Tão depressa lhe deram como retiraram

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Estenderam-lhe a passadeira vermelha para a catedral, mas a passadeira não terminava dentro das 4 linhas. Tinha, um pouco antes, um pequeno desvio à direita que o levava para um banco cujas cadeiras, diga-se, são bastante confortáveis.

16 anos separam Rúben Dias de Luisão. Em relação a Jardel a diferença é pouco menor: 11 anos. Dizemos nós, incluo neste caso todas as pessoas, apreciadoras de desporto ou não, que quanto maior a idade maior a experiência. De facto, à partida, o pensamento está correto. Mas será que isso é uma verdade absoluta?

O jovem foi chamado a substituir Jardel e fê-lo bem nos dois jogos que efetuou. O Benfica não perdeu no Bessa devido à titularidade dele. Aliás, atrevo-me a dizer que o principal culpado dessa derrota, para além da equipa, naturalmente, foi o treinador Rui Vitória. Mas não pretendo neste artigo atribuir culpas, até porque de fora todos somos donos da razão.

O que me leva a escrever sobre este tema é o facto de Rui Vitória ter dado a Rúben Dias a oportunidade de agarrar o lugar no centro da defesa e, sem razão aparente, lhe retirar a mesma.

Fonte: serbenfiquista
Fonte: serbenfiquista

O que é que Jardel ou Luisão têm que o internacional sub21 português não tem? Se a resposta for experiência, muito bem, estamos de acordo. Mas e a experiência de ambos, tem sobressaído? Penso que a resposta é óbvia.

Luisão faz-se valer do conhecimento tático para gerir o seu esforço, muitas vezes efetua cortes que o demonstram, mas quando os adversários são autênticos velocistas ou evoluídos tecnicamente essa tal experiência não tem chegado. Basta relembrar o que aconteceu na Suíça. Esta situação poderia ter sido acautelada se, ao seu lado, estivesse um jogador com maior capacidade física para equilibrar a linha defensiva e fazer as suas dobras caso fosse necessário. O que não aconteceu.

Ao seu lado estava Jardel, um jogador que também não tem tido sorte ao nível das lesões, e cujo rendimento desportivo não tem sido minimamente consistente.

Neste momento a defesa está ao nível daquela que tem um clube como o Braga, e com isto não quero desvalorizar os bracarenses. Quero apenas dar ênfase ao facto de terem dimensões diferentes e lutarem por objetivos também eles diferentes.

Após olhar para a situação da equipa, a nível exibicional e de resultados, e, com especial foco, no caso da defesa, parece-me nítida a necessidade de um jogador como Rúben Dias. A falta de experiência não pode, nem deve, ser desculpa, porque se com jogadores experientes na defesa a situação é lamentável a única hipótese que existe é alterar.

Rúben Dias neste momento oferece mais disponibilidade física à equipa, maior rapidez nos movimentos defensivos, e uma vontade maior de mostrar serviço pelo facto de não ter o lugar garantido.

Se a aposta em Lindelof resultou, porque não fazê-lo também com Rúben Dias?

Com isto não quero dizer que se deva colocar Luisão e Jardel no banco, mas sim que apenas há espaço para um. E vai ser a experiência do jogador que for titular que vai compensar a irreverência e a imprevisibilidade de um jogador jovem, tal como aconteceu no caso de Lindelof.

A experiência ganha-se competindo, e Rúben Dias só a vai ganhar se lhe deram oportunidade para tal.

 

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Jorge pode voltar ao ativo para assumir a seleção de Angola

Rui Jorge está na lista de potenciais candidatos para assumir a seleção de Angola. O antigo selecionador de Sub-21 está a disputar o cargo com mais cinco treinadores.

Filipe Luís pede prudência na análise do caso Vinícius Júnior x Prestianni: «Agora é a palavra de um contra o outro, é muito delicado»

Filipe Luís reagiu também ao caso entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni. O técnico pediu alguma precaução na análise do caso.

Benfica reage em comunicado aos atos de violência entre adeptos antes do dérbi de Futsal

O Benfica reagiu em comunicado às ações de violência entre adeptos do clube encarnado e do Sporting, antes do dérbi de Futsal, que se realizou nesta quinta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiquinho Soares confirmado como reforço do Mirassol

O Mirassol anunciou a contratação de Tiquinho Soares. O avançado de 35 anos chega por empréstimo até ao final da temporada proveniente do Santos.

Belenenses x Académica: embate de históricos marca fim de semana na Liga 3

O Belenenses e a Académica enfrentam-se durante o próximo sábado, em jogo da terceira jornada da fase de promoção da Liga 3.

Arsenal tentou contratar ponta de lança antes de comprar Viktor Gyokeres: houve proposta de 120 milhões de euros

O Arsenal tentou garantir a contratação de Julián Álvarez, antes de avançar para a compra de Viktor Gyokeres no mercado de verão.