CF ‘Os Belenenses’ 0-2 FC Basileia: Vingança suíça no Restelo

- Advertisement -

Depois de fazer história em Basileia, o Belenenses procurava a segunda vitória no Grupo I da Liga Europa. Contudo, os “azuis” ficaram-se pelas intenções e foram derrotados em casa por duas bolas a zero.

Com frio e tempo nublado no Restelo, a primeira parte também não aqueceu as bancadas. O Basileia teve sempre mais iniciativa de jogo e posse de bola, mas não assustou realmente Hugo Ventura. Uma bola ao poste logo no início da partida foi o lance mais perigoso dos suíços, que trouxeram uma ruidosa claque que esteve animada durante todo o encontro. O Belenenses esteve sempre na expetativa e a tentar sair em contra-ataques rápidos, mas por poucas vezes conseguiu chegar à área do Basileia. A primeira parte foi assim fria e com pouca animação, que chegou já no final. Num lance em que a defesa do Belenenses podia ter resolvido de uma maneira mais adequada, o árbitro húngaro Tamás Bognar considerou que Filipe Ferreira derrubou Breel Embolo já dentro da área. Na conversão da grande penalidade, Marc Janko, ex-jogador do FC Porto, inaugurou o marcador, quando já estávamos à beira do intervalo. A vantagem do Basileia assentava bem se analisássemos apenas o controlo e a iniciativa de jogo, apesar de os suíços também não terem criado muito perigo.

Na segunda parte, esperava-se que os azuis do Restelo viessem mais agressivos e a tentar jogar numa toada mais ofensiva, mas não foi isso que aconteceu. Após Janko ter ameaçado o bis, num lance em que Ventura se opôs com qualidade, os suíços chegaram mesmo ao 2-0. Embolo apareceu isolado, contornou o guarda redes e atirou para o golo, de nada valendo o esforço de Tonel, que tinha entrado na primeira parte para o lugar do lesionado Gonçalo Brandão.

O momento em que Embolo confirma o segundo golo no Restelo. Fonte: FC Basel 1893
O momento em que Embolo confirma o segundo golo no Restelo.
Fonte: FC Basel 1893

A partir do segundo golo, os suíços resguardaram-se mais no seu meio campo, gerindo a vantagem e ficando à espreita de mais um eventual erro do Belenenses para alargar a vantagem. O Belenenses começou a ter mais bola, mas nem Kuca, nem Luís Leal (que, segundo Sá Pinto, jogou condicionado fisicamente durante grande parte do encontro) conseguiram criar desequilíbrios, permitindo que o guardião contrário, Vaclik, tivesse uma noite descansada em Lisboa.

No final da partida, Ricardo Sá Pinto disse ao Bola na Rede que o jogo se decidiu nos detalhes e considerou que a grande penalidade que resultou no primeiro golo do Basileia não existiu, aproveitando para reforçar a ideia de que o Belenenses tem tido alguma falta de sorte esta época e que a equipa continua a sonhar com o apuramento, mesmo não sendo a Liga Europa uma prioridade. Já Urs Fischer, técnico dos suíços, em resposta ao Bola na Rede, ficou muito agradado com a organização e a exibição dos seus atletas, mas ainda não dá como consumada a qualificação para a próxima fase.

Depois deste resultado e da vitória da Fiorentina na Polónia frente ao Lech Poznan, os azuis estão agora no último lugar do Grupo I, com os mesmos pontos do Lech Poznan e a dois dos italianos orientados pelo português Paulo Sousa. Na próxima jornada, os comandados de Ricardo Sá Pinto voltam a jogar em casa, recebendo desta vez a equipa polaca.

A Figura:

Embolo – Esteve no lance do penalty e fez o segundo golo. Com apenas 18, o jovem suíço mostrou-se a um bom nível sendo sempre dos mais activos dos helvéticos.

O Fora-de-Jogo:

Fraca capacidade ofensiva do Belenenses – Num jogo onde ganhar, ou pelo menos pontuar, era importante, os homens do Restelo pouco mostraram no ataque. Kuka continua inconstante. Luís Leal jogou em dificuldades e Tiago Caeiro não convenceu.

Foto de capa: Os Belenenses

Artigo de André Conde e Diogo Janeiro Oliveira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic avalia futuro no Benfica para a próxima temporada

Franjo Ivanovic está a avaliar a sua continuidade no Benfica para a próxima temporada. O avançado não tem sido opção regular na equipa encarnada.

Rui Borges em conferência de imprensa após eliminação do Sporting da Champions League: «Merecíamos pelo menos o prolongamento»

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Sporting eliminou o Arsenal e apurou-se para as meias-finais da Champions League.

Eis o Ranking UEFA depois do empate do Sporting e da eliminação da Champions League

O Sporting empatou com o Arsenal na eliminação da Champions League. Leões somaram pontos a Portugal no Ranking UEFA.

Eis o quadro das meias-finais da Champions League

Já são conhecidos os quatro clubes apurados para as meias-finais da Champions League 2025/2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Bragança e os fatores da eliminação do Sporting: «Eles têm um grande guarda-redes que faz a baliza parecer pequenina»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Arsenal x Sporting. Leões foram eliminados pelos Gunners na Champions League.

Bayern Munique vence Real Madrid em jogo de loucos e avança para as meias-finais da Champions League

O Bayern Munique derrotou o Real Madrid por 4-3 no encontro da segunda mão dos quartos de final da Champions League.

Gonçalo Inácio e o patamar do Sporting: «Somos os melhores e temos de ter essa mentalidade»

Gonçalo Inácio analisou o desfecho do Arsenal x Sporting. Leões eliminaram/foram eliminados pelos Gunners na Champions League.