A “Chicotada Psicológica” como remédio para todos os males

- Advertisement -

Pelo nome bem podíamos estar a falar de um filme que envolvesse questões do foro psiquiátrico com reminiscências a Freud. Não é. Mas também não está muito longe. Desde o início da temporada foram registados oito casos de treinadores que foram despedidos dos seus clubes na Primeira Liga. Cabe-nos agora perceber os efeitos que estas “chicotadas psicológicas” acabam por ter no desempenho das equipas e no desfecho final do campeonato.

Desde o início da época foram oito (!) os casos de treinadores despedidos na Primeira Liga. Antes de começar esta análise, importa dizer que não incluo aqui o caso de José Gomes, que saiu do Rio Ave FC para o Reading em Inglaterra, não sendo despedido. Adiante. As chicotadas psicológicas encontram sempre os maus resultados como a sua principal razão de existir. É cliché continuarmos a afirmar que há pouca paciência para esperar por resultados, há pouca paciência para acreditar nos métodos de treino dos técnicos, quando não se vislumbram resultados positivos mas apesar de cliché corresponde à realidade.

José Peseiro e Rui Vitória foram os técnicos mais falados depois do seu despedimento
Fonte: Sporting CP | SL Benfica

É esta a triste sina dos treinadores, é com ela que têm e devem conviver. E, pelo menos para já, não há grandes melhorias à vista quanto a esse aspeto. No ano passado, na mesma altura, já tinham sido oito os treinadores a serem dispensados dos seus cargos, número idêntico ao que se regista nesta fase.

Na temporada passada acabaram por descer duas equipas que tiveram três treinadores durante a temporada (Estoril e Paços de Ferreira FC), em sentido inverso, mantiveram-se equipas com um só treinador (Vitória SC e CD Feirense) ao longo da época e outras que mudaram a tempo de descer (CD Aves, Boavista FC e Moreirense FC).

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente: peça chave em Barcelos sai livre no verão

Zé Carlos não vai prosseguir a sua carreira ao serviço do Gil Vicente, já que se encontra em final de contrato com os minhotos.

Sporting: Rui Borges pode ‘atirar’ indiscutível para o banco

O Sporting enfrenta o FC Porto durante a noite desta quarta-feira, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal.

FC Porto: jogador entra na convocatória diretamente para a posição de titular frente ao Sporting

Martim Fernandes é um dos grandes candidatos a figurar o onze inicial do FC Porto para a partida contra o Sporting.

Alarmes ligados: a elevada probabilidade do Tottenham ser despromovido ao Championship

O Tottenham afigura-se como um dos grandes candidatos a ser despromovido ao Championship no final desta época.

PUB

Mais Artigos Populares

Boston Celtics, de Neemias Queta, derrotado no segundo jogo dos playoffs da NBA

O Boston Celtics foi derrotado em casa pelos Philadelphia 76ers por 97-111 e deixa eliminatória empatada. Neemias registou oito pontos.

Barcelona coloca 3 portugueses fora dos planos para o mercado de verão

O Barcelona já decidiu e não vai apresentar ofertas a Bernardo Silva, Rafael Leão e Pedro Neto no mercado de transferências de verão.

Surpresa: há emblema interessado em Alexia Putellas

O London City está interessado em contratar Alexia Putellas e Mapi León ao Barcelona no próximo mercado de verão.