📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Campeonato ao rubro na última jornada

- Advertisement -

Luta pelo Título

Falta uma jornada para tudo se decidir e a verdade é que ainda há muita coisa em aberto. Os confrontos diretos desta que vai ser a 34.ª e última jornada do campeonato apimentam ainda mais as coisas naquelas que são as contas do primeiro lugar, dos lugares europeus e também da manutenção.

Objetivos diferentes, é certo, mas seis clubes vão, com certeza, entrar com a máxima força dentro de campo de forma a fazer tudo o que está ao seu alcance para que a temporada de 2018/2019 tenho o desfecho mais risonho possível.

Nas contas para o título, FC Porto e SL Benfica continuam na luta. Os “dragões” continuam à espera de um deslize do seu rival contra o CD Santa Clara, mas ainda assim não têm a vida nada facilitada visto que recebem o Sporting CP no dragão.

O clube de Alvalade já não precisa de fazer mais contas para o campeonato, visto que já tem o terceiro lugar garantido e aspirações mais altas são também já impossíveis a partir do momento em que os “leões” empataram com o Tondela FC em Alvalade. Sendo assim, o Sporting pode até ver o jogo do próximo sábado com alguma displicência e como uma forma de poupar alguns jogadores para o final da Taça.

Mas a verdade é que um clássico é sempre um clássico e mística envolvente a este tipo de jogos é sempre muito mais do que meros três pontos. É a honra de dois clubes centenários que está em jogo, por isso, de ambos os lados, a tarefa não será de todo facilitada.

Do outro lado, está um Benfica motivado e focado na reconquista do campeonato. Falta um último esforço em casa e a taça volta para a Luz depois de um ano em que Bruno Lage foi a figura dos “encarnados”.

O SL Benfica parece ter tudo para se sagrar campeão nacional
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Luta pelos Lugares Europeus

Em relação aos lugares europeus, quinto e sexto lugares continuam em disputa por dois clubes que se vão defrontar neste último embate do campeonato: Moreirense FC e Vitória SC. Estes dois emblemas têm 52 pontos e 49 respetivamente e a última jornada pode fazer toda a diferença.

Ambos os emblemas não vêm de uma sequência de resultados brilhante (ambos vêm de três derrotas e um empate nos últimos cinco jogos), mas a luta pelo quinto lugar ainda está acesa. O Vitória ainda tem ao seu alcance o quinto lugar e pode “roubá-lo” ao clube de Moreira de Cónegos que nem sequer se pode apurar para as competições europeias por não se ter inscrito.

A equipa de Ivo Vieira teve um excelente desempenho ao longo de toda a temporada e na minha opinião o quinto lugar é mais do que merecido. No entanto, este entrave de acesso à Liga Europa dá que pensar e seria muito mais ‘justo’ que o Vitória o conseguisse alcançar dentro de campo.

Luta pela Manutenção

O Tondela FC foi empatar com o Sporting em Alvalade numa altura em que os “leões” seguiam numa sequência de dez vitórias
Fonte: Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Por fim, mas não menos importante, temos as últimas decisões do campeonato também para a manutenção na Primeira Liga. À semelhança da luta pela Europa, esta também ficará marcada por um jogo de tudo ou nada entre GD Chaves e Tondela FC.

Só um irá poder manter-se no primeiro escalão do futebol português e o outro irá inevitavelmente fazer companhia aos já confirmados despromovidos CD Feirense e CD Nacional.

O Tondela vem de um empate frente a um dos três grandes dentro do seu próprio reduto, onde inclusive se viu impedido de continuar com o seu registo muito positivo de 10 vitórias consecutivas.

Já o GD Chaves vem de uma derrota frente ao Vitória FC e a verdade é que nas últimas duas partidas teve um empate e uma derrota. Se analisarmos os últimos jogos do Tondela, o registo não é mais positivo, mas a verdade é que um empate frente a um dos três grandes pode dar confiança à equipa de Pepa para encarar este último embate com outros olhos.

Última jornada e muita coisa em jogo para estas seis equipas. FC Porto, SL Benfica, Moreirense FC, Vitória SC, GD Chaves e Tondela FC vão disputar jogos de tudo ou nada, onde só a vitória interessa a cada um deles. Esperam-se jogos de muitas emoções até ao apito final dos árbitros e onde, até lá, muita coisa pode acontecer dentro de campo.

 

Foto de Capa: Bola na Rede

 

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o discurso de Rui Costa na tomada de posse na íntegra: «Saímos deste ato eleitoral fortalecidos e ainda mais determinados e com a...

Rui Costa já tomou posse como novo presidente do Benfica. O presidente reeleeito discursou e destacou a perspetiva unificadora.

WEC 8h Bahrain | Os novos campeões chegaram

Com a chegada da corrida no Bahrain, e após oito horas de corrida, o Campeonato Mundial de Resistência (WEC) encerra a temporada de 2025.

À segunda é de vez | Benfica x Casa Pia

José Mourinho talvez tenha encontrado uma base para conseguir fazer este Benfica jogar à bola.

Paulinho marca e Toluca assume a liderança e volta a vencer na Liga Mexicana após 3 empates consecutivos

O Toluca regressou às vitórias na Liga Mexicana. Paulinho fundamental para o triunfo dos mexicanos na receção ao Club América.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristóvão Carvalho aceitou convite de Rui Costa: «Quer chamar os candidatos a estar na tribuna, e, num ato simbólico, vou estar presente»

Rui Costa já tomou posse como presidente do Benfica após ser reeleito. Cristóvão Carvalho refletiu sobre as eleições.

João Diogo Manteigas arrasa André Villas-Boas: «Pode-se ter a conta recheada de dinheiro de rescisões e despedimentos enquanto treinador e ter a maior coleção...

João Diogo Manteigas deixou fortes críticas a André Villas-Boas e ao seu discurso com Rui Costa, presidente do Benfica.

Os candidatos presentes na tomada de posse de Rui Costa (e os que faltaram)

Já arrancou a contagem dos votos nas eleições para a presidência do Benfica. 2.ª volta opõe Rui Costa a João Noronha Lopes.