Boavista FC | Depois da tempestade, vem a bonança?

É impossível dissociar o emblemático Boavista Futebol Clube da história do Futebol português. Fundado em 1903, o clube portuense é presença assídua no principal escalão do desporto-rei lusitano e o seu legado é indelével, possuindo no seu palmarés um Campeonato Nacional, cinco Taças de Portugal e três Supertaças.

Foi no ano de 2000/01 que a cidade Invicta se pintou de branco e preto para os festejos do inédito título axadrezado, concretizando aquilo que muitos consideravam ser um feito impossível. Após presenças em Ligas dos Campeões, percursos de louvar no panorama europeu, dois segundos lugares em Portugal, o Boavista de Jaime Pacheco transformou-se finalmente num Boavistão e alcançou a glória.

Considerada, durante algum tempo, como o quarto grande em Portugal, a pantera esteve presente em inolvidáveis noites europeias… Que, certamente, trarão saudades aos seus adeptos. Foi há mais de 18 anos anos que o Boavista discutiu ombro a ombro a presença na final da Taça UEFA (atual Liga Europa) em pleno Celtic Park, num ambiente eletrizante com 60 mil adeptos nas bancadas e muitos outros milhares a acompanhar pela televisão. Ainda na ressaca da histórica conquista do campeonato, os boavisteiros bateram equipas como o Hertha de Berlim, o Málaga ou o PSG e quase atingiram uma final histórica, que viria a ser conquistada pelo FC Porto.

Essa temporada marcaria o início de um período de decadência, com uma longa travessia no deserto por parte dos axadrezados. Com uma descida à 2ª Divisão ‘B’, por incumprimentos financeiros, o clube esteve às portas da insolvência. Contudo, anos mais tarde, as panteras viram-lhe ser devolvido um lugar na elite do futebol português.

Ainda à procura de uma maior estabilidade financeira, o Boavista vive agora uma nova fase da sua história: o aparecimento de um investidor, ainda na temporada passada, devolveu a esperança aos boavisteiros de acordar a pantera adormecida e fazer rugir, de novo, o Boavistão (ainda que a época de 2020/21 tenha sido bastante atribulada)!

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica B perde em casa com o Penafiel: Eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Benfica B perdeu em casa com o Penafiel por 2-0 na sétima jornada da Segunda Liga. Águias ocupam penúltimo lugar.

Fenerbahçe volta a escorregar na Liga da Turquia

O Fenerbahçe empatou 0-0 com o Samsunspor na oitava jornada da Liga da Turquia. Nélson Semedo foi uma vez mais titular.

Luis Suárez aproveita bola que ficou perdida na área do Braga e faz o 1-0 para o Sporting na Primeira Liga

Bastou uma oportunidade a Luis Suárez para ser feliz e marcar o 1-0. O Sporting recebe o Braga no Estádio de Alvalade.

Paredes alcança primeira vitória e Mafra derrota 1º Dezembro: eis os resultados do dia da Liga 3

A sétima jornada da Liga 3 foi fechada com cinco jogos este domingo, nos quais vimos Paredes e Mafra vencer os seus jogos em casa.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga 3: Sporting da Covilhã conquista primeira vitória com golo no último minuto

O Sporting da Covilhã venceu a Académica por 1-0. Jogo da Liga 3 só ficou resolvido nos últimos minutos dos descontos.

Francesco Farioli chama novidade aos convocados do FC Porto para o Benfica: jogador pode estrear-se

Francesco Farioli convocou para a partida entre o FC Porto e o Benfica o extremo Yann Karamoh, reforço nas últimas semanas dos dragões.

Erling Haaland faz a diferença na vitória do Manchester City frente ao Brentford na Premier League

O Manchester City foi a casa do Brentford vencer por 1-0, com Erling Haaland a marcar o seu nono golo em sete jogos na Premier League.