Carta ao Pai Natal do Futebol

- Advertisement -

Olá, Pai Natal.

Há já vários anos que deixei de acreditar em ti, mas agora que tenho uma sobrinha de dois anos, fui obrigado a revisitar-te. Coincidência ou não, escolhi um ano muito estranho e atípico para te voltar a escrever. Acredito que todos os anos recebas muitos pedidos relacionados com desporto e com o futebol e é precisamente sobre futebol que te venho falar.

O que raio se passou em 2020? Não chegava este vírus miserável que nos faz estar sempre a abafar de máscara e escondidos em casa, ainda vimos o nosso futebol suspenso, perdemos o Maradona, o Paolo Rossi, o Gerard Houllier, o Reinaldo Teles e o Vítor Oliveira. O futebol lá acabou por voltar, mas despido de público, o que acaba por saber àquele bife maravilhoso que alguém se esqueceu de temperar com sal.

E se as coisas já pareciam descontroladas, tivemos o Liverpool FC campeão 30 anos depois, uma final eight da Liga dos Campeões em Lisboa, o Sporting e o Lille são líderes dos seus respetivos campeonatos e nem Messi nem Ronaldo ganharam o prémio Best da Fifa. Ah, e agora jogar com três centrais voltou a ser moda.

Depois de um ano tão difícil, não me vais levar a mal, mas vou ter de me alongar um pouco nos pedidos. É que não é só para mim, é para milhões de pessoas que colocam um pouco de esperança e de passatempo no nosso desporto favorito. Além disso, quero que a minha sobrinha se apaixone por futebol da mesma forma que eu me apaixonei nos anos 90.

Ora, então se não te importas, aqui vai a minha lista de natal e de desejos para 2021:

  • Dizer adeus ao vírus;
  • Que o publico volte aos estádios em condições de segurança;
  • Que Portugal revalide o título de campeão europeu;
  • Que os números “10” deixem de jogar como extremos;
  • Que deixem de existir programas televisivos só para analise de lances de arbitragem;
  • Que as equipas que não privilegiam a posse de bola deixem de ser apelidadas de anti -futebol;
  • Que o adepto comum de futebol perceba que todas as estratégias são válidas e uma equipa não deixa de ter mérito na vitória por passar a maior parte do tempo de jogo a defender;
  • Um bolo Rainha;
  • Frutos Secos;
  • Que o Bruno Fernandes e o Diogo Jota continuem a rebentar com a Liga inglesa;
  • Que o Cristiano continue a rebentar com a Liga italiana;
  • Que o Bola na Rede continue o seu crescimento sustentado;
  • Já disse que queria que o publico voltasse aos estádios? Que saudades de festejar um golo abraçado à namorada ou ao melhor amigo…;
  • Que os Presidentes dos clubes deixem de falar apenas quando se sentem prejudicados pela arbitragem;
  • Menos despedimentos de treinadores;
  • Mais paciência e respeito para que treinadores possam implementar as suas ideias;
  • Mais destaque e capas de jornais aos nossos restantes atletas, como Miguel Oliveira;
  • Um peru de natal;
  • Umas meias quentinhas;
  • Que as equipas de escalões inferiores encontrem uma forma de contrariar a grave crise financeira que atravessam;
  • Equipas portuguesas competentes nas competições europeias;
  • Que os valores das transferências sejam definidos pela valia dos atletas e não pelas percentagens de comissões;
  • Muitos e bons jogos, não só em Portugal.

Espero que não aches que pedi demais.

Um grande abraço.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

Benfica não perde na Primeira Liga há um ano

Com a vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica cumpriu 12 meses sem derrotas. A última derrota veio a 25 de janeiro de 2025 frente ao Casa Pia.

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.

Manchester City pode perder um dos defesas-centrais a custo zero no final da temporada

John Stones está preparado para abandonar o Manchester City no final da temporada. O inglês não chegou a acordo para renovação e termina o atual contrato em junho.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Costa termina contrato na Coreia do Sul e está livre no mercado

O médio português ex-FC Porto, Bruno Costa, está livre no mercado, após terminar o contrato com o clube sul-coreano Gyeongnam.

Já são conhecidas as horas das conferências de imprensa de José Mourinho e de Álvaro Arbeloa para o Benfica x Real Madrid

José Mourinho vai fazer a conferência de imprensa de antevisão do Benfica x Real Madrid, nesta terça-feira, às 14h. Já Álvaro Arbeloa fala às 19h.

Atenção Benfica: André Luiz quer rumar ao Olympiacos e os seus representantes já reuniram com o clube

Os representantes de André Luiz já reuniram com o Olympiacos, numa altura em que, tanto o jogador como o clube grego, estão interessadas em finalizar a transferência.