Anúncio Publicitário

sl benfica cabeçalho 1

No Verão de 2013, o Benfica gastou seis milhões de euros por metade do passe de um jogador do Atlético de Madrid chamado Luís Miguel Fernandes, mais conhecido no mundo do futebol por Pizzi. Apesar do preço elevado, este não foi aposta imediata no plantel, sendo emprestado ao Espanhol de Barcelona em 2013/2014.

Regressado na época seguinte à equipa encarnada, Jorge Jesus viu nele o substituto ideal para Enzo Pérez, que seria vendido ao Valencia em Janeiro. Pizzi já na altura se destacava como um jogador que tornava o difícil fácil, um jogador criativo, de grande imprevisibilidade e que definia bem os lances. Com isso, Jorge Jesus entendeu que ele seria uma boa opção para a posição de 8, visto que, como JJ gosta de dizer, é um jogador que percebe os momentos do jogo.

Anúncio Publicitário

O transmontano assumiu o lugar no miolo na segunda metade da época e o Benfica acabaria a época com o bicampeonato e mais uma Taça da Liga. Porém, o seu desempenho na posição foi algo irregular. Se nos jogos em casa realizava grandes exibições pautando o ritmo da equipa, nos jogos fora, contra equipas que colocavam mais homens no seu meio-campo, Pizzi tinha mais dificuldades em impor o seu jogo e a equipa ressentia-se disso.

Na época seguinte, já com Rui Vitória ao leme, após algumas más exibições no miolo e o aparecimento de Renato Sanches, Pizzi seria desviado para a ala direita. Como interior-direito, Pizzi tornar-se-ia num dos jogadores mais importantes na manobra da equipa, funcionando como terceiro médio em situação defensiva. Nestas funções, Pizzi evoluiu no aspecto táctico, aprendendo a posicionar-se dentro do terreno de jogo.

Pizzi representou a equipa das quinas na Taça das Confederações Fonte: SL Benfica
Pizzi representou a equipa das quinas na Taça das Confederações
Fonte: SL Benfica

Na minha opinião, a posição de box-to-box é a posição mais importante e a mais difícil de desempenhar, principalmente num 4-4-2. E na época passada, quando Pizzi rendeu o lesionado André Horta a oito, já se viam algumas melhorias na posição, mas ainda não estava no ponto.

Anúncio Publicitário