CD Fátima: Um santuário de futebol

- Advertisement -

Em Santarém, mora uma das equipas cuja história mistura religião com futebol: o CD Fátima. A equipa, que um dia foi treinada por Rui Vitória e que há cerca de dez anos eliminou o FC Porto da Taça de Liga, é um dos casos interessantes do futebol português.

Sem aparente tradição no futebol português e sem um investimento considerável, o CD Fátima conseguiu um percurso verdadeiramente notável com Rui Vitória ao leme entre 2006/2007 e 2009/2010, começando na II Liga da altura (hoje o atual campeonato de Portugal) e culminando o seu percurso num brilhante oitavo lugar de estreia na Liga Vitalis. Pelo meio, fica uma histórica participação na Taça da Liga de 2007/2008, eliminando o bi-campeão FC Porto, caindo apenas aos pés do Sporting CP, nos quartos de final da competição.

Importa também enumerar alguns dos nomes que passaram pelo Fátima durante estes anos dourados da história do clube: William Carvalho, Mário Rui, Héldon, Sami, David Simão, Marco Matias, André Santos, Rafael Costa e Zequinha.

Rui Vitória comandou a equipa de Fátima entre 2006 e 2010, marcando assim um momento deveras importante no clube
Fonte: CD Fátima

A juntar a esta jornada epopeica, há que sublinhar o facto do clube ser presidido… por um Padre, algo pouco usual nos dias de hoje. Aliás, o caráter religioso profundamente vincado na história do clube vê-se com o nome da casa que acolhe a equipa de Ourém: Estádio Papa Francisco. Já num passado mais recente, a equipa de Fátima passou a ser representada por uma SAD, constituída pelo Kaaki Sports Group.

Nos últimos anos, a equipa de Fátima esteve perto de subir à II Liga por duas vezes. Primeiro em 2011/2012 e já mais recentemente em 2016/2017, ficando a escassos pontos de alcançar o objetivo nas duas vezes.

Pelo meio, há que sublinhar a descida de divisão aos distritais de Santarém, escalão onde a equipa permaneceu apenas por uma temporada (2015/2016), depois de uma temporada também ela histórica onde a equipa não somou qualquer derrota. Era João Henriques, atual treinador do CD Santa Clara, o timoneiro da equipa de Fátima.

O atual plantel do Fátima mantém-se na eliminatória da Taça de Portugal
Fonte: CD Fátima

Já nesta temporada, a equipa de Fátima pretende voltar a lutar pelo acesso à II Liga. Para já a equipa de Fátima, agora treinada por Kata, ex-jogador do clube, encontra-se no 10.º lugar da Série C do Campeonato de Portugal, a 10 pontos do primeiro classificado e com menos um jogo.

Na Taça de Portugal, a equipa treinada por Kata foi uma das boas surpresas, eliminando  a UD Oliveirense da prova e estando de olhos postos no próximo adversário: o Boavista FC.

Será que esta temporada vamos voltar a ter um tomba-gigantes vindo da cidade santa na prova rainha do futebol nacional?

 

Foto de Capa: Bola na Rede

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dinamarca com nova baixa para o jogo com Portugal

A Dinamarca não vai poder contar com Viktor Bak para o jogo diante de Portugal. O defesa foi dispensado do estágio devido a doença.

Novidade no setor defensivo no regresso do Sporting aos treinos

O Sporting deu seguimento aos trabalhos, e Rui Borges chamou vários jogadores da formação leonina ao treino desta terça-feira.

Portugal cai diante da Suíça e soma segunda derrota na Liga de Elite sub-20

Portugal perdeu diante da Suíça, por 2-1, na Liga de Elite Sub-20. O único golo da Seleção das Quinas foi apontado por Gabriel Silva.

Alessandro Circati brilha mas Brasil completa reviravolta frente à Austrália

O Brasil venceu o segundo duelo da semana frente à Austrália por 4-2. Alessandro Circati destacou-se com um golo e uma assistência.

PUB

Mais Artigos Populares

Boas notícias para José Mourinho: Dupla de internacionais brasileiros regressam aos treinos após longas paragens

Éder Militão e Rodrygo regressaram aos treinos do Real Madrid. Ambos estão em fase final da recuperação das respetivas lesões.

Francisco Cabral volta a conquistar o título de pares na China

Francisco Cabral venceu a 13.ª final ATP da conta pessoal e conquistou o troféu do torneio de Hangzhou, na China, ao lado de JJ Tracy.

Duarte Gomes afirma: «Jamais voltarei a trabalhar com Luciano Gonçalves»

Em entrevista ao jornal A Bola, Duarte Gomes abriu o livro sobre a saída conturbada do cargo de Diretor Técnico Nacional de Arbitragem.