Ugurcan Çakir | Muralha turca a caminho da Luz?

- Advertisement -

Achas o turco superior a Vlachodimos?

 

É opinião (quase) unânime que não é por causa da baliza que o SL Benfica tem dificuldades em ganhar jogos e conquistar títulos. Aliás, Vlachodimos é responsável por ter salvo o clube encarnado em vários jogos com as suas defesas milagrosas.

Ainda assim, e depois da saída de Svilar, o terceiro guarda-redes, é necessária a contratação de mais um guardião. Tendo o SL Benfica fechado há dias João Félix, guardião de 19 anos proveniente da Académica de Coimbra, é quase certo que irá atuar no lugar deixado vago pelo belga nos B do clube da Luz. Fica por isso uma vaga por preencher no plantel de Schmidt.

Talvez por isso, ou talvez pela falta de confiança em Helton Leite ou mesmo em Odysseas, surgiu o nome de Ugurcan Çakir. 26 anos, titular do campeão Trabzonspor e da seleção turca, é um guarda-redes completo e seguro.

À semelhança de Sadiq, ponta-de-lança do Almería, Çakir é cobiçado por outros clubes europeus. Os 82% de rácio em defesas/remate, atestam a qualidade do turco que mede 1,91 cm.

Vlachodimos partilha curiosamente das mesmas medidas, não sendo por isso este o fator que diferencia ambos. Mas sendo Çakir o guarda-redes da liga turca que sofre menos golos por jogo, consegue aliar uma grande segurança aérea, aqui sim um dado que Odysseas nem sempre tem cumprido.

E pelos vídeos que tive a oportunidade de ver, percebi que é muito seguro nos cruzamentos laterais e nas bolas paradas, momentos chave no jogo e onde o SL Benfica tem pecado ultimamente.

Outro fator que parece estar do lado de Çakir, em comparação com o atual titular da baliza encarnada, são as bolas longas. Tendo Ederson como referência mundial, Çakir é dos guarda-redes com maior taxa de sucesso em colocações de bola longa, e este é também um momento do jogo em que o Benfica falha muitas vezes.

Na minha opinião, e salvaguardando também uma possível saída do grego, que já demonstrou no passado vontade de sair do clube, Çakir seria uma boa contratação para titular. O valor de mercado de 18 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt, pode muito bem ser negociado, com a inclusão de jogadores dispensados por Schmidt.

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

O desaire na Suécia: Francisco Cabral cede na final de pares em Bastad

Francisco Cabral não conseguiu vencer o seu sétimo título ATP. O português saiu derrotado na final de pares do torneio de Bastad.

Gianluca Prestianni mais perto de ficar no Benfica: pretendente desiste do argentino e avança por alvo dos… encarnados

Gianluca Prestianni está mais perto de ficar no Benfica, uma vez que o Trabzonspor desistiu de contratar o argentino.

Luka Modric muito perto de ver futuro resolvido: Ruben Amorim pode sorrir

Luka Modric está muito próximo de renovar pelo AC Milan. Ruben Amorim está perto de poder contar com o croata para a próxima temporada.

Deportivo de A Coruña de Yeremay Hernández não vai ter de pagar a inscrição de Pierre-Emerick Aubameyang: eis a razão

O Deportivo de A Coruña confirmou a contratação de Pierre-Emerick Aubameyang e não terá de pagar a sua inscrição na La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: regresso aos treinos vai ter 2 novidades e nenhuma é Jhon Durán

O Benfica vai voltar a treinar na segunda-feira no Seixal, depois de ter realizado um estágio no Algarve, onde fez particulares.

Leganés está a negociar jogador e tenta ‘prejudicar’ o Real Madrid de José Mourinho: eis a situação

Javi Hernández pode abandonar novamente o Leganés por empréstimo, não entrando nos planos de Rubén Albés.

Adrien Rabiot garante que vai falar com Ruben Amorim no regresso aos treinos no AC Milan: «Precisamos de descansar bem e depois estaremos de...

Adrien Rabiot tem o futuro em aberto apesar de ter mais 2 anos de contrato no AC Milan. O francês admitiu que vai falar com Ruben Amorim.