Tiago Dantas | Do Seixal para Munique sem ver a Luz

- Advertisement -

Hoje vou contar-vos uma história. Era uma vez, no ano longínquo de 2004, um menino de apenas quatro anos chamado Tiago Dantas que chegou ao SL Benfica. O menino chegou, viu e começou imediatamente a vencer.

Queimou etapas atrás de etapas, subiu escalões, venceu títulos; enfim, traçou um plano e focou-se nele até chegar ao seu objetivo. Mas, fizesse o que fizesse, ninguém lhe augurava um futuro promissor ao nível de topo europeu. “É muito baixinho”, diziam uns. “No futebol sénior não dura nem dois minutos”, diziam outros. A verdade é que o “pequeno” Tiago lá ia fazendo o seu trabalho e lutando pelo seu futuro como jogador profissional.

Até que teve a sua oportunidade! O grande dia chegou e o pequeno rapaz teve a honra de envergar o manto sagrado em plena Catedral, substituindo ainda por cima uma lenda viva do futebol encarnado: falo de Jonas.

Ser o jovem Tiago a entrar para o lugar de Jonas deu a entender que iria ter mais oportunidades na equipa principal encarnada, o que não aconteceu. Depois desse jogo, frente ao RSC Anderlecht, Tiago Dantas apenas voltou a entrar num jogo a contar para a Taça da Liga e jogou somente cinco minutos.

Paira no ar a dúvida: então qual é o problema de Tiago Dantas? Não tem qualidade suficiente? Será que os críticos (os maus críticos, quero eu dizer) tinham razão? Será que é de facto demasiado franzino para jogar a nível sénior?

Pois bem, Tiago Dantas não tem problema nenhum, tem mais que qualidade, e não, os críticos não tinham razão: Dantas é um jogador fantástico, que compensa a sua falta de robustez física com uma inteligência fora do comum. Num futebol cada vez mais tático e menos físico, Tiago Dantas tem tudo aquilo de que precisa para se tornar num grande jogador.

Contudo, e depois de se dedicar ao Sport Lisboa e Benfica por 15 anos, o “pequeno” Dantas é transferido: empréstimo, esperemos que sem opção de compra, para um clube qualquer lá das “Alemanhas”, um tal de FC Bayern Munique.

Portanto, Dantas não tem espaço numa liga portuguesa, nem que seja a ganhar experiência em jogos teoricamente mais fáceis, como taças, mas sai para um clube que é considerado um dos tubarões europeus e que joga na terceira melhor liga do mundo? Ainda que não vá para jogar pela equipa principal, é com eles que Tiago Dantas se treina, é com eles que Tiago vai aprender e evoluir cada vez mais.

Até podia dizer que não entendo como é que isso aconteceu, mas o que não entendo verdadeiramente é como é que o SL Benfica deixou sair Dantas sem aproveitar todo o seu talento, uns dos melhores que já passou pelo Seixal. Tiago Dantas é um jogador com a marca “Made in Benfica”, talvez por isso se explique a falta de aposta no “miúdo”.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodri volta a recordar abordagem do Real Madrid: «Tiveram interesse e foram com tudo o que tinham»

Rodri voltou a recordar que o Real Madrid insistiu na sua contratação antes do médio assinar pelo Barcelona.

João Félix aponta favorito à Bola de Ouro: «Se há um jogador que te faz ligar a televisão, é ele»

João Félix elegeu Lamine Yamal como o seu favorito à Bola de Ouro. O português considera que a conquista do Mundial é determinante.

José Mourinho mantém confiança em craque do Real Madrid: eis os detalhes

José Mourinho mantém total confiança em Vinícius Júnior no Real Madrid. O internacional brasileiro é uma peça fundamental no seu projeto.

Espanha e Coreia do Norte vencem nas meias-finais e marcam encontro no final do Mundial Sub-20

Espanha e Coreia do Norte, equipas que venceram Portugal no torneio, garantiram a presença na final do Mundial Sub-20 Feminino.

PUB

Mais Artigos Populares

Goleada na Dinamarca: Sporting perde com Brondby e complica apuramento na Europa Cup

A equipa feminina do Sporting foi derrotada por 4-1 na Dinamarca frente ao Brondby, complicando o apuramento na Taça Europa.

Taça de Portugal: eis o sorteio da terceira eliminatória

Realizou-se durante o final de tarde desta quarta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

«O grande objetivo do Atlético CP é ir à fase de subida e lutar pela promoção» – Entrevista Bola na Rede a Ricardo Dias

Ricardo Dias, médio do Atlético CP, concedeu uma entrevista ao Bola na Rede, onde assumiu o objetivo do clube de lutar pela subida à Segunda Liga.