- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

“Anda tudo à procura de indemnizações.”, “Davam conversa para serem titulares na equipa.”, “Quem cala, consente.”, “Não sei onde existe assédio.”. Quando as mensagens de Miguel Afonso saíram a público, estas foram algumas das reações que surgiram nos mais diversos lugares. Entre tristeza e revolta, não sei qual dos dois sentimentos levou a melhor.

Quando nos ensinam a diferença entre o certo e o errado, o significado que damos a cada uma das conceções é automaticamente condicionada pela educação e vivências de cada um. No entanto, aquilo que por vezes não ensinam – ou que alguém não quer reter – é que há tópicos que nem merecem essa discussão.

Perante uma situação que não devia ter duas faces, foram precisas escassas horas para darmos conta da saída das cavernas dos australopitecos das redes e dos “saberes”, habituados a que lhes seja passada a mão no pêlo quando têm atitudes similares e que são vangloriados por quem compactua com um sistema corrompido pelo complexo de superioridade e pelo abuso de poder. Nada que me surpreenda, tal como não surpreendeu as demais internacionais portuguesas questionadas acerca do tema. Afinal de contas, e tal como também li na praça pública, “a mulher não devia estar no meio do futebol”, subjugando-se a quem se coloca no topo da hierarquia social por decisão própria.

Aquilo que as jogadoras envolvidas no caso fizeram foi um ato de coragem. No meio do desconforto que ficou bem patente nas conversas com o pseudo-treinador, ainda tentaram manter uma relação estritamente profissional através de respostas cordiais. Mesmo assim, não foi suficiente e decidiram usar a voz para dar voz. Que se julguem os Migueis Afonsos e os Samueis Costas e quem envia este tipo de mensagem; que se julgue quem é informado sobre comportamentos indevidos e decide assobiar para o lado; que se julgue quem não tem capacidade para agir conforme valores e práticas que deviam coadunar com o tempo em que vivemos, seja no desporto ou em qualquer área. Não aprendemos nada.

Nunca aprendemos nada. E numa altura em que fomos assolados por uma pandemia que poderia servir para uma maior humanidade, torna-se cada vez mais notório que a maior pandemia que existe está relacionada com a falta de caráter e de respeito pelo outro.

Não, não foi só uma mensagem. E custa-me ver que há quem não tenha – ou não queira ter – capacidade para o perceber.

Rita Latas
Rita Latashttp://www.bolanarede.pt
Atualmente a trabalhar na Sport TV, Rita Latas está no mundo do jornalismo desportivo há sete anos. O futebol foi a modalidade que a levou a ingressar na área, depois de 13 anos como jogadora federada

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho antevê Benfica x CD Nacional e elogia adversário: «É uma equipa inteligente»

José Mourinho faz a antevisão ao Benfica x Nacional. Águias recebem emblema da Madeira para a jornada 29 da Primeira Liga.

Ou vai, ou racha | Estoril x FC Porto

O FC Porto desloca-se ao terreno do GD Estoril Praia numa fase decisiva da temporada, com a margem de erro cada vez mais reduzida

Atenção, Sporting: Arsenal perde em casa com o Bournemouth na Premier League

O Arsenal perdeu em casa com o Bournemouth por 2-1 para a jornada 32 da Premier League. Viktor Gyokeres marcou o único golo dos Gunners.

A mobilidade de Pablo Rosário e a importância das trocas posicionais no meio campo do FC Porto

Análise ao empate entre FC Porto e Nottingham Forest e a importância da mobilidade do meio-campo do FC Porto para a criação de oportunidades.

PUB

Mais Artigos Populares

Mafra vence no terreno do Varzim e sobe ao 5.º lugar da fase de apuramento de campeão da Liga 3

O Mafra venceu no terreno do Varzim por 2-0, na 9.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3.

Barcelona mete 2 jogadores à venda e prepara mudanças de fundo no mercado de verão

O Barcelona quer fazer novas contratações no verão e, em sentido contrário, prepara vendas. Marc Casadó e Ferran Torres na porta de saída.

Bruno Costa recorda episódio com Sérgio Conceição no FC Porto: «Pensávamos que era folga no dia seguinte»

Bruno Costa recordou as temporadas ao serviço do FC Porto e deixou elogios a Sérgio Conceição, treinador que mais o marcou.