Da luta pela elite espanhola à Beira Alta

- Advertisement -

Após dois anos e meio sob a orientação de Pepa, o CD Tondela teve de ir ao mercado À procura de um novo treinador e a aposta foi deveras surpreendente: o espanhol Natxo González. O treinador de 52 anos irá cumprir a sua primeira experiência fora do seu país e terá a ambição de levar o CD Tondela a patamares mais altos na Primeira Liga.

Natxo González iniciou a sua carreira como treinador principal no Deportivo Alavés na temporada 2012/2013, tendo conquistado o título da Segunda Divisão B logo na época de estreia. Porém, na época seguinte já na segunda divisão, não resistira aos maus resultados e seria despedido ao fim de 16 jogos.

Em 2014/2015 assumiu os comandos do Reus Deportiu, novamente na Segunda Divisão B. Depois de na primeira temporada ter sido eliminado no play-off, na segunda temporada conseguiu novamente subir de divisão, tendo na época seguinte conduzido o Reus a um tranquilo nono lugar.

O bom trabalho ao serviço do emblema catalão atraiu o interesse de outros clubes, até que no Verão de 2017 assinou pelo Zaragoza, um clube com aspirações para subir de divisão. Ao serviço deste, terminou a Fase Regular no quarto lugar, mas seria eliminado nas meias-finais do play-off pelo Numancia.

Natxo González irá cumprir a sua primeira experiência no estrangeiro
Fonte: CD Tondela

Apesar do objectivo falhado, na última temporada abraçou um novo desafio com o objectivo de subir de divisão pelo Deportivo da Coruña. Aqui as coisas já não correram tão bem, com Nato González a ser despedido após a 32ª jornada, com o clube galego a ocupar o sexto lugar (o último de acesso ao play-off) no campeonato.

Chegado uma nova temporada, Naxto González irá abraçar o seu primeiro desafio no estrangeiro. Segundo as informações que recolhi, Natxo González ao longo da sua carreira, tem alternado de sistema táctico entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2 losango, privilegiado um futebol ofensivo e de posse, com uma participação bastante activa dos laterais.

Em contra-partida, o seu futebol que promove a presença de vários elementos no ataque, deixa a equipa descompensada na defesa, fazendo com que esta passe por calafrios em transição defensiva.

Há-que tirar o chapéu ao presidente do Tondela, que ousou na sua escolha, fugindo ao “cliché” de que os treinadores portugueses são melhores e estão mais ajustados à realidade destes clubes, quando muitas vezes à conta deste padrão, os clubes acabam por apostar em treinadores portugueses, mas que não têm o perfil pretendido.

Os bons trabalhos de Nato González na segunda e na terceira divisão espanhola deixam impressões positivas. No entanto, da mesma forma que houve ousadia na escolha, também será necessário ter tempo e paciência para o novo treinador implementar o seu modelo e também é necessário ter capacidade para avaliar se os jogadores conseguem encaixar nas suas ideias.

Seja como for, esta escolha faz do CD Tondela um clube observar na época 2019/2020.

Foto de Capa: CD Tondela

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Miami confirma lesão de Lionel Messi: eis o que dizem no comunicado oficial

Lionel Messi está a contas com uma distensão muscular no tendão da coxa esquerda. Comunicado oficial do Inter Miami.

Vítor Pereira é forte candidato a cargo na Premier League

Vítor Pereira está a ser apontado ao cargo do Nottingham Forest. Emblema da Premier League despediu esta madrugada Sean Dyche.

Nottingham Forest despede Sean Dyche, o 3º treinador da época

O Nottingham Forest anunciou esta madrugada a saída de Sean Dyche. Técnico inglês foi o terceiro treinador da temporada.

Danilo Pereira renova com o Al Ittihad de Sérgio Conceição e já reagiu

O Al Ittihad oficializou a renovação de contrato de Danilo Pereira. Internacional português tem agora vínculo até 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio derrota o Bolonha nos penáltis e qualifica-se para as meias-finais da Taça de Itália

Após um empate a uma bola em 120 minutos, a Lazio levou a melhor sobre o Bolonha nos penáltis e garantiu a passagem às meias-finais da Taça de Itália.

Liverpool escapa com vitória curta no terreno do Sunderland

Na 26.ª jornada da Premier League, Virgil Van Dijk voltou a ser herói no triunfo do Liverpool sobre o Sunderland por uma bola a zero.

Real Sociedad leva a melhor sobre o Athletic na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei

A Real Sociedad venceu pela margem mínima na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei frente ao Athletic. Gonçalo Guedes assistiu o golo da vitória.