A “Chicotada Psicológica” como remédio para todos os males

- Advertisement -

Pelo nome bem podíamos estar a falar de um filme que envolvesse questões do foro psiquiátrico com reminiscências a Freud. Não é. Mas também não está muito longe. Desde o início da temporada foram registados oito casos de treinadores que foram despedidos dos seus clubes na Primeira Liga. Cabe-nos agora perceber os efeitos que estas “chicotadas psicológicas” acabam por ter no desempenho das equipas e no desfecho final do campeonato.

Desde o início da época foram oito (!) os casos de treinadores despedidos na Primeira Liga. Antes de começar esta análise, importa dizer que não incluo aqui o caso de José Gomes, que saiu do Rio Ave FC para o Reading em Inglaterra, não sendo despedido. Adiante. As chicotadas psicológicas encontram sempre os maus resultados como a sua principal razão de existir. É cliché continuarmos a afirmar que há pouca paciência para esperar por resultados, há pouca paciência para acreditar nos métodos de treino dos técnicos, quando não se vislumbram resultados positivos mas apesar de cliché corresponde à realidade.

José Peseiro e Rui Vitória foram os técnicos mais falados depois do seu despedimento
Fonte: Sporting CP | SL Benfica

É esta a triste sina dos treinadores, é com ela que têm e devem conviver. E, pelo menos para já, não há grandes melhorias à vista quanto a esse aspeto. No ano passado, na mesma altura, já tinham sido oito os treinadores a serem dispensados dos seus cargos, número idêntico ao que se regista nesta fase.

Na temporada passada acabaram por descer duas equipas que tiveram três treinadores durante a temporada (Estoril e Paços de Ferreira FC), em sentido inverso, mantiveram-se equipas com um só treinador (Vitória SC e CD Feirense) ao longo da época e outras que mudaram a tempo de descer (CD Aves, Boavista FC e Moreirense FC).

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Irmã de Cristiano Ronaldo admite: «Podem despedir-se. Acredito que é a last dance»

Kátia Aveiro está em Toronto para assistir ao Portugal x Croácia. Irmã de Cristiano Ronaldo falou na despedida do capitão português.

Lionel Scaloni faz a antevisão ao Argentina x Cabo Verde e deixa elogios: «Não estão aqui por acaso»

Lionel Scaloni, selecionador da Argentina, anteviu o jogo contra Cabo Verde. Jogo acontece esta sexta-feira pelas 23h00.

Portugal já conhece adversário nos oitavos de final do Mundial 2026 caso vença a Croácia

Portugal vai defrontar a Espanha caso vença a Croácia. Espanhóis já confirmaram apuramento para os oitavos de final do Mundial 2026.

Espanha não dá hipóteses à Áustria e espera por Portugal ou Croácia nos oitavos de final do Mundial 2026

A Espanha está nos oitavos de final do Mundial 2026. Vitória sobre a Áustria confirma próximo adversário de Portugal em caso de apuramento.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United toma posição importante quanto ao futuro de Bruno Fernandes

O Manchester United tem intenções de iniciar negociações com Bruno Fernandes com vista a uma renovação de contrato.

Eis os vencedores de todos os prémios da Liga Portugal Awards

A gala dos Liga Portugal Awards realizou-se na noite desta quinta-feira e distinguiu várias personalidades, clubes e instituições ligadas ao futebol nacional e internacional.

Golo de William Gomes frente ao Sporting distinguido com o prémio ‘Golo do Ano’ da Primeira Liga 2025/26

O golo de William Gomes frente ao Sporting em Alvalade foi distinguido com o Prémio 'Golo do Ano' da Primeira Liga 2025/26.