Fazendo jus ao Campeonato das Oportunidades

- Advertisement -

As últimas convocatórias das selecções jovens foram marcadas por algumas surpresas. Aquela que foi provavelmente a principal surpresa foi a presença de um jogador a competir no Campeonato de Portugal: Leonardo Lelo, lateral-esquerdo do SC Olhanense, foi convocado para representar a selecção nacional de sub-20.

Este lateral-esquerdo fez a sua formação no clube algarvio, tendo-se estreado pela equipa principal na época passada com apenas 18 anos. Não se pode dizer que é uma situação comum ver um jogador a competir no Campeonato Nacional de Seniores ser chamado a representar a selecção nacional.

Apesar de tudo, ainda existem casos relativamente recentes de jogadores que foram chamados à selecção nacional a competirem no terceiro escalão do futebol nacional. O guarda-redes André Moreira, foi chamado à selecção de sub-19 enquanto jogava no GD Ribeirão, tendo inclusive participado no Europeu de sub-19 em 2014.

Já o também guarda-redes Tiago Martins, actualmente ao serviço do Vitória SC, também foi chamado a integrar os trabalhos da selecção de sub-19 enquanto representava o UD Vilafranquense.

Leonardo Lelo compete na equipa principal do Olhanense desde a época passada
Fonte: SC Olhanense

Mas o que é que se pode reter ao mencionar aqui esses casos? Parecendo que não, o Campeonato Nacional de Seniores está repleto de jovens jogadores a competir contra jogadores mais experientes que, mesmo jogando num escalão semi-profissional, ganham uma estaleca que não ganham a jogar num escalão de sub-19 ou de sub-23.

Só para se ter uma ideia do quão isto pode ser benéfico, na selecção espanhola que se sagrou campeã europeia de sub-21, 19 dos 23 jogadores presentes na roja competiram no terceiro escalão espanhol, na Segunda Divisão B.

No entanto, é preciso mudar algumas coisas no nosso Campeonato Nacional de Seniores. É preciso promover um formato mais realista e competitivo de modo a que haja maior competitividade no escalão e de modo a que para os jovens que compitam nesta divisão, se criem condições propícias para que este se torne realmente no Campeonato das Oportunidades.

Foto de Capa: SC Olhanense

 

 

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Silva confirmado como reforço do Real Madrid: eis o comunicado

Bernardo Silva foi confirmado durante esta quarta-feira como o mais recente reforço do Real Madrid, depois de terminar contrato com o Manchester City.

José Mourinho quer mexidas: há mais um central apontado ao Real Madrid

O Real Madrid está em busca de realizar mudanças no seu plantel principal. Alessandro Bastoni pode ser reforço dos merengues.

Futuro de João Cancelo em aberto: internacional português pode ser incluído em outro negócio

João Cancelo pode ser incluído na negociação entre o Barcelona e o Al Hilal por Marc Casadó, médio dos catalães.

Lionel Scaloni: «Lionel Messi é demais, faz isto há 20 anos»

Lionel Scaloni abordou a partida entre a Argentina e a Argélia que terminou com a vitória dos sul americanos por três bolas a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim a par da situação: internacional português oferecido ao AC Milan

Gonçalo Ramos foi oferecido ao AC Milan. Ruben Amorim foi recentemente oficializado como novo treinador dos rossoneri.

Benfica: excedentário na luta por um lugar nas ideias de Marco Silva

Tiago Gouveia quer entrar nos planos de Marco Silva. O jogador esteve emprestado pelo Benfica ao Nice na última época.

Lionel Messi em modo arrasador ultrapassa recorde de Cristiano Ronaldo

Lionel Messi passou a ser o jogador mais velho a completar um hat-trick num Mundial, depois de marcar três golos à Argélia.