Ugurcan Çakir | Muralha turca a caminho da Luz?

- Advertisement -

Achas o turco superior a Vlachodimos?

 

É opinião (quase) unânime que não é por causa da baliza que o SL Benfica tem dificuldades em ganhar jogos e conquistar títulos. Aliás, Vlachodimos é responsável por ter salvo o clube encarnado em vários jogos com as suas defesas milagrosas.

Ainda assim, e depois da saída de Svilar, o terceiro guarda-redes, é necessária a contratação de mais um guardião. Tendo o SL Benfica fechado há dias João Félix, guardião de 19 anos proveniente da Académica de Coimbra, é quase certo que irá atuar no lugar deixado vago pelo belga nos B do clube da Luz. Fica por isso uma vaga por preencher no plantel de Schmidt.

Talvez por isso, ou talvez pela falta de confiança em Helton Leite ou mesmo em Odysseas, surgiu o nome de Ugurcan Çakir. 26 anos, titular do campeão Trabzonspor e da seleção turca, é um guarda-redes completo e seguro.

À semelhança de Sadiq, ponta-de-lança do Almería, Çakir é cobiçado por outros clubes europeus. Os 82% de rácio em defesas/remate, atestam a qualidade do turco que mede 1,91 cm.

Vlachodimos partilha curiosamente das mesmas medidas, não sendo por isso este o fator que diferencia ambos. Mas sendo Çakir o guarda-redes da liga turca que sofre menos golos por jogo, consegue aliar uma grande segurança aérea, aqui sim um dado que Odysseas nem sempre tem cumprido.

E pelos vídeos que tive a oportunidade de ver, percebi que é muito seguro nos cruzamentos laterais e nas bolas paradas, momentos chave no jogo e onde o SL Benfica tem pecado ultimamente.

Outro fator que parece estar do lado de Çakir, em comparação com o atual titular da baliza encarnada, são as bolas longas. Tendo Ederson como referência mundial, Çakir é dos guarda-redes com maior taxa de sucesso em colocações de bola longa, e este é também um momento do jogo em que o Benfica falha muitas vezes.

Na minha opinião, e salvaguardando também uma possível saída do grego, que já demonstrou no passado vontade de sair do clube, Çakir seria uma boa contratação para titular. O valor de mercado de 18 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt, pode muito bem ser negociado, com a inclusão de jogadores dispensados por Schmidt.

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Dia (da despedida) de Portugal | Portugal x Nigéria

O primeiro encontro de preparação frente ao Chile teve algumas das figuras principais da seleção de Portugal a observar da bancada.

Arsenal vai reforçar equipa técnica de Mikel Arteta com um português

O Arsenal vai nomear Arnaldo Abrantes como o novo médico da equipa. O português de 39 anos é o escolhido para o lugar de Zafar Iqbal.

Revelada a data da apresentação de José Mourinho como treinador do Real Madrid

José Mourinho vai ser apresentado como treinador do Real Madrid no dia 13 de julho. No entanto, a oficialização deve ser feita nas próximas horas.

Almería de Cristiano Ronaldo assegura lugar na final do playoff de subida com vitória nos minutos finais frente ao Castellón

Já em tempo de compensação, o Almería venceu o Castellón por 3-2 e confirmou a passagem à final do playoff de promoção à La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Aziz Yildirim cumpre promessa e Fenerbahçe chega a acordo para a contratação de Vedat Muriqi

O Fenerbahçe fechou a contratação de Vedat Muriqi, reforço prometido pelo presidente eleito, Aziz Yildirim, durante a campanha.

OFICIAL: Benfica confirma contratação de Marco Silva: eis os detalhes do contrato

O Benfica confirmou o acordo para a contratação de Marco Silva. O técnico português assinou contrato até 2028/29.

OFICIAL: Benfica confirma saída de José Mourinho para o Real Madrid por 15 milhões de euros

O Benfica enviou comunicado à CMVM a oficializar a intenção do Real Madrid em contratar José Mourinho por 15 milhões de euros. O técnico português está de saída do clube encarnado.