Boavista FC | Depois da tempestade, vem a bonança?

- Advertisement -

É impossível dissociar o emblemático Boavista Futebol Clube da história do Futebol português. Fundado em 1903, o clube portuense é presença assídua no principal escalão do desporto-rei lusitano e o seu legado é indelével, possuindo no seu palmarés um Campeonato Nacional, cinco Taças de Portugal e três Supertaças.

Foi no ano de 2000/01 que a cidade Invicta se pintou de branco e preto para os festejos do inédito título axadrezado, concretizando aquilo que muitos consideravam ser um feito impossível. Após presenças em Ligas dos Campeões, percursos de louvar no panorama europeu, dois segundos lugares em Portugal, o Boavista de Jaime Pacheco transformou-se finalmente num Boavistão e alcançou a glória.

Considerada, durante algum tempo, como o quarto grande em Portugal, a pantera esteve presente em inolvidáveis noites europeias… Que, certamente, trarão saudades aos seus adeptos. Foi há mais de 18 anos anos que o Boavista discutiu ombro a ombro a presença na final da Taça UEFA (atual Liga Europa) em pleno Celtic Park, num ambiente eletrizante com 60 mil adeptos nas bancadas e muitos outros milhares a acompanhar pela televisão. Ainda na ressaca da histórica conquista do campeonato, os boavisteiros bateram equipas como o Hertha de Berlim, o Málaga ou o PSG e quase atingiram uma final histórica, que viria a ser conquistada pelo FC Porto.

Essa temporada marcaria o início de um período de decadência, com uma longa travessia no deserto por parte dos axadrezados. Com uma descida à 2ª Divisão ‘B’, por incumprimentos financeiros, o clube esteve às portas da insolvência. Contudo, anos mais tarde, as panteras viram-lhe ser devolvido um lugar na elite do futebol português.

Ainda à procura de uma maior estabilidade financeira, o Boavista vive agora uma nova fase da sua história: o aparecimento de um investidor, ainda na temporada passada, devolveu a esperança aos boavisteiros de acordar a pantera adormecida e fazer rugir, de novo, o Boavistão (ainda que a época de 2020/21 tenha sido bastante atribulada)!

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique identifica possível substituto de Harry Kane a longo prazo

O Bayern Munique pode avançar pela contratação de Victor Osimhen. Bávaros mostram interesse no avançado nigeriano.

Andy Robertson sobre exibição do Liverpool na Premier League: «Não vamos ganhar muitos jogos a jogar assim»

Andy Robertson criticou a exibição do Liverpool frente ao Wolverhampton na Premier League. Há novo jogo entre as equipas.

Tottenham escolhe os 3 treinadores candidatos a assumir o cargo na próxima temporada

O Tottenham já escolheu os três candidatos a assumir o comando técnico na próxima temporada. Robbie Keane pode ser escolhido caso sejam despromovidos.

João Neves falha novo jogo do PSG: eis a lista de convocados com novidades

O PSG anunciou esta sexta-feira a lista de convocados para o jogo frente ao AS Monaco. João Neves falha duelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Planos do Sporting para a viagem à Noruega para defrontar o Bodo/Glimt

O Sporting antecipou a sua deslocação até Bodo para a primeira mão dos oitavos‑de‑final da Liga dos Campeões, viajará quase 48 horas antes do jogo e regressará a Portugal ainda de madrugada.

Fabian Mrozek troca Liverpool pelo FC Cincinnati da MLS

O Cincinnati anunciou a contratação do guarda-redes Fabian Mrozek, que chega por empréstimo do Liverpool. O acordo inclui uma opção de compra.

Marcos António renova contrato com o São Paulo

O São Paulo anunciou a renovação de contrato com Marcos António, com o médio a prolongar a ligação ao clube até 2030. O médio conta ainda com uma passagem pelo Estoril Praia em 2017.