Um problema extremo e Úma(ro) solução a ter em conta | SL Benfica

- Advertisement -

Extremos procuram-se. É, pelo menos, o que as constantes testagens táticas de Nélson Veríssimo aparentam indicar. O atual técnico da principal equipa do Sport Lisboa e Benfica tem encostado às linhas jogadores que teriam, num plano académico, maior preponderância em terrenos interiores – Paulo Bernardo, João Mário e até Rafa, que explanou o seu melhor futebol esta época em dinâmicas centrais.

Não será, de todo, a melhor solução, mas a verdade é que escasseiam extremos que cumpram com o desejado. Everton ainda se está a encontrar e até pode encontrar a porta de saída, Lázaro conta para lateral, Gil Dias ainda não convenceu e não tem sido aposta, Radonjic pode não completar sequer o mês de janeiro nas águias e Diogo Gonçalves começa agora a reaparecer.

Sobra Darwin pela esquerda e… quem pela direita? Olhando para o plantel principal é difícil encontrar um plano. Todavia, há sempre um plano B – o plano SL Benfica B. E olhando para os Bês dos encarnados damos de caras com uma solução chamada Úmaro Embaló. O extremo canhoto de 20 anos vem reclamando uma chamada ao patamar cimeiro toda esta época.

Num SL Benfica B em evidência e líder da Segunda Liga, todos parecem jogar bem. Úmaro Embaló, contudo, parece jogar melhor. Continua a potenciar em campo a sua enorme capacidade de desequilíbrio, mas de uma forma muito mais ponderada. Cada vez escolhe melhor os momentos em que deve aplicar a sua capacidade técnica e os momentos em que a vertente tática se sobrepõe.

Decide também cada vez melhor. E as sete assistências (a que se juntam quatro golos) em 18 partidas esta temporada exemplificam essa tomada de decisão que o “85” dos Bês tem evidenciado. Posto isto, ofensivamente está feito um tremendo futebolista para a sua idade e contexto. Todavia, não é só no último terço que tem crescido e ampliado o seu leque de capacidades.

Defensivamente está mais comprometido com a equipa. Apesar da sua iminente vertigem ofensiva, preocupa-se com o auxílio que tem que prestar à equipa no momento defensivo, vindo esta época adquirindo uma leitura do seu próprio posicionamento muito interessante. Além disso, tem pulmão e velocidade para encaixar bem nas tarefas de ala num 4-4-2 que Veríssimo queira implementar na equipa A.

É uma questão de oportunidade. Oportunidade essa que Úmaro Embaló reclama há já algum tempo e oportunidade essa que o SL Benfica não devia desperdiçar. Trata-se de um jogador diferenciado (como se viu pelo golo que lhe deu o prémio de melhor golo de dezembro da Segunda Liga) e que em 2018 esteve na porta de saída do clube e na de entrada do RB Leipzig. Ficou, trabalhou, melhorou e agora chegou o momento dele.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.