Cabeçalho Futebol Nacional

Dia três de Novembro de dois mil e dezasseis, o Futebol clube do Porto recebe o Sporting de Braga no Dragão com vista a realizar um bom jogo de futebol entre duas boas equipas. Declaro que sou bracarense e gostava que o meu clube ganhasse, apesar de saber que é difícil pois jogámos com um conjunto forte. É um encontro de grande importância para ambas, tendo em conta a sua ambição e objectivos traçados no início da época. Apesar daquela ligeira sensação de só estarem três pontos em disputa, existe muito mais a perder/ganhar com este encontro.

O caso dos da casa parece ser mais complicado. A situação é difícil para uma equipa que se habituou a vencer sempre qualquer coisa. Os portistas parecem ainda não ter encontrado a fórmula certa para fazer as pazes com os golos nem com os títulos. Não considero Nuno um mau treinador, antes pelo contrário, o que de facto sinto é que a mensagem para os atletas não tem passado. Acho que todos eles já perceberam a parte do «jogar à Porto», mas nem sempre o que dizes Nuno… Existe sim uma pessoa que te compreende e chama-se… Manuel Machado! Excelente orador e amante de palestras. Esquemas e desenhos até. Se Nuno não fosse treinador era Arquitecto, porque projecto existe, agora aplicar o material no sítio certo… Se calhar o mal está aí mesmo. É preciso saber ouvir outras opiniões. A dos jogadores é essencial. A velha máxima do «percebeste ou queres que te faça um desenho?» é agora mais que aplicável.

Pede-se união aos jogadores do SC Braga Fonte: SC Braga
Pede-se união aos jogadores do SC Braga
Fonte: SC Braga

 

Faz outro desenho, Nuno! Se for preciso compra-se um caderno para cada um para poderem corresponder ideias de forma lúdica. «Uma imagem vale mais do que mil palavras.» Existem cadernos com mil páginas para o caso de a criatividade ser muita. Claro que contra o treinador da minha equipa falo… Ser teimoso até dá frutos… Olha o Peseiro… Tantas vezes aplica a mesma fórmula que um dia acaba por resultar! Espera-se um Porto melhor. O êxito que preenche os adeptos desta equipa está longe, mas acredito que chegue. O conjunto é muito bom, recheado de promessas e excelentes jogadores. Posto isto, acredito que chegará o dia. Honestamente, que não seja amanhã. Na próxima jornada! O Porto pode então catapultar-se novamente para o pódio caso conquiste uma vitória, e se jogar bem, algum oxigénio no que a resultados e opiniões diz respeito. Do lado do Braga a coisa está um pouco melhor. Mas não famosa. A altura do jogo não é boa para os da casa, mas para os arsenalistas também não o é.

O próximo encontro é frente ao Shakhtar, onde se decide a permanência na Liga Europa. Dois jogos de dificuldade máxima no espaço de uma semana. Vamos lá testar essa fibra! O futebol não é de eleição mas os resultados têm alegrado os dias. A assombrosa lista de lesionados não pára de ser revista. Volta um, vai outro. O quê o André Pinto já está bom!? É assim mesmo! O Mauro o quê!? Lesionou-se? Pois… E é isto… Um sai e outro entra. Como mandam as regras. Homem por homem. Não se pode jogar com doze… Gracinha à parte, a verdade é que as lesões têm impedido a equipa de jogar mais. Para os arsenalistas prevalece a vontade de se isolar no pódio, provando assim que pode ser um candidato surpresa ou uma daquelas moscas chatas que não deixam dormir ou ganhar campeonatos. Bzzzz… A equipa tem corrigido alguns erros que vinha a cometer até então, como é o caso de ser mais eficaz na cara do golo e trocar a bola com mais segurança.

Vai no comboio da frente merecidamente, apesar de Peseiro não ter convencido na totalidade. Os resultados estão visíveis, portanto as coisas não estão a correr assim tão mal como se previa. O ritmo é notório e vai preenchendo as lacunas técnicas que se avistavam desde o assento mais próximo do relvado até ao mais longínquo. Tocando no nervo, a questão está aqui. Será o Braga capaz de se impôr num terreno difícil numa altura em que alegrias poderiam preencher vazios? Eu penso que sim. Mas a concentração não pode estar só em fazer golos, jogar bem também é preciso. Os adeptos pedem-no e com razão. Qualidade existe daí a exigência. Uma vitória traria moral para os embates que se seguem. E a bem dizer, se vencermos, a moral pode mesmo ser decisiva nos próximos jogos. Que seja um bom jogo e ganhe o Braga!

Foto de capa: SC Braga

Pedro Nuno Sousa
Pedro Nuno Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Pedro tem 22 anos, é arqueólogo de formação e jornalista desportivo por inspiração. Teve oportunidade de praticar vários desportos, o que proporcionou esta paixão. Frequenta o mestrado em História e é minhoto. Gosta muito dos seus amigos e por isso tenta preservá-los. Também gosta de teatro e é ator amador. Frequentou formações no 'Cenjor' e no 'Palavras Ditas' porque gosta de enriquecer a vida profissional. Um dia espera ser relator de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.

Jota Silva fala pela primeira vez como reforço do Besiktas: «Quando soube do interesse, tudo ficou muito claro para mim»

Jota Silva deu a sua primeira entrevista como jogador do Besiktas. O avançado internacional português explicou o passo na carreira.

José Faria deixa o cargo de treinador do Estrela da Amadora

José Faria está de saída do cargo de treinador do Estrela da Amadora. A oficialização da saída do técnico deve ser confirmada nas próximas horas.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal perde com os Estados Unidos no segundo jogo do Mundial de Voleibol

Portugal foi derrotado pelos Estados Unidos, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Voleibol. A equipa das quinas perdeu por 3-0.

Filipe Luís rejeita proposta do Fenerbahçe e confessa: «Tenho um compromisso com estes jogadores e com este clube»

Filipe Luís explicou os motivos para ter rejeitado a proposta do Fenerbahçe. O treinador brasileiro quer continuar no comando técnico do Flamengo.

Nuno Gomes explica relação com Ruben Amorim: «Sou amigo dele»

Nuno Gomes comentou a sua relação com o atual treinador do Manchester United, Ruben Amorim, na chegada a Portugal.