Se Vizela diz-lhe que há jogaço no Minho | FC Vizela x SL Benfica

    Benfica
    Primeira Liga, 22.ª jornada: sábado, 20h30, 25 de fevereiro de 2023

    ANTEVISÃO: EM BUSCA DA PRIMEIRA FRENTE AO PRIMEIRO

    O líder do campeonato desloca-se ao reduto do FC Vizela, nono classificado, para tentar alargar, à condição, a vantagem sobre o FC Porto para oito pontos.

    Uma vitória vizelense seria história e inédita (nos literais sentidos dos vocábulos), mas não será tarefa fácil. No entanto, os dados recolhidos indicam que triunfar em Vizela, apesar de ser o mais provável, não será de todo um passeio no parque para os encarnados.

    De resto, nenhuma visita ao Minho tem sido pera doce para os homens de Roger Schmidt.

    10 DADOS RÁPIDOS

    Nos sete confrontos anteriores registaram-se seis triunfos do SL Benfica e um empate.

    2. As águias venceram nas três deslocações a Vizela, mas sempre apenas por um golo de diferença (1-2, 1-2, 0-1).

    3. Ambas as equipas marcaram em cinco dos sete confrontos diretos entre vizelenses e encarnados.

    4. Apesar de nunca terem vencido o SL Benfica, os minhotos estiveram em vantagem em três das sete partidas ante os encarnados.

    5. O resultado mais vezes registado entre FC Vizela e SL Benfica é 2-1 (três vezes).

    6. Os homens de Vizela não vencem há três partidas. A turma lisboeta não perde há 10 encontros (desconsiderando a derrota nos penáltis em Braga).

    7. Nos últimos dez jogos, o SL Benfica somou oito vitórias, enquanto os vizelenses triunfaram apenas por três vezes no mesmo número de partidas (mas as três vitórias foram conseguidas em casa).

    8. FC Vizela e SL Benfica são duas das cinco equipas do campeonato que têm saldo positivo de golos (mais dois e mais 41, respetivamente), a par de FC Porto, SC Braga e Sporting CP.

    9. O SL Benfica é o melhor ataque e a segunda melhor defesa da Primeira Liga. O FC Vizela é o sétimo ataque mais produtivo e a sexta defesa menos batida.

    10. O período mais fértil das águias corresponde aos últimos 15 minutos da partida (10 golos). Curiosamente, é o período menos produtivo dos vizelenses, a par do período de descontos do primeiro tempo (um golo apenas). O FC Vizela marca mais nos primeiros e segundos quartos de hora do segundo tempo (cinco tentos em cada um desses períodos).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Kiko Bondoso (FC Vizela) – O português tem dado a conhecer a sua qualidade ao futebol português nos vários escalões que disputou. Fazendo jus à camisola “10” que enverga e mostrando ser um futebolista acima da média da equipa vizelense, é, sempre, uma das principais armas dos minhotos. O jogo frente ao líder do campeonato vai exigir uma performance defensiva mais consistente do FC Vizela, o que pode restringir a quantidade de ações ofensivas de Kiko Bondoso. Por outro lado, vai exigir que o português de 27 anos seja eficaz e eficiente nas ações ofensivas que conseguir executar.

    Gonçalo Ramos (SL Benfica) – O melhor marcador da Primeira Liga voltou à equipa recentemente e tem sido, de novo, uma importante engrenagem na máquina ofensiva encarnada. Na receção ao Boavista FC, foi importante pelo que trabalhou e pelo golo que marcou, esperando-se que também em Vizela seja uma das peças mais trabalhadoras e de maior qualidade da turma de Roger Schmidt.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Vizela: Buntic; Bruno Wilson, Anderson Jesus, Kiki Afonso; Claudemir, Samu Silva, Alex Méndez, Raphael Guzzo; Kiko Bondoso, Nuno Moreira, Osmajic.

    Treinador: Manuel Tulipa

    «Temos de ser uma equipa compacta, coesa e agressiva. Se [o Benfica] ultrapassar a nossa primeira e segunda linhas de pressão, temos de saber parar o jogo. (…) Queremos arranjar espaço para ataques rápidos ou encontrar espaços para ferir o adversário em ataque posicional. Isso vai depender de como começarmos o jogo. Se não formos uma equipa rigorosa em termos táticos, que não tenha ambição e vá para jogo só para defender, não vamos ser capazes de fazer o que procuramos».

    SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Florentino, Chiquinho, Aursnes, Rafa, João Mário; Gonçalo Ramos.

    Treinador: Roger Schmidt

    «Não é fácil jogar contra o FC Vizela, especialmente na sua casa. Na semana passada, jogaram com uma linha de quatro defesas, mas conseguem ter diferentes abordagens. Estamos habituados, não sabemos exatamente como os adversários vão jogar contra nós. Mudam muitas vezes a abordagem por nossa causa. Mas estamos preparados para as duas possibilidades, uma defesa de quatro ou de cinco jogadores. Esperamos um jogo duro».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Vizela 1-3 SL Benfica
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Borges eliminado nos quartos de final do challenger de Cagliari

    Nuno Borges foi eliminado esta sexta-feira dos challenger de...

    Manchester City observou jogador do Borussia Dortmund

    O Manchester City esteve a analisar Ian Maatsen durante...

    Internacional português de regresso aos treinos na Premier League

    Pedro Neto, internacional português, esteve lesionado durante as últimas...

    Lopetegui não vai para o AC Milan e está cada vez mais perto da voltar à Premier League

    Julen Lopetegui encontra-se atualmente sem clube. O antigo treinador...
    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.