Um problema central

- Advertisement -

O Benfica conta, neste momento, com quatro defesas centrais no plantel principal: Jardel, Rúben Dias, Conti e Lema. Sendo que destes quatro, apenas dois têm a unanimidade dos adeptos quanto à sua qualidade para entrar em campo para uma posição fundamental na defesa encarnada.

Acontece que a defesa tem sido um dos pontos mais criticados esta temporada, sendo claro que havia uma desorganização nos movimentos defensivos do Benfica, já que tem o maior número de golos sofridos, no campeonato, dos últimos dez anos: são 17 tentos que a defesa dos encarnados permitiu que entrassem na sua baliza.

Em várias ocasiões se notou a fragilidade defensiva da equipa, se bem que agora, nas mãos de Bruno Lage, tudo se parece estar a endireitar lentamente, levando a uma defesa mais coesa, organizada e segura.

No entanto, acontece que no plantel, só constam dois jogadores, Jardel e Rúben Dias, os habituais titulares, que podem cumprir com a maior qualidade e segurança a função de defesa central. Conti e Lema mostraram-se autênticos erros de casting, não havendo consenso entre a massa adepta quanto a estes dois atletas.

Conti não consegue convencer a maioria dos adeptos encarnados
Fonte: SL Benfica

Eu sou da opinião de que Conti e Lema não são bons o suficiente para o Benfica, um facto que cria um problema. Na ocasião de um dos titulares, Rúben Dias ou Jardel, – ou até mesmo os dois em simultâneo – ficarem suspensos por um ou mais jogos, seja por lesão ou suspensão por amarelos ou expulsões, faz com que ou Conti ou Lema tenham de entrar para o onze inicial. Isto é algo que tem de preocupar a estrutura do Benfica, pensando seriamente em aproveitar estes últimos dias de mercado de inverno para adquirir uma melhor opção a estes dois atletas.

Se Jardel e Rúben Dias que têm provas dadas de qualidade têm tido a pior média de golos sofridos ao fim de 18 jornadas, ao colocar um jogador de menor qualidade em jogo poderá criar um buraco na defesa e desequilibrar um setor de elevada importância para a conquista de pontos em quaisquer ocasiões.

Na formação existem duas opções pertinentes: Kalaica e Francisco Ferreira (ou “Ferro”) – este último já analisado na rubrica Estrelas da Formação. Ambos são alternativas interessantes para uma subida à equipa principal, mas seria necessária uma maior análise para confirmar que ambos os jovens estão prontos para enfrentar uma maior competitividade. Kalaica já chegou a jogar – e marcar – pela equipa principal, na última jornada da época 2016/17, na Luz frente ao Boavista, marcando o empate ao cair do pano num jogo em que participou do início ao fim.

Seja qual for a opção, é certo que Conti e Lema não estão no patamar exigido na defesa do Benfica. No caso de acontecer um azar a qualquer um dos centrais habituais, nenhum dos dois parece estar ao nível de substituir os titulares. A janela de transferências está perto de fechar, a dia 31 de janeiro, por isso se for para ir buscar alguém que não esteja na formação, o melhor é apressar o processo.

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

O mercado de inverno visto do banco

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Champions League: Real Madrid dá preferência a um encontro frente ao Benfica no playoff

A maioria dos elementos que compõem a estrutura e o plantel do Real Madrid querem enfrentar o Benfica no playoff da Champions League.

O regresso de Rafa Silva ao Benfica

Dois anos depois de ter trocado o Benfica pelo Besiktas a custo zero, aí está Rafa de volta à Luz. Os encarnados desembolsaram cerca de cinco milhões de euros pelo avançado de 32 anos.

Alisson Santos deixa-se seduzir pelo Nápoles: os milhões que os italianos ponderam oferecer para convencer o Sporting

O Nápoles está a tentar o empréstimo de Alisson Santos ao Sporting, podendo colocar uma cláusula de opção de compra de 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Martín Anselmi começa Brasileirão com goleada frente ao Cruzeiro

O Botafogo aplicou uma goleada por 4-0 frente ao Cruzeiro, num encontro relativo à primeira jornada do Brasileirão.

Nulo, mas seguro | Go Ahead Eagles 0-0 SC Braga

O SC Braga foi a Deventer com um objetivo simples, sair vivo e sem sustos, num jogo em que o contexto pedia mais cabeça do que brilho.

Benfica lança camisola relacionada com o golo de Anatoliy Trubin ao Real Madrid

O Benfica lançou uma camisola relacionada com o golo de Anatoliy Trubin frente ao Real Madrid, para a Champions League.