📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A força do futebol no Norte

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO futebol português é rico em personagens; umas que contribuíram para aquilo que é hoje, ilustres, celebradas, e outras que lhe dão aquele toque especial que não se encontra noutros campeonatos, cómicas e populares. É rico em locais; estádios míticos já desaparecidos e estádios queridos das gentes da sua terra. E são também as gentes da terra que contribuem para a magia de certos palcos do nosso campeonato. São as gentes da terra, a par do treinador que estiver ao comando, que moldam o carácter de uma equipa.

Quantas vezes ouvimos dizer que «lá nos Barreiros é complicado, então se o nevoeiro não levantar…»? Ou então: «deviam ter antecipado o jogo da Choupana para o meio da tarde»? Em ambos os casos, o fator meteorológico confere aos estádios de CS Marítimo e CD Nacional, respetivamente, uma dificuldade acrescida e famosa no nosso campeonato. Mas os termos de ‘’popularidade’’ dos estádios e das suas equipas estende-se até à massa associativa e simpatizante que compõe as bancadas, fim de semana após fim de semana.

A situação financeira das famílias portuguesas parecia afastar cada vez mais os adeptos dos estádios. Fosse na 1ª Divisão, 2ª ou até nos Distritais. Mas nos últimos anos temos assistido a um reforço das claques existentes e a um constante apoio de um número considerável de adeptos ‘’frequentes’’, ‘’os do costume’’. E é no Norte do país que encontramos mais equipas com essa moldura humana mais próxima de um clube grande. Não confundir com grande clube, porque o são.

Fonte: Vitória SC
Fonte: Vitória SC

São as pessoas do Norte que melhor revestem as bancadas dos seus estádios. E quantidade não é qualidade. Um bom exemplo disso é o Vitória SC, o de Guimarães. Há anos que estes adeptos são conhecidos como dos mais exigentes do nosso campeonato. Dizia Moreno, em maio deste ano, antes da final da Taça de Portugal, frente ao SL Benfica: «É um clube único e a melhor vitamina para o jogo de amanhã é saber que cada um de nós pode contribuir um pouco para uma felicidade enorme do povo de Guimarães. Mais do que as palavras é termos a noção de que podemos contribuir para uma imensa alegria. Isto tem de tocar. Isto toca.».

É aqui evidente a relação jogador/adepto, a contribuição de ambas as partes para o sucesso desportivo. Isto não é exclusivo do Vitória nem do Norte do país, mas é nesta região onde melhor se prova que o público também entra em campo.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges revela grande novidade na convocatória para o Sporting x AVS SAD

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a formação do Sporting: «Olho para a equipa B e vejo uma equipa muito focada, rigorosa, miúdos que mesmo quando estão...

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a possível renovação de contrato: «Não é algo que me passe pelo pensamento para já»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a lesão de Pedro Gonçalves: «Não posso dizer quanto tempo estará de fora, porque não pertenço ao departamento médico»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o próximo treinador do Paços de Ferreira

Nuno Braga vai ser o próximo treinador do Paços de Ferreira. Filipe Cândido deixou o comando técnico do clube.

Sub-17: O Mundial que ganhámos e as carreiras que podemos perder

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Atenção: Benfica é um dos interessados em internacional croata

O Benfica mostra interesse em Toni Fruk, extremo esquerdo de 24 anos. Arsenal, Atlético Madrid e Crystal Palace também de olho.