📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

O Amora FC regressou esta época às provas nacionais e, para já, é uma das equipas-sensação das primeiras jornadas do Campeonato de Portugal Prio, liderando a série D. O clube da AF de Setúbal é um dos clubes históricos portugueses, com três participações na Primeira Liga Portuguesa (de 1980 a 1983) e procura estabilizar-se nas provas nacionais e, quiçá, intrometer-se já esta época na subida à II liga (última participação em 1995).

Passagem nos distritais

A última participação do clube em provas nacionais tinha sido na época 12/13, na extinta III Divisão Nacional. Com a descida aos distritais, seguiram-se 4 épocas (!!) a terminar no segundo lugar, sempre a ‘morrer na praia’. Estava difícil quebrar a malapata, no entanto, esse ciclo foi quebrado em maio da época passada com uma temporada sensacional. A equipa orientada por Élio Santos, que esta época passou a coordenador técnico, não teve qualquer derrota, foi o melhor ataque, a melhor defesa e terminou com mais sete pontos que o segundo classificado, o também histórico FC Barreirense, logrando a tão desejada subida de divisão e o regresso às competições nacionais.

Criação da SAD

No último trimestre da temporada passada, foi aprovada, em Assembleia Geral, a criação da SAD do Amora FC, com um investidor moçambicano, Zuneid Sidat, a ficar com 75%. Com esta medida, o clube não só procura estabilizar financeiramente, como profissionalizar mais a equipa de futebol e olhar para uma subida aos campeonatos profissionais rapidamente.

O Amora tem estado intratável neste arranque de época
Fonte: Amora FC

Regresso às provas nacionais

Depois de quatro épocas a ficar sempre a escassos pontos da subida, o Amora FC aposta numa época tranquila. O objetivo a médio prazo é pôr o clube nas ligas profissionais, no entanto, este arranque de temporada faz os adeptos sonharem com, pelo menos, uma luta pela subida de divisão.

A ambição do clube ficou logo expressa na escolha para técnico principal. Litos, treinador de 51 anos, voltou ao ativo depois de duas épocas de paragem para abraçar este desafio. O técnico, que brilhou como jogador no Sporting CP, já orientou outros históricos do futebol português como o Oriental de Lisboa, o GD Estoril-Praia, o Portimonense SC ou o Leixões SC, somando já várias temporadas a treinar na II liga e duas épocas a liderar na I liga. Para além disso, Litos já conta no currículo com títulos nacionais conquistados em Moçambique (3 supertaças, 2 taças e 2 campeonatos nacionais).

A nível de contratações, foram contratados jovens talentos e jogadores mais experientes, com destaque neste arranque de época para Rúben Fidalgo e Diogo Tavares. O primeiro, veio do SC Olhanense, tem apenas 22 anos e já leva dois golos marcados, enquanto que o segundo tem 31 anos e fez carreira maioritariamente nas divisões secundárias de Itália, tendo uma fugaz passagem no CD Santa Clara. Formado no Sporting CP, já leva quatro golos em seis jogos.

Nas primeiras cinco jornadas da série D do Campeonato de Portugal Prio, o Amora FC derrotou, em casa, o FC Redondense por 4-0, tendo depois empatado a zeros, em Sintra, com o 1.º Dezembro. Seguiram-se três vitórias seguidas sobre o SC Olhanense (2-1), Moura AC (2-0) e CD Pinhalnovense (1-2). Para além disto, eliminou o Louletano DC na Taça de Portugal. Estas vitórias foram todas sobre adversários mais ‘batidos’ na divisão que o Amora FC, o que realmente permite aos amorenses sonhar.

Foto de Capa: Amora FC

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Para Sporting manter debaixo de olho? Sergio Arribas somou mais uma assistência no último fim de semana

Sergio Arribas tem sido apontado ao Sporting. O jogador do Almería fez mais uma assistência ao serviço dos andaluzes.

Wayne Rooney fala de Ruben Amorim: «Tenho um pouco de pena dele»

Wayne Rooney falou sobre Ruben Amorim, admitindo que sente alguma pena do treinador do Manchester United.

Boas notícias para o Sporting: Zeno Debast está recuperado de lesão e é opção para a Taça da Liga

Nesta manhã de segunda-feira, o Sporting anunciou que Zeno Debast recuperou da lesão que o afastava dos relvados desde 22 de outubro de 2025.

Lorenzo Lucca: quem é o ponta de lança desejado por José Mourinho para o Benfica?

Lorenzo Lucca está a ser apontado ao Benfica. O avançado pertence aos quadros do Nápoles, equipa da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting aumenta proposta por Souleymane Faye: eis as novidades

Souleymane Faye pertence aos quadros do Granada e é pretendido pelo Sporting, que fez uma segunda oferta pelo jogador.

Benfica é protagonista do mercado: negociações por André Luiz avançam mas há entrave

O Benfica quer continuar a reforçar o seu plantel. O emblema da Luz procura a contratação de André Luiz ao Rio Ave.

Braga ainda não inscreveu reforço de inverno e jogador pode falhar encontro frente ao Benfica

O Braga ainda não conseguiu inscrever Samy Merheg na Liga Portugal e o jogador pode falhar a final four da Taça da Liga.