CD Aves: E o sonho da Liga Europa fica em espera

- Advertisement -

Muito se tem especulado sobre a não ida do CD Aves à Liga Europa. O clube detentor da Taça de Portugal estava convencido de que, caso efetivamente ganhasse a prova rainha, iria poder fazer parte do quadro de participantes dos playoffs da Liga Europa. Mas a verdade é que esse cenário não se verificou. O clube de Vila das Aves, segundo a FPF, não reúne condições para ser indicado à UEFA por não ter participado no processo de licenciamento.

Sendo assim, o Aves fica de fora das contas naquela que é a competição secundária europeia. Por sua vez, o Sporting CP, que teria de jogar a 3.ª pré-eliminatória, está diretamente apurado. Já o SC Braga passa a entrar nas contas a partir da 3.ª pré-eliminatória e não na segunda. E, por fim, o Rio Ave FC que estava fora da eliminatória, mas graças a este cenário passa a poder fazer parte da fase eliminatória da competição da UEFA.

É uma pena que, por falta de entendimento, a participação de uma equipa portuguesa numa competição europeia acabe por ser impedida. A verdade é que, mais uma vez, as equipas ditas mais pequenas do nosso campeonato acabam por ficar prejudicadas. Toda esta lamentável situação resulta de uma falta de entendimento entre o Desportivo das Aves e a Federação Portuguesa de Futebol. Se essa lacuna não se verificasse, era provável que o clube pudesse ainda vir a participar na competição.

Segundo a FPF, o estádio do CD Aves não apresenta todas as condições para albergar uma competição como a Liga Europa
Fonte: FPF

Este panorama de não participação no processo de licenciamento é um caso virgem no futebol português. Contudo, um entendimento entre ambas as partes, FPF e o CD Aves, podia ter evitado este desfecho. Como tal não aconteceu, o sonho da equipa de Vila das Aves de ir à Liga Europa acaba por ficar em espera…

É uma injustiça que o CD Aves não possa vir a disputar a Liga Europa. O clube tudo fez, dentro de campo, para ganhar de maneira mais que justa a final disputada frente ao Sporting CP. Uma ida a uma competição europeia seria a cereja no topo do bolo para um clube que, por si só, já fez história ao ganhar a prova rainha numa final frente a um dos três grandes.

Foto de capa: FPF

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Sidny Cabral espreita oportunidade

Sidny Cabral não tem figurado nas últimas convocatórias do Benfica, mas pode aproveitar a ausência de Amar Dedic.

Eduardo Salvio não esquece Jorge Jesus: «Foi o treinador que mais coisas me ensinou»

Eduardo Salvio deixou elogios a Jorge Jesus. O jogador e o treinador cruzaram-se ao serviço do Benfica.

Manchester City define mais um alvo para ocupar a vaga de Bernardo Silva no meio-campo

O Manchester City continua a preparar a saída de Bernardo Silva. João Gomes, médio do Wolverhampton, é alvo dos cityzens.

Erling Haaland surpreende e decide investir no… xadrez

Erling Haaland é o mais recente investidor do Circuito Mundial de Xadrez, sendo um dos apoiantes da modalidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica não se conforma e vai recorrer do castigo de Amar Dedic

O Benfica vai recorrer do castigo aplicado a Amar Dedic, que vai falhar os próximos dois encontros dos encarnados.

Adversário do Sporting com quinta-feira para esquecer

O Jimbee Cartagena foi eliminado da Taça do Rei de Futsal, depois de perder por oito bolas a três frente ao Inter Movistar.

Nottingham Forest de Vítor Pereira garante reviravolta e está nos quartos de final da Europa League

O Nottingham Forest foi à Dinamarca vencer o Midtjylland por duas bolas a uma e seguiu em frente na Europa League.