- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalFoi na última semana que o calendário da Primeira Liga 2017/18 foi desvendado ao público e a notícia das suas condicionantes deixou-nos a todos a perguntarmo-nos de onde vêm e que sentido, ou não, fazem estas “regras” impostas no sorteio do calendário da próxima temporada.

De entre as nove condicionantes presentes no regulamento do sorteio da liga, várias diziam respeito aos três grandes: não se podem defrontar nas primeiras duas jornadas; não se podem defrontar em jornadas consecutivas; não podem jogar em casa os dois jogos frente aos grandes na primeira metade do campeonato.

Fonte: LPFP
Fonte: LPFP

Além disso, aparecem dois pontos que dizem respeito às competições extra-liga: nas duas primeiras jornadas, as equipas que disputam a Supertaça Cândido de Oliveira e a equipa que jogar o playoff da Liga dos Campeões não se podem defrontar; na terceira jornada a equipa que jogar o playoff da Liga dos Campeões não podem enfrentar as equipas que disputarem o playoff da Liga Europa.

Para finalizar, ainda há um ponto que proíbe que qualquer equipa enfrente um grande em jornadas consecutivas. Estas são as condicionantes que me chamaram mais à atenção por serem, de certa forma, estranhas. Estas são seis das nove. As outras três são, para mim, as únicas com mais sentido. Dizem que a segunda volta será o espelho da primeira, que se deve evitar ao máximo que uma equipa jogue consecutivamente dois jogos em casa ou fora e defendem a alternância dos jogos em casa de clubes da mesma cidade.

Pedro Afonso Estorninho
Pedro Afonso Estorninhohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o Benfica faz parte da vida do Pedro Estorninho. Avô e pai benfiquistas deixaram-lhe no sangue a chama das águias. A viver nos Açores nunca teve muitas oportunidades de ver o clube ao vivo, mas os estudos trouxeram-no à capital, onde pode assistir de perto aos jogos do tricampeão. A paixão pela escrita sempre foi algo dentro dele que nunca conseguiu mostrar e surge agora a oportunidade de juntar o melhor dos dois mundos.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Obrador aceita rumar ao Torino e há desenvolvimentos na possibilidade do lateral deixar o Benfica já em janeiro

Rafael Obrador tem a porta da saída do Benfica aberta. Há negociações com o Torino para uma transferência invernal.

Eis as novidades sobre os 3 interessados em Itália na contratação de Bernardo Silva a custo zero

Continuam a surgir interessados na contratação de Bernardo Silva. De Itália, chegam três clubes de olho no internacional português.

Há mais um jogador de saída do Benfica já em janeiro

Henrique Araújo prepara-se para deixar o Benfica. Avançado pode perder ainda mais espaço nas contas de José Mourinho.

Francisco Trincão pode deixar o Sporting no verão e há novidades no processo

Francisco Trincão e o Sporting travaram o processo de renovação de contrato. Saída no final da época é possibilidade em aberto.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.