📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tiago Dantas | Do Seixal para Munique sem ver a Luz

- Advertisement -

Hoje vou contar-vos uma história. Era uma vez, no ano longínquo de 2004, um menino de apenas quatro anos chamado Tiago Dantas que chegou ao SL Benfica. O menino chegou, viu e começou imediatamente a vencer.

Queimou etapas atrás de etapas, subiu escalões, venceu títulos; enfim, traçou um plano e focou-se nele até chegar ao seu objetivo. Mas, fizesse o que fizesse, ninguém lhe augurava um futuro promissor ao nível de topo europeu. “É muito baixinho”, diziam uns. “No futebol sénior não dura nem dois minutos”, diziam outros. A verdade é que o “pequeno” Tiago lá ia fazendo o seu trabalho e lutando pelo seu futuro como jogador profissional.

Até que teve a sua oportunidade! O grande dia chegou e o pequeno rapaz teve a honra de envergar o manto sagrado em plena Catedral, substituindo ainda por cima uma lenda viva do futebol encarnado: falo de Jonas.

Ser o jovem Tiago a entrar para o lugar de Jonas deu a entender que iria ter mais oportunidades na equipa principal encarnada, o que não aconteceu. Depois desse jogo, frente ao RSC Anderlecht, Tiago Dantas apenas voltou a entrar num jogo a contar para a Taça da Liga e jogou somente cinco minutos.

Paira no ar a dúvida: então qual é o problema de Tiago Dantas? Não tem qualidade suficiente? Será que os críticos (os maus críticos, quero eu dizer) tinham razão? Será que é de facto demasiado franzino para jogar a nível sénior?

Pois bem, Tiago Dantas não tem problema nenhum, tem mais que qualidade, e não, os críticos não tinham razão: Dantas é um jogador fantástico, que compensa a sua falta de robustez física com uma inteligência fora do comum. Num futebol cada vez mais tático e menos físico, Tiago Dantas tem tudo aquilo de que precisa para se tornar num grande jogador.

Contudo, e depois de se dedicar ao Sport Lisboa e Benfica por 15 anos, o “pequeno” Dantas é transferido: empréstimo, esperemos que sem opção de compra, para um clube qualquer lá das “Alemanhas”, um tal de FC Bayern Munique.

Portanto, Dantas não tem espaço numa liga portuguesa, nem que seja a ganhar experiência em jogos teoricamente mais fáceis, como taças, mas sai para um clube que é considerado um dos tubarões europeus e que joga na terceira melhor liga do mundo? Ainda que não vá para jogar pela equipa principal, é com eles que Tiago Dantas se treina, é com eles que Tiago vai aprender e evoluir cada vez mais.

Até podia dizer que não entendo como é que isso aconteceu, mas o que não entendo verdadeiramente é como é que o SL Benfica deixou sair Dantas sem aproveitar todo o seu talento, uns dos melhores que já passou pelo Seixal. Tiago Dantas é um jogador com a marca “Made in Benfica”, talvez por isso se explique a falta de aposta no “miúdo”.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.