- Advertisement -

O Amora FC regressou esta época às provas nacionais e, para já, é uma das equipas-sensação das primeiras jornadas do Campeonato de Portugal Prio, liderando a série D. O clube da AF de Setúbal é um dos clubes históricos portugueses, com três participações na Primeira Liga Portuguesa (de 1980 a 1983) e procura estabilizar-se nas provas nacionais e, quiçá, intrometer-se já esta época na subida à II liga (última participação em 1995).

Passagem nos distritais

A última participação do clube em provas nacionais tinha sido na época 12/13, na extinta III Divisão Nacional. Com a descida aos distritais, seguiram-se 4 épocas (!!) a terminar no segundo lugar, sempre a ‘morrer na praia’. Estava difícil quebrar a malapata, no entanto, esse ciclo foi quebrado em maio da época passada com uma temporada sensacional. A equipa orientada por Élio Santos, que esta época passou a coordenador técnico, não teve qualquer derrota, foi o melhor ataque, a melhor defesa e terminou com mais sete pontos que o segundo classificado, o também histórico FC Barreirense, logrando a tão desejada subida de divisão e o regresso às competições nacionais.

Criação da SAD

No último trimestre da temporada passada, foi aprovada, em Assembleia Geral, a criação da SAD do Amora FC, com um investidor moçambicano, Zuneid Sidat, a ficar com 75%. Com esta medida, o clube não só procura estabilizar financeiramente, como profissionalizar mais a equipa de futebol e olhar para uma subida aos campeonatos profissionais rapidamente.

O Amora tem estado intratável neste arranque de época
Fonte: Amora FC

Regresso às provas nacionais

Depois de quatro épocas a ficar sempre a escassos pontos da subida, o Amora FC aposta numa época tranquila. O objetivo a médio prazo é pôr o clube nas ligas profissionais, no entanto, este arranque de temporada faz os adeptos sonharem com, pelo menos, uma luta pela subida de divisão.

A ambição do clube ficou logo expressa na escolha para técnico principal. Litos, treinador de 51 anos, voltou ao ativo depois de duas épocas de paragem para abraçar este desafio. O técnico, que brilhou como jogador no Sporting CP, já orientou outros históricos do futebol português como o Oriental de Lisboa, o GD Estoril-Praia, o Portimonense SC ou o Leixões SC, somando já várias temporadas a treinar na II liga e duas épocas a liderar na I liga. Para além disso, Litos já conta no currículo com títulos nacionais conquistados em Moçambique (3 supertaças, 2 taças e 2 campeonatos nacionais).

A nível de contratações, foram contratados jovens talentos e jogadores mais experientes, com destaque neste arranque de época para Rúben Fidalgo e Diogo Tavares. O primeiro, veio do SC Olhanense, tem apenas 22 anos e já leva dois golos marcados, enquanto que o segundo tem 31 anos e fez carreira maioritariamente nas divisões secundárias de Itália, tendo uma fugaz passagem no CD Santa Clara. Formado no Sporting CP, já leva quatro golos em seis jogos.

Nas primeiras cinco jornadas da série D do Campeonato de Portugal Prio, o Amora FC derrotou, em casa, o FC Redondense por 4-0, tendo depois empatado a zeros, em Sintra, com o 1.º Dezembro. Seguiram-se três vitórias seguidas sobre o SC Olhanense (2-1), Moura AC (2-0) e CD Pinhalnovense (1-2). Para além disto, eliminou o Louletano DC na Taça de Portugal. Estas vitórias foram todas sobre adversários mais ‘batidos’ na divisão que o Amora FC, o que realmente permite aos amorenses sonhar.

Foto de Capa: Amora FC

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting inicia conversações por internacional francês: agente do extremo viaja para Portugal para negociar transferência

O Sporting iniciou negociações para a contratação de Moussa Diaby. O empresário do extremo francês vai viajar para Portugal.

Eis os números de Rodrigo Mora ao serviço do FC Porto

Rodrigo Mora deixou o FC Porto para reforçar a AS Roma. Confere os números do médio português com a camisola dos dragões.

Tiago Gouveia negoceia saída do Benfica rumo à Liga Turca

O Gençlerbirligi está em negociações com o Benfica para o empréstimo de Tiago Gouveia, que atrai interesse de outros clubes na Turquia e também do Sevilla.

Vitória SC garante novo trunfo para o ataque vindo da Suécia

Victor Andersson prepara-se para reforçar o plantel do Vitória SC. O extremo de 21 anos chega proveniente do AIK Solna.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto avança por Nuno Tavares e apresenta proposta de empréstimo com opção de compra: lateral português já deu o ‘sim’ aos dragões

O FC Porto está em negociações com a Lazio para garantir o empréstimo de Nuno Tavares por 2 milhões de euros, com uma opção de compra fixada nos 12 milhões.

Farense entra a todo o gás na Segunda Liga: eis os registos

Duas vitórias, cinco golos e 36 remates. O novo Farense de José Faria já começa a ganhar forma e a mostrar uma identidade mais ofensiva.

Fabrizio Romano garante: Benfica pressiona por João Palhinha e retoma contactos com o Bayern Munique

O Benfica retomou as negociações com o Bayern Munique por João Palhinha e está a pressionar para concretizar a transferência.