Taarabt, o talentoso rebelde

    raçaquerer

    Foi anunciado a 12 de Junho como o primeiro reforço do Benfica para esta época. O marroquino aproveitou o facto de o Queens Park Rangers, onde jogava, ter descido de divisão para rescindir o contrato com o clube inglês. Os vídeos que, na altura, inundaram as redes sociais e os noticiários mostravam um avançado alto e fisicamente poderoso, que a juntar a isto, era portador de uma elevada qualidade técnica e de um potente remate. Poderia jogar fixo na frente de ataque, como médio ofensivo no apoio aos avançados ou a extremo esquerdo, a sua posição original. E a cereja no topo do bolo: chegava a Lisboa a “custo zero”.

    Lembro-me de me ter gabado do departamento de scouting, que, depois do sucesso que foi a vinda de Jonas, parecia ter trazido de borla outro jogador capaz de impressionar os adeptos e de acautelar prováveis vendas durante o Verão. Enganei-me. Completamente. Hoje, Taarabt é uma sombra do jogador que chegou a marcar 19 golos numa época (2010/2011) pelo QPR. Este ano ainda nem sequer entrou nas contas do treinador em jogos oficiais. Um autêntico flop, que assinou com um rendimento anual de dois milhões de euros!

    Apresentou-se no Benfica com seis quilos a mais , o que o obrigou a passar por um esquema de treinos intensivo e por um programa de emagrecimento, o que dificultou a sua integração no plantel. Enquanto que por cá se tornava evidente a preocupação da equipa técnica em relação à má forma física do marroquino, que só tinha jogado 45 minutos num jogo da pré-época e que só tinha opção em 7 jogos na época anterior (tendo feito o seu último jogo a titular em Março), em Inglaterra faziam-se piadas com a situação. “O Benfica terá dito ao Adel Taarabt para parar de se encher de pastéis de nata e para se concentrar em perder 1,5 kg, isto se quer continuar a sonhar com a primeira equipa”, escrevia em Agosto o subdiretor de desporto do Guardian.

    Redknapp, seu treinador no QPR, também lhe lançou duras críticas: "Taarabt é mau profissional. Ele não esteve lesionado. Não tinha era condições físicas que lhe permitissem jogar. Até eu corro mais do que ele."; Fonte: Telegraph
    Redknapp, seu treinador no QPR, também lhe lançou duras críticas: “Taarabt é mau profissional. Ele não esteve lesionado. Não tinha era condições físicas que lhe permitissem jogar. Até eu corro mais do que ele”
    Fonte: Telegraph

    Com Talisca a roçar o nível do “desastroso” em grande parte dos jogos, com Pizzi a surgir esta época muitos furos abaixo do que já jogou na “era Jesus”, com a lesão de Salvio, Taarabt tinha todas as condições para se afirmar em condições normais. Faltou empenho nos treinos, profissionalismo e entrega ao clube. “Não joga? Não me surpreende. O problema do Adel é sempre o mesmo. É um grandíssimo jogador, mas não é um grande profissional. Esse é o grande problema dele”, acusava o seu ex-empresário, em declarações ao site zerozero.pt. Como se isso não bastasse para o colocar fora das escolhas do treinador, ainda lhe foi instaurado um processo disciplinar. Isto porque foi visto numa discoteca na madrugada de sexta para sábado, dia que se realizava o Benfica-Paços de Ferreira, violando os regulamentos do clube. Vincenzo Morabito não ficou surpreendido: “Ele começou muito bem em Itália. Todos pensavam que o Milan tinha feito uma grande contratação. Mas depois percebemos que saía à noite até tarde, que gostava de ir a discotecas e assim não ia a lado nenhum”.

    À semelhança de outros jogadores com um enorme potencial e que muitas vezes não se comportam à altura das suas capacidades e das camisolas que vestem (Balotelli, Luis Suárez, Mitrovic), Taarabt terá de fazer um esforço para perceber que o talento não chega. É preciso trabalho para entrar num onze de uma equipa como o Benfica. Este ano já não acredito que isso seja possível (até porque o jovem Gonçalo Guedes tem justificado a cada jogo a titularidade), mas já que o contrato é de cinco temporadas, e tendo em conta os 26 anos deste jogador, ainda tenho a espectativa que ele venha a ser útil ao Benfica, de modo a rentabilizar os três milhões de euros que custou a sua transferência, segundo se lê no relatório e contas da última época (cada vez mais me convenço que já não existem contratações a custo zero). Contudo, Morabito garante que ele nunca vai mudar: “Ele não o vai entender [ter de trabalhar arduamente, deitar-se cedo e não beber] nunca”.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Caeiro
    Tiago Caeirohttp://www.bolanarede.pt
    É frequente dar por ele a contar as horas até começar o próximo jogo do glorioso Benfica, que não perde por nada. Lá fora, apoia Arsenal, Milan e Bayern só porque os seus jogadores vestem a magnífica cor vermelha.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.