📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um problema extremo e Úma(ro) solução a ter em conta | SL Benfica

- Advertisement -

Extremos procuram-se. É, pelo menos, o que as constantes testagens táticas de Nélson Veríssimo aparentam indicar. O atual técnico da principal equipa do Sport Lisboa e Benfica tem encostado às linhas jogadores que teriam, num plano académico, maior preponderância em terrenos interiores – Paulo Bernardo, João Mário e até Rafa, que explanou o seu melhor futebol esta época em dinâmicas centrais.

Não será, de todo, a melhor solução, mas a verdade é que escasseiam extremos que cumpram com o desejado. Everton ainda se está a encontrar e até pode encontrar a porta de saída, Lázaro conta para lateral, Gil Dias ainda não convenceu e não tem sido aposta, Radonjic pode não completar sequer o mês de janeiro nas águias e Diogo Gonçalves começa agora a reaparecer.

Sobra Darwin pela esquerda e… quem pela direita? Olhando para o plantel principal é difícil encontrar um plano. Todavia, há sempre um plano B – o plano SL Benfica B. E olhando para os Bês dos encarnados damos de caras com uma solução chamada Úmaro Embaló. O extremo canhoto de 20 anos vem reclamando uma chamada ao patamar cimeiro toda esta época.

Num SL Benfica B em evidência e líder da Segunda Liga, todos parecem jogar bem. Úmaro Embaló, contudo, parece jogar melhor. Continua a potenciar em campo a sua enorme capacidade de desequilíbrio, mas de uma forma muito mais ponderada. Cada vez escolhe melhor os momentos em que deve aplicar a sua capacidade técnica e os momentos em que a vertente tática se sobrepõe.

Decide também cada vez melhor. E as sete assistências (a que se juntam quatro golos) em 18 partidas esta temporada exemplificam essa tomada de decisão que o “85” dos Bês tem evidenciado. Posto isto, ofensivamente está feito um tremendo futebolista para a sua idade e contexto. Todavia, não é só no último terço que tem crescido e ampliado o seu leque de capacidades.

Defensivamente está mais comprometido com a equipa. Apesar da sua iminente vertigem ofensiva, preocupa-se com o auxílio que tem que prestar à equipa no momento defensivo, vindo esta época adquirindo uma leitura do seu próprio posicionamento muito interessante. Além disso, tem pulmão e velocidade para encaixar bem nas tarefas de ala num 4-4-2 que Veríssimo queira implementar na equipa A.

É uma questão de oportunidade. Oportunidade essa que Úmaro Embaló reclama há já algum tempo e oportunidade essa que o SL Benfica não devia desperdiçar. Trata-se de um jogador diferenciado (como se viu pelo golo que lhe deu o prémio de melhor golo de dezembro da Segunda Liga) e que em 2018 esteve na porta de saída do clube e na de entrada do RB Leipzig. Ficou, trabalhou, melhorou e agora chegou o momento dele.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.