📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Da luta pela elite espanhola à Beira Alta

- Advertisement -

Após dois anos e meio sob a orientação de Pepa, o CD Tondela teve de ir ao mercado À procura de um novo treinador e a aposta foi deveras surpreendente: o espanhol Natxo González. O treinador de 52 anos irá cumprir a sua primeira experiência fora do seu país e terá a ambição de levar o CD Tondela a patamares mais altos na Primeira Liga.

Natxo González iniciou a sua carreira como treinador principal no Deportivo Alavés na temporada 2012/2013, tendo conquistado o título da Segunda Divisão B logo na época de estreia. Porém, na época seguinte já na segunda divisão, não resistira aos maus resultados e seria despedido ao fim de 16 jogos.

Em 2014/2015 assumiu os comandos do Reus Deportiu, novamente na Segunda Divisão B. Depois de na primeira temporada ter sido eliminado no play-off, na segunda temporada conseguiu novamente subir de divisão, tendo na época seguinte conduzido o Reus a um tranquilo nono lugar.

O bom trabalho ao serviço do emblema catalão atraiu o interesse de outros clubes, até que no Verão de 2017 assinou pelo Zaragoza, um clube com aspirações para subir de divisão. Ao serviço deste, terminou a Fase Regular no quarto lugar, mas seria eliminado nas meias-finais do play-off pelo Numancia.

Natxo González irá cumprir a sua primeira experiência no estrangeiro
Fonte: CD Tondela

Apesar do objectivo falhado, na última temporada abraçou um novo desafio com o objectivo de subir de divisão pelo Deportivo da Coruña. Aqui as coisas já não correram tão bem, com Nato González a ser despedido após a 32ª jornada, com o clube galego a ocupar o sexto lugar (o último de acesso ao play-off) no campeonato.

Chegado uma nova temporada, Naxto González irá abraçar o seu primeiro desafio no estrangeiro. Segundo as informações que recolhi, Natxo González ao longo da sua carreira, tem alternado de sistema táctico entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2 losango, privilegiado um futebol ofensivo e de posse, com uma participação bastante activa dos laterais.

Em contra-partida, o seu futebol que promove a presença de vários elementos no ataque, deixa a equipa descompensada na defesa, fazendo com que esta passe por calafrios em transição defensiva.

Há-que tirar o chapéu ao presidente do Tondela, que ousou na sua escolha, fugindo ao “cliché” de que os treinadores portugueses são melhores e estão mais ajustados à realidade destes clubes, quando muitas vezes à conta deste padrão, os clubes acabam por apostar em treinadores portugueses, mas que não têm o perfil pretendido.

Os bons trabalhos de Nato González na segunda e na terceira divisão espanhola deixam impressões positivas. No entanto, da mesma forma que houve ousadia na escolha, também será necessário ter tempo e paciência para o novo treinador implementar o seu modelo e também é necessário ter capacidade para avaliar se os jogadores conseguem encaixar nas suas ideias.

Seja como for, esta escolha faz do CD Tondela um clube observar na época 2019/2020.

Foto de Capa: CD Tondela

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.