Ugurcan Çakir | Muralha turca a caminho da Luz?

- Advertisement -

Achas o turco superior a Vlachodimos?

 

É opinião (quase) unânime que não é por causa da baliza que o SL Benfica tem dificuldades em ganhar jogos e conquistar títulos. Aliás, Vlachodimos é responsável por ter salvo o clube encarnado em vários jogos com as suas defesas milagrosas.

Ainda assim, e depois da saída de Svilar, o terceiro guarda-redes, é necessária a contratação de mais um guardião. Tendo o SL Benfica fechado há dias João Félix, guardião de 19 anos proveniente da Académica de Coimbra, é quase certo que irá atuar no lugar deixado vago pelo belga nos B do clube da Luz. Fica por isso uma vaga por preencher no plantel de Schmidt.

Talvez por isso, ou talvez pela falta de confiança em Helton Leite ou mesmo em Odysseas, surgiu o nome de Ugurcan Çakir. 26 anos, titular do campeão Trabzonspor e da seleção turca, é um guarda-redes completo e seguro.

À semelhança de Sadiq, ponta-de-lança do Almería, Çakir é cobiçado por outros clubes europeus. Os 82% de rácio em defesas/remate, atestam a qualidade do turco que mede 1,91 cm.

Vlachodimos partilha curiosamente das mesmas medidas, não sendo por isso este o fator que diferencia ambos. Mas sendo Çakir o guarda-redes da liga turca que sofre menos golos por jogo, consegue aliar uma grande segurança aérea, aqui sim um dado que Odysseas nem sempre tem cumprido.

E pelos vídeos que tive a oportunidade de ver, percebi que é muito seguro nos cruzamentos laterais e nas bolas paradas, momentos chave no jogo e onde o SL Benfica tem pecado ultimamente.

Outro fator que parece estar do lado de Çakir, em comparação com o atual titular da baliza encarnada, são as bolas longas. Tendo Ederson como referência mundial, Çakir é dos guarda-redes com maior taxa de sucesso em colocações de bola longa, e este é também um momento do jogo em que o Benfica falha muitas vezes.

Na minha opinião, e salvaguardando também uma possível saída do grego, que já demonstrou no passado vontade de sair do clube, Çakir seria uma boa contratação para titular. O valor de mercado de 18 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt, pode muito bem ser negociado, com a inclusão de jogadores dispensados por Schmidt.

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Nassr sabe que o Borussia Dortmund está interessado: equipa de Cristiano Ronaldo quer 30 milhões de euros por extremo

O Borussia Dortmund está interessado na contratação de Ângelo. O extremo brasileiro pertence aos quadros do Al Nassr.

Yeremay Hernández na lista de clube inglês: é desta que vai sair do Deportivo de A Coruña?

Yeremay Hernández está a ser apontado ao Hull City. O extremo espanhol foi associado várias vezes ao Sporting nos últimos meses.

FC Porto muito próximo de acordo com o AC Milan de Ruben Amorim por Santiago Giménez: Eis os detalhes

FC Porto e AC Milan estão na fase final para selar o empréstimo de Santiago Giménez, prevendo concluir o negócio ainda esta semana.

Académico de Viseu fecha contratação de internacional jovem por Espanha para a baliza

O Académico de Viseu deverá anunciar nas próximas horas a contratação de Juan Soriano, guarda-redes que estava livre.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga contrata jovem promessa ao Estugarda: Guerreiros superaram concorrência de clubes da Premier League

O Braga fechou a contratação do avançado sérvio Jovan Milosevic, vindo do Estugarda, por oito milhões de euros.

Benfica quer resolver questão do defesa central: já há novos contactos por alvo

Stepán Chaloupek é um dos alvos do Benfica neste mercado. Os encarnados estão em contactos com o Slavia de Praga.

Volta a Portugal 2026: uma corrida entre a celebração e a memória

A 87.ª Volta a Portugal chegou ao fim com a consagração de Alexis Guérin como vencedor da classificação geral, culminando uma demonstração de força coletiva da Anicolor/Campicarn que marcou toda a corrida.