Um problema central

- Advertisement -

O Benfica conta, neste momento, com quatro defesas centrais no plantel principal: Jardel, Rúben Dias, Conti e Lema. Sendo que destes quatro, apenas dois têm a unanimidade dos adeptos quanto à sua qualidade para entrar em campo para uma posição fundamental na defesa encarnada.

Acontece que a defesa tem sido um dos pontos mais criticados esta temporada, sendo claro que havia uma desorganização nos movimentos defensivos do Benfica, já que tem o maior número de golos sofridos, no campeonato, dos últimos dez anos: são 17 tentos que a defesa dos encarnados permitiu que entrassem na sua baliza.

Em várias ocasiões se notou a fragilidade defensiva da equipa, se bem que agora, nas mãos de Bruno Lage, tudo se parece estar a endireitar lentamente, levando a uma defesa mais coesa, organizada e segura.

No entanto, acontece que no plantel, só constam dois jogadores, Jardel e Rúben Dias, os habituais titulares, que podem cumprir com a maior qualidade e segurança a função de defesa central. Conti e Lema mostraram-se autênticos erros de casting, não havendo consenso entre a massa adepta quanto a estes dois atletas.

Conti não consegue convencer a maioria dos adeptos encarnados
Fonte: SL Benfica

Eu sou da opinião de que Conti e Lema não são bons o suficiente para o Benfica, um facto que cria um problema. Na ocasião de um dos titulares, Rúben Dias ou Jardel, – ou até mesmo os dois em simultâneo – ficarem suspensos por um ou mais jogos, seja por lesão ou suspensão por amarelos ou expulsões, faz com que ou Conti ou Lema tenham de entrar para o onze inicial. Isto é algo que tem de preocupar a estrutura do Benfica, pensando seriamente em aproveitar estes últimos dias de mercado de inverno para adquirir uma melhor opção a estes dois atletas.

Se Jardel e Rúben Dias que têm provas dadas de qualidade têm tido a pior média de golos sofridos ao fim de 18 jornadas, ao colocar um jogador de menor qualidade em jogo poderá criar um buraco na defesa e desequilibrar um setor de elevada importância para a conquista de pontos em quaisquer ocasiões.

Na formação existem duas opções pertinentes: Kalaica e Francisco Ferreira (ou “Ferro”) – este último já analisado na rubrica Estrelas da Formação. Ambos são alternativas interessantes para uma subida à equipa principal, mas seria necessária uma maior análise para confirmar que ambos os jovens estão prontos para enfrentar uma maior competitividade. Kalaica já chegou a jogar – e marcar – pela equipa principal, na última jornada da época 2016/17, na Luz frente ao Boavista, marcando o empate ao cair do pano num jogo em que participou do início ao fim.

Seja qual for a opção, é certo que Conti e Lema não estão no patamar exigido na defesa do Benfica. No caso de acontecer um azar a qualquer um dos centrais habituais, nenhum dos dois parece estar ao nível de substituir os titulares. A janela de transferências está perto de fechar, a dia 31 de janeiro, por isso se for para ir buscar alguém que não esteja na formação, o melhor é apressar o processo.

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Tralhão confessa sonho na chegada ao Jamor: «O ano passado estava na final da Taça Feminina e acompanhei a equipa a ganhar a...

Luis Tralhão fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal.

Mário Ferreira agradece aos adeptos do Fafe e destaca trajeto na Taça de Portugal: «Algo que o clube e a cidade nunca vão esquecer»

Mário Ferreira fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal.

Filipe Cardoso não esconde frustração e não esquece percurso do Fafe na Taça de Portugal: «Orgulho enorme na caminhada, eliminámos 3 equipas da Primeira...

Filipe Cardoso fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal e terminou com apuramento do Torreense.

David Bruno foi herói no apuramento do Torreense: «Estava guardado para um grande momento»

David Bruno fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal e terminou com apuramento do Torreense.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a data da final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Torreense

Já está definida a final da Taça de Portugal, que será jogada a 24 de maio. Sporting e o Torreense têm duelo marcado no Estádio do Jamor.

Há novidades importantes sobre João Palhinha: português pode ficar na Premier League

João Palhinha pode manter-se no Tottenham, já que o emblema de Londres está satisfeito com o seu rendimento.

Eis os 6 destaques da vitória histórica do Torreense sobre o Fafe que mete o clube na final da Taça de Portugal e no...

O Torreense venceu o Fafe por 2-0 e está no Jamor. Eis os seis destaques do jogo da meia-final da Taça de Portugal.