📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um problema central

- Advertisement -

O Benfica conta, neste momento, com quatro defesas centrais no plantel principal: Jardel, Rúben Dias, Conti e Lema. Sendo que destes quatro, apenas dois têm a unanimidade dos adeptos quanto à sua qualidade para entrar em campo para uma posição fundamental na defesa encarnada.

Acontece que a defesa tem sido um dos pontos mais criticados esta temporada, sendo claro que havia uma desorganização nos movimentos defensivos do Benfica, já que tem o maior número de golos sofridos, no campeonato, dos últimos dez anos: são 17 tentos que a defesa dos encarnados permitiu que entrassem na sua baliza.

Em várias ocasiões se notou a fragilidade defensiva da equipa, se bem que agora, nas mãos de Bruno Lage, tudo se parece estar a endireitar lentamente, levando a uma defesa mais coesa, organizada e segura.

No entanto, acontece que no plantel, só constam dois jogadores, Jardel e Rúben Dias, os habituais titulares, que podem cumprir com a maior qualidade e segurança a função de defesa central. Conti e Lema mostraram-se autênticos erros de casting, não havendo consenso entre a massa adepta quanto a estes dois atletas.

Conti não consegue convencer a maioria dos adeptos encarnados
Fonte: SL Benfica

Eu sou da opinião de que Conti e Lema não são bons o suficiente para o Benfica, um facto que cria um problema. Na ocasião de um dos titulares, Rúben Dias ou Jardel, – ou até mesmo os dois em simultâneo – ficarem suspensos por um ou mais jogos, seja por lesão ou suspensão por amarelos ou expulsões, faz com que ou Conti ou Lema tenham de entrar para o onze inicial. Isto é algo que tem de preocupar a estrutura do Benfica, pensando seriamente em aproveitar estes últimos dias de mercado de inverno para adquirir uma melhor opção a estes dois atletas.

Se Jardel e Rúben Dias que têm provas dadas de qualidade têm tido a pior média de golos sofridos ao fim de 18 jornadas, ao colocar um jogador de menor qualidade em jogo poderá criar um buraco na defesa e desequilibrar um setor de elevada importância para a conquista de pontos em quaisquer ocasiões.

Na formação existem duas opções pertinentes: Kalaica e Francisco Ferreira (ou “Ferro”) – este último já analisado na rubrica Estrelas da Formação. Ambos são alternativas interessantes para uma subida à equipa principal, mas seria necessária uma maior análise para confirmar que ambos os jovens estão prontos para enfrentar uma maior competitividade. Kalaica já chegou a jogar – e marcar – pela equipa principal, na última jornada da época 2016/17, na Luz frente ao Boavista, marcando o empate ao cair do pano num jogo em que participou do início ao fim.

Seja qual for a opção, é certo que Conti e Lema não estão no patamar exigido na defesa do Benfica. No caso de acontecer um azar a qualquer um dos centrais habituais, nenhum dos dois parece estar ao nível de substituir os titulares. A janela de transferências está perto de fechar, a dia 31 de janeiro, por isso se for para ir buscar alguém que não esteja na formação, o melhor é apressar o processo.

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois das vitórias do FC Porto e do Braga na Europa League

Portugal somou tantos pontos como podia esta quinta-feira europeia. Tanto o FC Porto como o Braga venceram os seus jogos na Europa League.

Benfica vence OC Barcelos na Champions League de Hóquei em Patins

O Benfica derrotou o OC Barcelons na terceira jornada da fase de grupos da Champions League de Hóquei em Patins. Vitória por 6-1.

Francesco Farioli exigente: «Sofrer um golo assim no final faz-me sofrer»

Francesco Farioli analisou o desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Stephen Eustáquio recorda tempos a central com Martín Anselmi: «Quero tirar isso do portfólio»

Stephen Eustáquio fez a análise do desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Anes Mravac: «O FC Porto é candidato a vencer a Europa League e faria uma boa Champions League»

Anes Mravac analisou o desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Carlos Vicens: «Penso que é importante darmos valor ao que foi alcançado hoje»

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nice da Europa League. Encontro marcou a sexta jornada da fase de liga da prova.

Atenção, Sporting: Athletic aposta em mais um jovem na Champions League

O Athletic apostou novamente em Asier Hierro numa partida da Champions League. Os bascos vão enfrentar o Sporting.