Boavista FC | Depois da tempestade, vem a bonança?

- Advertisement -

É impossível dissociar o emblemático Boavista Futebol Clube da história do Futebol português. Fundado em 1903, o clube portuense é presença assídua no principal escalão do desporto-rei lusitano e o seu legado é indelével, possuindo no seu palmarés um Campeonato Nacional, cinco Taças de Portugal e três Supertaças.

Foi no ano de 2000/01 que a cidade Invicta se pintou de branco e preto para os festejos do inédito título axadrezado, concretizando aquilo que muitos consideravam ser um feito impossível. Após presenças em Ligas dos Campeões, percursos de louvar no panorama europeu, dois segundos lugares em Portugal, o Boavista de Jaime Pacheco transformou-se finalmente num Boavistão e alcançou a glória.

Considerada, durante algum tempo, como o quarto grande em Portugal, a pantera esteve presente em inolvidáveis noites europeias… Que, certamente, trarão saudades aos seus adeptos. Foi há mais de 18 anos anos que o Boavista discutiu ombro a ombro a presença na final da Taça UEFA (atual Liga Europa) em pleno Celtic Park, num ambiente eletrizante com 60 mil adeptos nas bancadas e muitos outros milhares a acompanhar pela televisão. Ainda na ressaca da histórica conquista do campeonato, os boavisteiros bateram equipas como o Hertha de Berlim, o Málaga ou o PSG e quase atingiram uma final histórica, que viria a ser conquistada pelo FC Porto.

Essa temporada marcaria o início de um período de decadência, com uma longa travessia no deserto por parte dos axadrezados. Com uma descida à 2ª Divisão ‘B’, por incumprimentos financeiros, o clube esteve às portas da insolvência. Contudo, anos mais tarde, as panteras viram-lhe ser devolvido um lugar na elite do futebol português.

Ainda à procura de uma maior estabilidade financeira, o Boavista vive agora uma nova fase da sua história: o aparecimento de um investidor, ainda na temporada passada, devolveu a esperança aos boavisteiros de acordar a pantera adormecida e fazer rugir, de novo, o Boavistão (ainda que a época de 2020/21 tenha sido bastante atribulada)!

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

E x-SportingTeo Gutiérrez anuncia fim da carreira aos 41 anos

Teo Gutiérrez, antigo avançado do Sporting, anunciou o fim da carreira profissional aos 41 anos, com a despedida marcada para dezembro.

Argentina vai cumprir as suspensões do Mundial 2026 nos próximos jogos particulares

A Argentina vai cumprir as suspensões causadas pelas cenas de pancadaria na final do Mundial 2026 nos jogos amigáveis frente à Bolívia, Burkina Faso e Benin.

Francesco Totti revela os 2 clubes que o convidaram para jogar na Serie A aos 48 anos: «Disse não»

Francesco Totti revelou, na sua autobiografia, que recebeu propostas para jogar no Génoa e no Como quando tinha 48 anos.

Primeira paragem para seleções no ar: Como está a tabela da Primeira Liga?

A primeira paragem para as seleções já começou. Olhamos para tabela classificativa da Primeira Liga e como é que se está a organizar.

PUB

Mais Artigos Populares

Com a primeira paragem para seleções à porta: vê como está a tabela da Premier League

A primeira paragem para seleções irá interromper os campeonatos nacionais. Na Premier League temos uma disputa forte pelo primeiro lugar.

Givairo Read desperta interesse do Liverpool após início de época de destaque

O Liverpool identificou Givairo Read como uma possível solução para a lateral-direita, numa altura em que o jogador se destaca no Feyenoord.

Bayern Munique atento à situação de médio do Liverpool

Florian Wirtz não tem conseguido afirmar-se no Liverpool e poderá sair do clube, com o Bayern Munique a estar atento à situação do médio-ofensivo.