Três vértices, um único objetivo

sl benfica cabeçalho 1

Pronto, o 4-3-3 está instalado e mais do que nunca o meio-campo é o sector mais precioso no esquema tático do Benfica. Seja a defender ou a atacar, os três jogadores devem estar no máximo das suas capacidades e com uma melhor entrega jogo após jogo.

Admito que inicialmente estranhei este novo esquema tático, mas mais por Jonas surgir sozinho na frente de ataque pois ao nível do meio-campo era uma mudança que vinha aumentar a qualidade de jogo e a melhorar a ocupação de espaços.

Para Fejsa, por exemplo, ter dois elementos uns metros à sua frente ajudou-o nos processos ofensivos pois tem mais uma opção para passar a bola e até mesmo não precisa de ser ele a transportar o esférico no relvado. Defensivamente, seja com um ou dez elementos no meio-campo, estou bem descansado com Fejsa a trinco, não há muito a dizer!

Pizzi foi até há pouco tempo uma peça fundamental no meio-campo mas, em pleno Janeiro e com meia época feita, está longíssimo de ser um jogador crucial no Benfica. Habituou-nos aos movimentos, visão de jogo, até mesmo classe e neste momento é um simples médio que vive na sombra dos colegas.

Pizzi é o motor do meio-campo. Este ano está longe do que nos habituou mas é, sem dúvida, um jogador à Benfica!
Fonte: SL Benfica

Se frente ao Sporting saiu para deixar Krovinovic sozinho a trabalhar com espaço, em Braga saiu também pois Krovinovic tem uma maior presença no meio-campo. Posto isto, nota-se que Pizzi vive na sombra do camisola vinte e que precisa de render mais se quer voltar a render o que rendeu na temporada passada.

Por fim, talvez estejamos a falar do nome que, jornada após jornada, tem vindo a ganhar mais respeito dos adeptos do futebol português: Krovinovic. Chegou como um distribuidor de jogo mas devido ao estilo de jogo do Benfica teve que recuar uns metros e passar a ter uma função diferente daquela que tinha no Rio Ave. Chegou e mostrou jogo de grande qualidade, jogo esse que o fez tornar numa peça importantíssima no Benfica. Neste momento, Krovinovic está gravemente lesionado e é necessário equacionar a melhor alternativa para esta baixa de peso.

  1. Samaris. Seja a trinco ou a cumprir outras posições, tem sido importante para defender resultados ou para dar um auxilio a Fejsa. Seja a jogar ao lado do camisola cinco ou até uns metros adiantados tem vindo a entrar e cumprir com o desejado. O grego vive no banco mas sempre que entra deixa em campo aquilo que habitou os adeptos: entrega.
  2. João Carvalho. Made In Seixal e já com alguma experiência na primeira divisão, as mais recentes bonitas palavras de Rui Vitória para o jovem português são, para mim, justas! Neste momento parece-me que João Carvalho é a melhor alternativa a Krovinovic.

O Benfica conta com um trio do meio campo fortíssimo, mas que pode render muito mais daquilo que está a render. O facto de Fejsa e Pizzi estarem mais do que habituados a jogar sozinhos, retirou protagonismo e zona de conforto principalmente ao Pizzi. Para Krovinovic, fez aquilo que era pedido, aproveitar e agarrar a oportunidade dada em Guimarães. Samaris e João Carvalho são as mais próximas alternativas do triângulo do meio-campo.

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: jogador acelera para recuperar e participar na Champions League

Rui Silva falhou a última partida do Sporting frente ao Famalicão e está em dúvida para o encontro contra o Kairat Almaty.

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.