A feijões também conta: A Pré-época do CD Santa Clara – Parte I

- Advertisement -

Após um período de 15 anos durante o qual esteve arredado do principal escalão do futebol português, o CD Santa Clara encontra-se, neste momento, a planear aquele que espera ser um regresso bem-sucedido à Primeira Liga.

Ora respeitando aquilo que é, por definição, um estágio – ‘período durante o qual uma pessoa ou grupo exerce uma atividade temporária com vista à sua formação ou aperfeiçoamento profissional’, in fonte dicionário de língua portuguesa Priberam, João Henriques, em conjunto com a restante equipa técnica, procurará identificar possíveis lacunas evidenciadas pelo plantel, a fim de poder retificá-las e, assim, garantir um conjunto competitivo e capaz de responder às exigências do principal campeonato de âmbito nacional.

Calendarização da pré-temporada:

O início dos trabalhos deu-se no passado dia 28 de junho, com a realização dos exames médicos, sendo que o treino inaugural teve lugar dois dias depois. Posteriormente, e duas semanas depois da iniciação dos trabalhos de preparação para a temporada que se avizinha, realizou-se o primeiro jogo de treino, num desafio que teve como adversário o Sporting Clube Ideal (formação micaelense que, na próxima época, participará na Série D do Campeonato de Portugal). O encontro terminou com um resultado favorável à equipa encarnada, uma vitória por 1-0.

SC Ideal foi o primeiro adversário, nesta pré-temporada
Fonte: CD Santa Clara

A pré-época irá prosseguir em Portugal Continental, primeiramente, na Covilhã, onde o CD Santa Clara disputará, frente ao Sporting local, a Taça IMB.

Depois, segue-se uma deslocação ao Norte do país, mais precisamente, à cidade de Penafiel, onde os Açoreanos irão frequentar um estágio de uma semana (dias 15 a 22 de julho) que será marcado pelos encontros ante o FC Penafiel, FC Arouca, Leixões SC, SC Braga e, ainda, Vitória SC.

O que pensa, até agora, João Henriques (treinador do CD Santa Clara)?

No seguimento do segundo desafio realizado (empate a dois golos ante o SC Covilhã), o técnico natural de Tomar salientou, em tom de retrospetiva, o facto de se terem registado indícios muito interessantes, demonstrativos daquilo que se tem vindo a trabalhar, pese embora se tenham verificado alguns erros ‘normais’, decorrentes da exigência imposta por ter de construir jogo. Contudo, ressalvou o facto de se estar numa ‘fase muito precoce’, tendo este sido, praticamente, o primeiro jogo, após vitória alcançada diante do SC Ideal (num jogo que teve a duração de, apenas, 70 minutos).

João Henriques espera alcançar nos Açores a felicidade que não alcançou na época passada
Fonte: FC Paços de Ferreira

Quando questionado sobre o que esperar do seu conjunto na próxima temporada, o técnico dos açorianos prometeu uma equipa competitiva que irá constar de um ‘lote alargado’ de formações que lutarão pelo mesmo objetivo (entenda-se, a permanência no principal escalão do futebol nacional), ‘mas que, no final, irá consolidar o CD Santa Clara e a região autónoma na Primeira Liga’.

Posteriormente, João Henriques foi interrogado quanto à possibilidade de a constituição do plantel já estar definida. O treinador de 45 anos ratificou que aguarda a chegada de dois defesas centrais, bem como pelo desfecho da questão do lateral direito (o defesa brasileiro Patrick Vieira, ainda, não foi oficializado). Para além disso, a equipa técnica tentará conceder oportunidades para que todos os futebolistas se possam mostrar e, em caso de necessidade, ponderar o reforço dos dois setores mais adiantados.

Foto de Capa: CD Santa Clara

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Banjaqui renova com o Benfica até 2031

O Benfica anunciou a renovação do contrato de Daniel Banjaqui. O jovem lateral-direito prolongou o vínculo até junho de 2031.

Braga recebeu proposta da Ligue 1 por Gustaf Lagerbielke e deu nega

O Paris FC tentou contratar Gustaf Lagerbielke no mercado de janeiro, mas o Braga rejeitou vender o defesa central.

Benfica: jogador importante em dúvida para a partida contra o Casa Pia

Leandro Barreiro chegou condicionado do Luxemburgo e pode falhar o encontro entre o Benfica e o Casa Pia.

Sporting: médio não impressiona e regresso a Alvalade e cenário quase certo em 2026/27

Alexandre Brito não está a conseguir afirmar-se no Pafos e deve regressar aos quadros do Sporting no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Treino do Benfica contou com novidade importante: jogador treina pela primeira vez em 2026/27

Nuno Félix está oficialmente de regresso, depois de ter estado de fora durante os últimos meses, devido a lesão.

La Liga: ex-Benfica não entra em campo há 4 meses

Franco Cervi não entra nos planos de Claudio Giráldez e não entra em campo desde o dia 4 de dezembro de 2025.

Rui Borges desvia-se de polémicas entre Sporting e FC Porto: «Temos de crescer a esse nível. Esqueçam isso»

Rui Borges esteve presente esta quinta-feira na sala de imprensa de Alcochete, para fazer a antevisão do Sporting x Santa Clara.