Um problema extremo e Úma(ro) solução a ter em conta | SL Benfica

- Advertisement -

Extremos procuram-se. É, pelo menos, o que as constantes testagens táticas de Nélson Veríssimo aparentam indicar. O atual técnico da principal equipa do Sport Lisboa e Benfica tem encostado às linhas jogadores que teriam, num plano académico, maior preponderância em terrenos interiores – Paulo Bernardo, João Mário e até Rafa, que explanou o seu melhor futebol esta época em dinâmicas centrais.

Não será, de todo, a melhor solução, mas a verdade é que escasseiam extremos que cumpram com o desejado. Everton ainda se está a encontrar e até pode encontrar a porta de saída, Lázaro conta para lateral, Gil Dias ainda não convenceu e não tem sido aposta, Radonjic pode não completar sequer o mês de janeiro nas águias e Diogo Gonçalves começa agora a reaparecer.

Sobra Darwin pela esquerda e… quem pela direita? Olhando para o plantel principal é difícil encontrar um plano. Todavia, há sempre um plano B – o plano SL Benfica B. E olhando para os Bês dos encarnados damos de caras com uma solução chamada Úmaro Embaló. O extremo canhoto de 20 anos vem reclamando uma chamada ao patamar cimeiro toda esta época.

Num SL Benfica B em evidência e líder da Segunda Liga, todos parecem jogar bem. Úmaro Embaló, contudo, parece jogar melhor. Continua a potenciar em campo a sua enorme capacidade de desequilíbrio, mas de uma forma muito mais ponderada. Cada vez escolhe melhor os momentos em que deve aplicar a sua capacidade técnica e os momentos em que a vertente tática se sobrepõe.

Decide também cada vez melhor. E as sete assistências (a que se juntam quatro golos) em 18 partidas esta temporada exemplificam essa tomada de decisão que o “85” dos Bês tem evidenciado. Posto isto, ofensivamente está feito um tremendo futebolista para a sua idade e contexto. Todavia, não é só no último terço que tem crescido e ampliado o seu leque de capacidades.

Defensivamente está mais comprometido com a equipa. Apesar da sua iminente vertigem ofensiva, preocupa-se com o auxílio que tem que prestar à equipa no momento defensivo, vindo esta época adquirindo uma leitura do seu próprio posicionamento muito interessante. Além disso, tem pulmão e velocidade para encaixar bem nas tarefas de ala num 4-4-2 que Veríssimo queira implementar na equipa A.

É uma questão de oportunidade. Oportunidade essa que Úmaro Embaló reclama há já algum tempo e oportunidade essa que o SL Benfica não devia desperdiçar. Trata-se de um jogador diferenciado (como se viu pelo golo que lhe deu o prémio de melhor golo de dezembro da Segunda Liga) e que em 2018 esteve na porta de saída do clube e na de entrada do RB Leipzig. Ficou, trabalhou, melhorou e agora chegou o momento dele.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca garante interesse de Galatasaray em Alan Varela: eis os planos do FC Porto

Alan Varela está na mira do Galatasaray. FC Porto não tem intenção de vender médio argentino neste mercado de inverno.

Rafa Silva continua na mira do Benfica

O Benfica não esquece Rafa Silva. Futuro do avançado português tem sido tema de discussão na Luz e no Besiktas.

Andreas Schjelderup mais perto de trocar Benfica por clube de Itália: eis as novidades

O Parma está otimista em contratar Andreas Schjelderup ao Benfica. Emblema italiano prepara contrato até 2030 para o extremo.

Sporting pensa em empréstimo de Alisson Santos e há tem interessados em Portugal

Emprestar Alisson Santos é uma opção em cima da mesa para o Sporting. Extremo brasileiro tem interessados em Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.