CD Santa Clara: 15 anos depois, o objetivo foi consumado

- Advertisement -

Uma luta constante que durou 15 anos e, finalmente, viu-se concluída com sucesso. O CD Santa Clara lutava pela conquista de um lugar na I liga e foi no passado dia 6 de Maio que o conquistou.

As últimas temporadas do clube têm sido um verdadeiro labirinto. Com a passagem de excelentes treinadores como Vítor Pereira, Paulo Sérgio, Filipe Gouveia, Daniel Ramos e, atualmente, Carlos Pinto. Apesar dos percalços, muitos são os jogadores que se destacaram. O maior problema tem sido, sem dúvida, a falta de estabilidade. Com as mudanças na direção, novos projetos apresentados o clube começou a projetar-se e a criar um novo rumo e uma nova página de história.

Desde o início desta temporada o objetivo principal que havia sido comunicado foi sempre a subida de divisão. A preparação para esse objetivo começou com as contratações de técnicos e jogadores que pudessem agarrar este projeto como a direção o via: um projeto real e possível.

Para se aliar aos jogadores do quadro do clube, a equipa reforçou-se com Thiago Santana que integrava o plantel do V. Setúbal, Fernando Andrade do Penafiel, Marcelo Oliveira vindo do Moreirense e Minhoca do Paços de Ferreira. O objetivo era bem simples: lutar pelo lugar na I liga. O técnico Carlos Pinto, que havia livrado o clube da descida em 2014/2015, continuou a sua luta e deixou claro, na altura, que o objetivo principal era a subida e que era para isso que todos iam trabalhar.

No entanto, não foi só no relvado que o clube açoriano mostrou a vontade de subir e se destacou. O clube apostou, nesta época, no departamento de comunicação que ficou nas bocas do mundo com vários destaques nos órgãos de comunicação social. Desde vídeos de promoção aos jogos, novos reforços e em especial o vídeo do convite para Diego Costa incorporar a equipa micaelense. Foram momentos que aproximaram os adeptos e a equipa e, sem dúvida, foi uma mais valia para o clube.

O clube uniu os açorianos e os jogadores durante esta época
Fonte: CD Santa Clara

Depois de muitos altos e baixos durante a época, foi a hora de se fazer história. Os 15 anos de II Liga não podiam aumentar e era necessário trabalhar para tal. Já a meio da época a tabela de classificações não deixava mentir e muitos eram os clubes que estavam afastados apenas por 1 ponto na tabela. A diferença entre estes era mínima e todos os jogos eram importantes, todos os jogos poderiam ser mais um passo para o objetivo.

No entanto, as últimas jornadas foram decisivas. Equipas como o Penafiel e a Académica, viram os seus pontos serem reduzidos e entregaram de bandeja a subida ao clube açoriano.

Apesar das derrotas sofridas e lesões inesperadas, o Santa Clara manteve o foco e pude finalmente festejar a sua subida. Aliou-se com todos os Açorianos e deixou claro que em campo não jogavam apenas 11, mas todos os açorianos. A mística açoriana tomou conta de todos. Este sonho não era apenas o sonho da equipa técnica, dos jogadores ou da direção. O sonho acabou por se tornar vivo nas almas de todos os Açorianos. Agora resta-nos desejar a maior das sortes e que continuem a manter o foco e jogarem bom futebol nesta I Liga.

Foto de Capa: CD Santa Clara

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vinícius Júnior: «Não digo que Espanha, Alemanha ou Portugal sejam países racistas, mas há racistas nesses países»

Em antevisão ao embate com o Bayern Munique, Vinícius Júnior abordou o tema de racismo, no seguimento dos cânticos ouvidos no Espanha x Egito.

Hóquei em Patins: Argentina vence Taça das Nações e Portugal fica em terceiro

A Argentina conquistou a Taça das Nações de hóquei em patins ao vencer a Itália na final. Portugal acabou em terceiro ao derrotar a Espanha.

Nicolás Otamendi prepara-se para atingir marca importante na Primeira Liga

Nicolás Otamendi vai realizar o jogo 250 na Primeira Liga no duelo do Benfica com o Casa Pia, esta segunda-feira.

Nuno Borges cai na primeira ronda do Masters 1000 de Monte Carlo

Nuno Borges foi eliminado na primeira ronda do Masters 1000 de Monte Carlo frente ao 15.º do ranking mundial, Andrey Rublev.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Vicente: avançado do Benfica procura manter boa fase

Gustavo Varela está emprestado pelo Benfica ao Gil Vicente e fez dois golos no encontro frente ao AVS SAD, para a Primeira Liga.

Benfica confirma reforço para 2026/27

Ziqin Shao foi confirmada durante esta segunda-feira como reforço do Benfica, juntando-se ao plantel da Luz em 2026/27.

Iván Fresneda marcou o treino do Sporting: Rui Borges não contou com 3 jogadores

Iván Fresneda foi a grande novidade do treino desta segunda-feira do Sporting, estando a postos para o jogo frente ao Arsenal.