📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um Pizzi que não o está a ser, ou que nunca o foi

sl benfica cabeçalho 1Muito se tem debatido o momento de forma de Pizzi. Os benfiquistas afirmam que é apenas um momento de menor espetacularidade da carreira, já os adeptos de outros clubes dizem que este sim é o verdadeiro Pizzi. Não o hispano-argentino que jogou no Barcelona, mas o Luís Miguel Afonso Fernandes.

- Advertisement -

Nas épocas transatas, o médio português, ou extremo, conforme a opção tática do treinador, assumiu um papel de enorme destaque pelo que jogava, mas, sobretudo, pelo que fazia jogar. Desde ser o jogador que transportava a bola até zonas mais avançadas – Fesja é essencialmente um médio de recuperação defensiva -, era também o jogador que fazia passes de rutura que, com frequência, criava situações de superioridade numérica ofensiva.

Para além de Jonas, que é o maior desequilibrador na equipa encarnada, era no jogador que em tempos passou no Atlético de Madrid que se depositava a esperança de que num passe de qualidade elevada desbloqueasse defesas bem organizadas e, consequentemente, um resultado menos favorável. Não me recordo concretamente, mas de certo li e ouvi muitas vezes dizerem que era o melhor médio a atuar em Portugal, estatuto que não conseguiu manter, nem em Portugal nem mesmo no Benfica.

O que vemos hoje é um jogador desmotivado, que falha passes com grande frequência, considerando aquela a que habituou os adeptos, e que assume alguma timidez, numa forma suave de dizer pressão, na hora de assumir o controlo do jogo. Sem ideia de jogo, bola vem bola vai e nada acrescentar a não ser mais um passe para a estatística da partida.

É a má forma que Pizzi está a atravessar a causa do seu baixo rendimento? Fonte: SL Benfica
É a má forma que Pizzi está a atravessar a causa do seu baixo rendimento?
Fonte: SL Benfica

Considerando as outras hipóteses de Rui Vitória, vejo em Krovinovic um bom jogador, com talento nos pés e uma margem de evolução que o pode deixar algo entusiasmado com o futuro, contudo só tem ganho maior destaque face ao momento de forma de Pizzi. Qual seria o adepto benfiquista que olharia para o jovem com hipóteses de ser titular se de súbito não se tivesse gerado um intenso debate sobre a forma de Pizzi? Talvez só os “entendidos da bola” ou aqueles que com o jovem trabalham ou trabalharam e que lhe reconhecem características de jogador de elevada qualidade, mas essa é uma questão que deixo para outro artigo.

Já comparar o português a Filipe Augusto nem considero sensato, uma vez que são jogadores de características muito distintas, pelo que não iria ser por essa comparação que se iria perceber se Pizzi já não é Pizzi, ou se nunca o foi na verdade.

De momento, não vislumbro uma resposta concreta para o dilema que eu próprio decidi colocar no título do artigo. No entanto, para bem dele, do Benfica e, eventualmente, da seleção – algo que neste momento me parece perfeitamente descabido, mas cuja hipótese não descarto por completo – que Pizzi nunca tenha deixado de ser Pizzi. Apenas ainda está de férias.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.