vezes e os lisboetas apenas duas.

     

    1. Para o campeonato, o SL Benfica conseguiu ter uma sequência de sete jogos sem perder. Já o CD Santa Clara, o máximo que conseguiu até agora foi estar cinco partidas imbatível.

     

    1. Em 95% dos jogos que realizou no campeonato até agora, o SL Benfica marcou sempre. Já o CD Santa Clara, apenas meteu a bola dentro da baliza adversária em 76% dos encontros que disputou.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Darwin Nuñez Rafa Silva
    Rafa e Darwin Núñez têm sido dos únicos a disfarçar a época irregular da equipa
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Darwin Núñez (SL Benfica) – Desde que se ausentou para os compromissos da sua seleção, Darwin Nuñez falhou três jogos pelo SL Benfica e a formação da Luz não conseguiu vencer um jogo nos 90 minutos.

    Em Tondela voltou, marcou e os encarnados regressaram às vitórias. Coincidência? Talvez não. Começa-se a notar cada vez mais a preponderância do uruguaio nesta equipa, onde é o melhor marcador com 21 golos e no campeonato lidera o ranking de goleadores com 16 remates certeiros.

    E com a saída de cena de Luis Díaz do futebol português, o avançado de 22 anos arrisca-se mesmo a terminar a época nessa posição.

     

    Rui Costa (CD Santa Clara) – Apresentado nos Açores como o “Deus dos Golos”, Rui Costa cumpre a sua segunda época com a camisola do CD Santa Clara e tem sido um dos mais influentes da equipa.

    Destaca-se por ser um avançado com um grande sentido de oportunidade e esta época já leva cinco golos marcados.

    Na ausência de Lincoln e Crysan para o duelo com o SL Benfica, o jogador de 25 anos será, porventura, a maior ameaça para a baliza defendida por Vlachodimos.

     

    XI’S PROVÁVEIS

    SL Benfica: Vlachodimos; Valentino Lázaro, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Weigl, João Mário, Rafa e Everton; Gonçalo Ramos e Darwin Nuñez

    Treinador: Nélson Veríssimo

    “Esperamos um adversário com qualidade. Mudaram de treinador há pouco tempo e as equipas do Mário Silva gostam de gerir o jogo com posse de bola.

    Esperamos um jogo com um índice de dificuldade grande, porque também reconhecemos qualidade coletiva e individual à equipa do CD Santa Clara e não podemos esquecer que nos confrontos que já tiveram com os nossos rivais mais diretos, saíram vitoriosos”

     

    CD Santa Clara: Marco Pereira; Rafael Ramos, Villanueva, Boateng e Mansur; Anderson Carvalho, Morita, Óscar Barreto e Ricardinho; Rui Costa e Mohebi

    Treinador: Mário Silva

    “Queremos um resultado positivo. Somos ambiciosos e queremos ganhar, como em todos os jogos, sabendo que o grau de dificuldade é alto.

    O SL Benfica joga em casa e existe um clássico que também mexe com esse próprio jogo. Sabemos que o SL Benfica vai fazer tudo para vencer. Vamos ser iguais a nós próprios e àquilo que temos vindo a ser ao longo do tempo.”

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL BENFICA 2-0 CD SANTA CLARA

    Artigo redigido por Rui Maria

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.