A baliza não é o elo mais fraco

    É natural, se não sair do banco nunca a obterá. Os erros serão superados, as falhas serão corrigidas e a experiência será alcançada mediante o número de jogos realizados; quanto maior, mais rápida será a sua evolução. Iker Casillas foi inserido nesta discussão e apontado como termo de comparação e arma para concluir que a qualidade do português é inferior. Realmente é bastante justo comparar um dos melhores guarda redes de todos os tempos a um português à procura de afirmação…

    É evidente a qualidade superior de San Iker, mas até o próprio teve que, um dia, assumir a baliza do seu clube e crescer com essa responsabilidade! Veja-se, também como exemplo, a aposta insistente em Rui Patrício. No início era também bastante criticado pelos “entendidos de sofá” e hoje a ele lhe devemos, em parte, um título europeu de seleções…

    Bruno Varela esteve em destaque nos empates alcançados pelo Vitória FC frente ao FC Porto na época passada, em casa e no Dragão
    Fonte: Vitória FC

    A baliza do SL Benfica foi também um alvo fácil das críticas, nomeadamente após a campanha desastrosa da equipa na UEFA Champions League. Se por um lado são evidentes as fragilidades dos jovens quando foram chamados ao onze, o que dizer dos cinco golos sofridos por Júlio César frente ao FC Basel? Foram também a jovialidade e falta de experiência os culpados de tal derrota?

    É cruel demais culpabilizar dois jovens pelas seis derrotas numa equipa que apenas marcou um golo nesses mesmos seis jogos. No entanto, Mile Svilar é um pouco “esquecido” por estar há bastante tempo de fora e caem, assim, as atenções para outro jovem guardião português. Bruno Varela é mesmo tido como o titular da equipa encarnada por ser “o menos mau dos que estão disponíveis” para Rui Vitória. Ainda assim, não se salva de dizerem que “esteve mais vezes pior do que melhor”. É, de facto, uma caracterização pobre e redutora do “porteiro” que ainda na época passada empurrou o SL Benfica para o título ao atrasar o FC Porto por duas vezes (0-0 em Setúbal e 1-1 no Dragão).

    Chegou-se mesmo ao cúmulo de afirmar que as apostas teimosas em José Sá e Bruno Varela são passadeiras estendidas para que o Sporting CP chegue ao tão desejado título. Quem o afirma não pode estar a assistir ao mesmo campeonato que eu, competição onde nada está decidido, onde não existem passadeiras estendidas e, bem pelo contrário, é o Sporting CP quem corre atrás, mesmo tendo um dos melhores guarda-redes do campeonato.

    Foto de Capa: SL Benfica, Sporting CP e FC Porto (montagem de Diogo Gonçalves)

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Atlético Madrid comunica mais uma baixa por lesão no plantel

    O Atlético Madrid confirmou que Gabriel Paulista é baixa...

    Manchester United de olho em defesa da Bundesliga

    O Manchester United está interessado em Castello Lukeba, defesa-central...

    Defesa do Real Madrid pode estar a caminho da Premier League

    O Real Madrid pode perder Ferland Mendy no próximo...

    Olivier Giroud vai deixar o AC Milan e já tem destino confirmado

    Olivier Giroud está a caminho da MLS para representar...
    Diogo Pires Gonçalves
    Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.