Última horaImprensa espanhola escreve sobre Vitinha: «É uma impossibilidade para os restantes clubes»
Publicidade

Chega de coitadinhos

Inês Marques Santos · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Sempre ouvi dizer que cada um faz a cama em que se deita, mas pelos vistos o G15 deve querer que os clubes despromovidos se deitem no dinheiro que vão ganhar por causa de serem isso mesmo: despromovidos.

Toda esta ideia surge da situação aliada à subida do Gil Vicente FC e consequente despromoção de mais um clube de Primeira Liga devido à subida do mesmo. Até aí tudo bem. Percebo que seja dada uma quantia face a todo o transtorno causado ao clube que irá descer por causa de todo o imbróglio resultante do, na minha opinião, muito mal gerido “Caso Mateus”.

Mas o que agora esteve também em cima da mesa foi que esta medida visava abranger, no futuro, todos os clubes que fossem despromovidos. E aí é que, para mim, o caso já muda de figura. Mas qual é o objetivo mesmo? É dar mais palmadinhas nas costas? É a sensação que me dá…

Irá Pedro Proença «aceitar» esta ideia de premiar os perdedores ?
Fonte: FPF

A competição iria ficar completamente desleal para os clubes que já se encontram na Segunda Liga que iriam ter, naturalmente, muito menos argumentos financeiros que os recém despromovidos. E, sendo assim, a subida à Primeira Liga iria estar a ser discutida sempre pelos mesmos emblemas? Já não basta a luta pelo título da Primeira Liga que é sempre remetida a três clubes?

Mas porque é que uma equipa que não é competente para se manter no primeiro escalão do futebol português ainda tem de receber uma indemnização por causa disso mesmo? Parece que estamos na fila do supermercado, onde o menino mimado começa a fazer birra porque quer um brinquedo e, no final das contas, damos-lhe o que ele quer para não haver mais birrinhas. Ofereçam o dinheiro que assim ninguém se chateia! Para mim é inconcebível esta ideia.

Mas queremos um campeonato ainda mais formatado do que aquilo que realmente ele é? Chega de tachos e tachinhos e joguem à bola! Há uns anos não havia metade do dinheiro e o jogo também se fazia.

 

Foto de Capa: Liga Portugal

Inês Marques Santos

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

O início da revolução tática de Franclim Carvalho | Braga 2-0 Gent

Fechado o capítulo com Carlos Vicens, o primeiro teste do Braga sob o comando de Franclim Carvalho deixou indícios de uma equipa a procurar novos sinais de identidade e a querer agarrar o rumo da temporada, vencendo o Gent por 2-0 em frente aos adeptos gverreiros. O futebol de Vicens encantou em muitos momentos, surpreendendo até os três grandes do futebol português, mas a falta de produto final e a instablidade defensiva ditaram vários resultados negativos, acabando por forçar a mudança. Com o novo líder, a verticalidade do ataque bracarense foi sentida desde cedo e, apesar de ainda estar longe do ideal, o desempenho do Braga acabou por ser mais que suficiente para somar os primeiros três pontos da temporada na Conference League. A primeira grande alteração passou pelo sistema base, deixando o 3-4-3 de Vicens e instalando um 4-2-3-1, cujas nuances encaixaram muito bem com as características do plantel. Começando pelo momento ofensivo, o Braga mostrou grande variabilidade na quantidade e disposição dos elementos envolvidos na primeira fase de construção. A saída mais utilizada foi em 3+1, com Bright Arrey-Mbi a fechar como central e com João Moutinho como o elemento mais recuado do meio-campo, fazendo Gorby Baptiste «crescer», como referiu o treinador na conferência de imprensa, em resposta ao Bola na Rede. O francês é claramente o jogador com características que mais se adaptam a esta função, sendo assim alguém que pode vir a ter uma temporada em que dá mais um salto na carreira. No entanto, os minhotos conseguiram também construir em 3+2, deixando Gorby mais recuado, e ainda em 4+2, com Bright aberto na esquerda e Victor Gómez mais recuado na direita.

Dinis Jacob · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.