Um jogo de sentido único

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Podem acusar Luís Filipe Vieira de ser hipócrita, ou mesmo oportunista. Podem fazê-lo recorrendo ao seu passado, recordando as suas palavras e os seus actos, enumerando os seus defeitos, os erros que cometeu e todos os maus exemplos que já nos deu. Podem dizê-lo – sem se acanharem, a vosso bel-prazer – por escrito, ou de viva voz, alto e em bom som: o presidente do Benfica não é perfeito! Nunca foi, não é e, perdoem-me a natureza pessimista, receio que nunca o venha a ser. A questão, neste caso, é que tal não constitui uma novidade para o benfiquista comum, com mais conhecimento sobre o percurso do homem e do dirigente, bem como sobre os seus defeitos e virtudes – atributos devidamente escalpelizados, avaliados repetidamente, nos sítios e locais apropriados, com respeito pela tradição democrática.

No Benfica não há vacas sagradas; e os intocáveis (pois que os há!) existem em versões feitas de bronze, às portas do estádio, de uma matéria sobre-humana e eterna, criada, por princípio, pelo mérito de quem o teve e, em definitivo, pelo voto popular, esclarecido e unânime. Luís Filipe Vieira revela ainda, a meu ver, certas lacunas, objectivas e até palpáveis – algumas de pormenor, outras nem por isso. Mas esta opinião pessoal, que assumo sem complexos, antes mesmo por necessidade militante, não me impede, no entanto, de reconhecer a sua significativa evolução enquanto líder e gestor, ao longo dos quase treze anos que já leva na presidência do meu clube. O seu recente apelo – “Não falem dos outros clubes.” – confirma esse progresso, definindo, de forma clara e inequívoca, o seu actual estilo de liderança; transmitindo segurança e tranquilidade e, acima de tudo, fixando o discurso oficial do clube num patamar elevado, digno e eficaz, com o qual todos os benfiquistas se podem identificar e orgulhar.

LFV trocou as peças e vence (também) o campeonato da comunicação Fonte: SL Benfica
LFV trocou as peças e vence (também) o campeonato da comunicação
Fonte: SL Benfica

Pese a realidade: o tema da comunicação dos clubes e entre os clubes tem, ultimamente, gerado enorme discussão. Ou melhor, algumas leituras extraviadas. Para quem não quer perceber (ou não consegue fazê-lo) torna-se inútil explicar; porém, tentarei uma vez mais: a propalada troca de palavras entre Benfica e Sporting, esses galhardetes praticamente diários – que vêm nos jornais, são muito comentados no mundo virtual e real, e destacados recorrentemente, mas não inocentemente, por vários notáveis portistas – simplesmente não existe.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A magia das línguas: Dicionário Português-Euskara do mundo do futebol

O País Basco conta com uma língua própria, com uma dificuldade de aprendizagem acima da média. A sua origem é desconhecida.

Rangers rejeita 15 milhões de euros do Fenerbahçe por Youssef Chermiti

O Rangers não aceitou uma proposta de 15 milhões de euros por Youssef Chermiti. O avançado internacional sub-21 português tem estado em destaque na equipa escocesa.

Gonçalo Esteves deixa o Alverca e vai assinar por equipa italiana

Gonçalo Esteves vai deixar o Alverca. O lateral português vai terminar o empréstimo e vai assinar pelo Catanzaro a título definitivo.

Fechado: Alex Amorim deixa o Alverca e é a maior venda da história do clube ribatejano

O Alverca já fechou a venda de Alex Amorim para o Genoa. O médio brasileiro vai ser vendido por oito milhões de euros, mais dois milhões de euros em bónus.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges reflete sobre a sua carreira: «Tudo começou lá atrás quando tinha 26 anos e comecei a treinar a formação do Mirandela»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges e a recuperação de Ousmane Diomandé: «A vontade dele jogar é tanta, independentemente da máscara»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Preparámos o jogo olhando mais para o coletivo do que para o individual»

Rui Borges marcou presença esta terça-feira no San Mamés, de forma a realizar a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Athletic.