FC Porto x Sporting CP | Leões querem evitar corrida de trás para a frente

- Advertisement -

FC Porto x Sporting | Primeira liga, 3ª jornada: Sábado, 20:30, 20 de agosto de 2022

ANTEVISÃO: VITÓRIA PODE FAZER ESQUECER A AZIA

Dragões em primeiro lugar com duas vitórias em dois jogos, seis golos marcados e um sofrido. Leões em quinto, com um empate e uma vitória, seis golos marcados e três sofridos.

Primeiro Clássico à terceira jornada. Conjuntos diferentes relativamente à temporada passada, com o Sporting CP a perder um elemento fundamental bem perto do fecho do mercado. E um FC Porto com um meio-campo também diferente da época transata.

Duas equipas que entram sempre em campo para ganhar. Com o Sporting a partir em desvantagem e por isso mais pressionado. Amorim está consciente de que irá enfrentar “uma equipa que marca muito e não sofre, muito competente em todos os momentos do jogo, principalmente na bola parada”, como referiu na antevisão do encontro. Só a vitória pode evitar que os leões estejam desde o início em perseguição aos rivais.

Sérgio Conceição espera “uma boa dinâmica do Sporting” e relativiza a saída de Matheus Nunes, dizendo que, apesar da sua importância e da sua singularidade, os leões têm outras opções com qualidade.

As ausências, do lado do Porto são Grujic e Manafá, do lado do Sporting, Bragança e Paulinho. O jogo, que reúne os ingredientes certos para ser um bom espetáculo de Futebol, vai ser mediado por Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  • Rúben Amorim venceu por três vezes Sérgio Conceição e vice-versa. Por quatro ocasiões nenhum conseguiu levar a melhor.
  • Nos últimos cinco encontros entre dragões e leões em território azul e branco, houve dois empates e três vitórias para os da casa;
  • Nos últimos cinco embates só num é que não houve golos;
  • De todas as vezes que o FC Porto recebeu o Sporting CP para a Liga portuguesa venceu por 48 vezes (55%), tendo perdido somente 14 (16%).
  • No total de confrontos entre as duas equipas (243), a formação leonina soma 342 golos marcados. O conjunto da Invicta leva 324 tiros certeiros;
  • A vitória mais expressiva dos de azul e branco em casa frente aos verdes e brancos foi um 10-1 na época de 1935/1936;
  • O maior triunfo do Sporting no estádio do dragão foi um 1-4 na temporada 1944/1945;
  • O resultado mais comum em casa do Porto entre as duas equipas, e que se repetiu por quinze vezes, é o 2-1;
  • Dos jogadores que compõem os plantéis das equipas atualmente, Nuno Santos é o jogador com mais golos apontados aos dragões, com três golos em sete jogos;
  • Do lado da formação do Norte, é Mehdi Taremi com dois golos em seis partidas.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pedro Gonçalves (Sporting CP) – Pote marcou nos dois jogos disputados no campeonato até ao momento e parece estar de volta à sua melhor forma. Mostrou-se mais em campo, assumindo as rédeas do jogo. Mantendo-se interventivo e eficaz pode ser decisivo nas contas do marcador.

 

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mehdi Taremi (FC Porto) – O iraniano é a principal referência do ataque azul e branco. Desde a sua chegada ao Olival que rapidamente se tornou numa das principais escolhas de Sérgio Conceição. Está a ter um forte início de temporada e será um jogador a ter em atenção por parte da defensiva leonina.

 

XI’S PROVÁVEIS

Sporting CP (3-4-3): Adán; Neto, Coates, Inácio; Porro, Ugarte, Morita, Matheus Reis; Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Francisco Trincão.

Treinador: Rúben Amorim

“Foi uma semana estranha e diferente pelos motivos que vocês sabem. Mas rapidamente nos reorganizámos. A preparação foi o normal de um clube que quer ganhar em qualquer campo.”

FC Porto (4-4-2): Diogo Costa; João Mário, Marcano, Pepe, Zaidu; Otávio, Uribe, Eustáquio, Pepê; Evanilson e Taremi.

Treinador: Sérgio Conceição

“Conhecemos o modelo de jogo do Sporting, mas depois é preciso trabalhar e estar atento ao que eles fazem bem. Penso que em termos do que é o modelo de jogo do Sporting não vai mudar, é o jogo que dita isso. Estamos focados nas tarefas de cada um de nós e temos de olhar para a nossa equipa.”

 

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 1-1 SPORTING

Artigo revisto por Joana Mendes

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.