Ugurcan Çakir | Muralha turca a caminho da Luz?

- Advertisement -

Achas o turco superior a Vlachodimos?

 

É opinião (quase) unânime que não é por causa da baliza que o SL Benfica tem dificuldades em ganhar jogos e conquistar títulos. Aliás, Vlachodimos é responsável por ter salvo o clube encarnado em vários jogos com as suas defesas milagrosas.

Ainda assim, e depois da saída de Svilar, o terceiro guarda-redes, é necessária a contratação de mais um guardião. Tendo o SL Benfica fechado há dias João Félix, guardião de 19 anos proveniente da Académica de Coimbra, é quase certo que irá atuar no lugar deixado vago pelo belga nos B do clube da Luz. Fica por isso uma vaga por preencher no plantel de Schmidt.

Talvez por isso, ou talvez pela falta de confiança em Helton Leite ou mesmo em Odysseas, surgiu o nome de Ugurcan Çakir. 26 anos, titular do campeão Trabzonspor e da seleção turca, é um guarda-redes completo e seguro.

À semelhança de Sadiq, ponta-de-lança do Almería, Çakir é cobiçado por outros clubes europeus. Os 82% de rácio em defesas/remate, atestam a qualidade do turco que mede 1,91 cm.

Vlachodimos partilha curiosamente das mesmas medidas, não sendo por isso este o fator que diferencia ambos. Mas sendo Çakir o guarda-redes da liga turca que sofre menos golos por jogo, consegue aliar uma grande segurança aérea, aqui sim um dado que Odysseas nem sempre tem cumprido.

E pelos vídeos que tive a oportunidade de ver, percebi que é muito seguro nos cruzamentos laterais e nas bolas paradas, momentos chave no jogo e onde o SL Benfica tem pecado ultimamente.

Outro fator que parece estar do lado de Çakir, em comparação com o atual titular da baliza encarnada, são as bolas longas. Tendo Ederson como referência mundial, Çakir é dos guarda-redes com maior taxa de sucesso em colocações de bola longa, e este é também um momento do jogo em que o Benfica falha muitas vezes.

Na minha opinião, e salvaguardando também uma possível saída do grego, que já demonstrou no passado vontade de sair do clube, Çakir seria uma boa contratação para titular. O valor de mercado de 18 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt, pode muito bem ser negociado, com a inclusão de jogadores dispensados por Schmidt.

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.