Fazendo jus ao Campeonato das Oportunidades

- Advertisement -

As últimas convocatórias das selecções jovens foram marcadas por algumas surpresas. Aquela que foi provavelmente a principal surpresa foi a presença de um jogador a competir no Campeonato de Portugal: Leonardo Lelo, lateral-esquerdo do SC Olhanense, foi convocado para representar a selecção nacional de sub-20.

Este lateral-esquerdo fez a sua formação no clube algarvio, tendo-se estreado pela equipa principal na época passada com apenas 18 anos. Não se pode dizer que é uma situação comum ver um jogador a competir no Campeonato Nacional de Seniores ser chamado a representar a selecção nacional.

Apesar de tudo, ainda existem casos relativamente recentes de jogadores que foram chamados à selecção nacional a competirem no terceiro escalão do futebol nacional. O guarda-redes André Moreira, foi chamado à selecção de sub-19 enquanto jogava no GD Ribeirão, tendo inclusive participado no Europeu de sub-19 em 2014.

Já o também guarda-redes Tiago Martins, actualmente ao serviço do Vitória SC, também foi chamado a integrar os trabalhos da selecção de sub-19 enquanto representava o UD Vilafranquense.

Leonardo Lelo compete na equipa principal do Olhanense desde a época passada
Fonte: SC Olhanense

Mas o que é que se pode reter ao mencionar aqui esses casos? Parecendo que não, o Campeonato Nacional de Seniores está repleto de jovens jogadores a competir contra jogadores mais experientes que, mesmo jogando num escalão semi-profissional, ganham uma estaleca que não ganham a jogar num escalão de sub-19 ou de sub-23.

Só para se ter uma ideia do quão isto pode ser benéfico, na selecção espanhola que se sagrou campeã europeia de sub-21, 19 dos 23 jogadores presentes na roja competiram no terceiro escalão espanhol, na Segunda Divisão B.

No entanto, é preciso mudar algumas coisas no nosso Campeonato Nacional de Seniores. É preciso promover um formato mais realista e competitivo de modo a que haja maior competitividade no escalão e de modo a que para os jovens que compitam nesta divisão, se criem condições propícias para que este se torne realmente no Campeonato das Oportunidades.

Foto de Capa: SC Olhanense

 

 

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.

Lionel Messi deixa mensagem para o Eldense: «Força Deportivo»

Lionel Messi, agora proprietário do Eldense, acompanhou, à distância, a vitória da sua nova equipa, por 4-1, frente ao Real Oviedo.

Ruben Amorim testou novo sistema e AC Milan empata em jogo particular

Ruben Amorim abandonou o seu sistema habitual e não foi além de um empate frente ao Padova, num jogo-treino. O AC Milan experimentou um 4-2-3-1.

Daniel Banjaqui garante concentração nos Sub-21: «Temos de estar focados»

Daniel Banjaqui falou aos jornalistas antes do treino, tendo em vista o jogo final da qualificação para o Europeu Sub-21, frente à Chéquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis mostra-se exigente com a Grécia e elogia adversário: «É o melhor defesa atualmente»

Fotis Ioannidis foi protagonista no empate entre a Grécia e os Países Baixos. Avançado fez o rescaldo do encontro.

Pedro Porro não fecha a porta ao Barcelona: eis o que faria o lateral tentar rumar à Catalunha

Pedro Porro encontra-se ao serviço do Tottenham, mas poderá mudar-se num futuro próximo para o Barcelona.

Fábio Vieira assume «situação chata» com Cristiano Ronaldo, mas avisa: «O mais importante é que Portugal volte a ganhar os próximos jogos»

Fábio Vieira comentou a mais recente polémica na seleção de Portugal. Médio do Hamburgo analisou situação que envolve Cristiano Ronaldo.