Publicidade

As 5 maiores goleadas do século XXI

Diogo Pires Gonçalves · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Depois dos amores e dissabores levantados pelas recentes goleadas dos encarnados frente a SC Braga e CD Nacional, vale a pena olha para trás e perceber se serão feitos assim tão descabidos. Desta forma, ao analisar todas as jornadas do presente século destaca-se que as goleadas mais comuns se ficam nos quatro ou cinco golos sem resposta.

Visto que muitos resultados se repetem, e de forma a não repetir a mesma equipa ao longo de todo o top, procurei variar os emblemas destacados sem nunca deixar de referir outros exemplos. No entanto, é, sem dúvida, um top saturado de vermelho e branco.

5.

Fonte: Rio Ave FC

FC Paços de Ferreira 1-6 Rio Ave FC: Na época de 2010/11, os castores receberam a turma de Vila do Conde e até foram para intervalo a vencer através do golo de Mario Rondón, mas nada puderam fazer para parar os visitantes na segunda parte. Bisaram João Tomás e Saulo e marcaram ainda Braga e Tarantini. Com os mesmo números também se decidiu, por exemplo, o jogo FC Penafiel – SC Braga na época 2014/15.

4.

Fonte: SC Braga

SC Braga 6-0 GD Estoril Praia: Foi na época passada que o SC Braga “despachou” os canarinhos com dupla goleada por seis golos sem resposta, na Pedreira e no Estoril. Um registo peculiar, fruto de quatro golos de Ricardo Horta, dois de Paulinho e Fábio Martins, e mais um de Dyego Souza, Raúl Silva, Wilson Eduardo e Bruno Xadas. Este é também um resultado bastante recorrente e verificou-se, por exemplo, no SC Braga – CD Santa Clara e no FC Paços de Ferreira – SC Salgueiros de 2001/02, no FC Porto – CF Estrela da Amadora de 2007/08 ou no SL Benfica – CS Marítimo e Vitória FC – Sporting CP de 2015/16.

3.

Fonte: UD Leiria

UD Leiria 7-0 SC Salgueiros: Despontava em Leiria um tal de Derlei, treinado por um tal de Mourinho. E o resto é história. Nesta partida da época de 2001/02, os golos foram todos apontados por brasileiros. Marcou Jacques, Maciel bisou, e Derlei, que viria a ser “ninja”, rubricou um póquer. Este resultado, bem mais restrito que os anteriores, foi repetido apenas na época seguinte, quando o FC Paços de Ferreira visitou a Luz e na época 2016/17 quando o FC Porto recebeu o CD Nacional.

2.

Fonte: SL Benfica

SL Benfica 8-1 Vitória FC: Na terceira jornada de 2009/10, a primeira época de Jorge Jesus pelos encarnados, os sadinos foram cilindrados pela equipa que viria a ser campeã nacional. Para este resultado único neste século marcaram Javi García, Luisão, Aimar, Ramires, Nuno Gomes e o inevitável Óscar “Tacuara” Cardozo fez um hat-trick. O melhor que os visitantes conseguiram fazer foi reduzir em cima do último minuto através de Hélder Barbosa.

1.

Fonte: SL Benfica

SL Benfica 10-0 CD Nacional: A maior goleada do século foi mesmo interpretada pelos comandados de Bruno Lage na jornada 21 do presente campeonato. Está ainda bem presente na memória de todos a chuva de golos que se abateu sobre o Estádio da Luz. Marcaram oito jogadores diferentes, e os insulares pouco podiam fazer perante uma dezena tão esclarecedora. Haris Seferović e Jonas bisaram, e marcaram ainda Álex Grimaldo, Rúben Dias, Ferro, Pizzi, João Félix e Rafa Silva.

Foto de Capa: SL Benfica

Diogo Pires Gonçalves

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.