«Braga, vai já para o teu quarto!»

Cabeçalho Futebol Nacional

«Já para o teu quarto!» Foi assim o campeonato do SC Braga. Não surpreende pela positiva, pois penso ser o lugar aceitável tendo em conta a riqueza que nos separa do pelotão dos chamados «grandes», nem desilude, pois é quase como um prémio de consolação, que estando fora do pódio nos permite poder mostrar quem realmente somos também lá fora. Apesar da enorme euforia criada em torno da equipa de Paulo Fonseca pelo apelativo e bonito futebol que pratica, o que é de facto verdade é que não se pode ter tudo… A não ser quando existem condições para tal…

No meu ponto de vista, esta afirmação até é aplicável ao caso, pois a regularidade apresentada foi evidente e demonstrativa de que o futebol é cada vez mais rico em competições e que as equipas têm obrigatoriamente de ser construídas com o intuito de aguentar cargas de 50 a 60 jogos. O Braga neste caso conseguiu cumprir. Teve e tem um núcleo de jogadores forte e coeso, em que os satélites que em torno de si giram formam um sistema e uma harmonia perfeitos. Mas também se viu em certos momentos que o ataque feroz das lesões e a carga competitiva não permitem aos astros que jogam com mais regularidade estar constantemente a 200%. Estando a 100%, a coisa ainda pode correr bem.

Boa primeira época de Paulo Fonseca ao comando do Braga Fonte: SC Braga
Boa primeira época de Paulo Fonseca ao comando do Braga
Fonte: SC Braga

Notou-se, a meu ver, uma ausência no meio campo de alguém que pudesse substituir Luiz Carlos ou Vukcevic, por exemplo. Ou até mesmo um central mais experiente. Quero com isto dizer que premeio mais o esforço em relação ao dinheiro. Adoro Futebol pois é imprevisível. Afinal é de uma bola a rolar que se trata. A verdade é que não foi nem é uma época de sonho, mas é uma época fantástica por todo o esforço e crença que vimos o Braga aplicar em todos os jogos. Promoveu-se a Bragão um par de vezes, quando tudo apontava na direcção contrária. Falo essencialmente dos jogos europeus, em que a experiência conta e muito; nesta equipa, caro leitor, Europa ainda não havia muita…Pelo que fizemos, estamos de parabéns!

Pedro Nuno Sousa
Pedro Nuno Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Pedro tem 22 anos, é arqueólogo de formação e jornalista desportivo por inspiração. Teve oportunidade de praticar vários desportos, o que proporcionou esta paixão. Frequenta o mestrado em História e é minhoto. Gosta muito dos seus amigos e por isso tenta preservá-los. Também gosta de teatro e é ator amador. Frequentou formações no 'Cenjor' e no 'Palavras Ditas' porque gosta de enriquecer a vida profissional. Um dia espera ser relator de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid recebe péssima notícia na partida frente ao Marselha: reforço sai lesionado

O Real Madrid está a enfrentar o Marselha na primeira jornada da Champions League. Trent Alexander-Arnold saiu lesionado.

Leandro Andrade aproveita buraco na defesa do Benfica e reduz desvantagem do Qarabag

Leandro Andrade aproveitou um buraco na defesa encarnada e reduziu a desvantagem azeri. O Benfica recebe o Qarabag no Estádio da Luz.

Geovany Quenda define objetivo do Sporting na Champions League e afirma: «O Sporting tem de estar sempre a disputar grandes competições»

Geovany Quenda deverá vestir a camisola do Sporting durante esta edição da Champions League. O jogador falou sobre a prova milionária.

Georgiy Sudakov soma 2ª assistência na estreia a titular e Vangelis Pavlidis faz o 2-0 no Benfica x Qarabag

Vangelis Pavlidis dobrou a vantagem encarnada na estreia na Champions League. O Benfica recebe o Qarabag no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Enzo Barrenechea estreia-se a marcar pelo Benfica e adianta águias contra o Qarabag na Champions League

Enzo Barrenechea marcou o primeiro golo desde que chegou a Portugal na Champions League. O Benfica recebe o Qarabag no Estádio da Luz.

Desta vez não houve um St. Juste para travar Gabriel Martinelli e o Arsenal arranca a Champions League com vitória sobre o Athletic

O Arsenal estreou-se na Champions League com uma vitória em Bilbao. Gunners alinharam com Viktor Gyokeres no onze titular e substituído.

Candidato à presidência do Fenerbahçe deixa recado a Mário Branco: «Caímos na armadilha na transferência de Kerem Akturkoglu»

Hakan Bilal Kutlualp é candidato à presidência do Fenerbahçe. O dirigente falou na transferência de Kerem Akturkoglu para o clube turco.