CD Feirense | Foi uma época para esquecer

- Advertisement -

“É como ter um familiar com uma doença terminal”, disse Filipe Martins, para retratar a despromoção já confirmada do CD Feirense.

De facto, foi uma época para esquecer. Ou, se calhar, para os mais audazes, recordar. Foi uma temporada em que tudo correu mal desde o princípio e assim se prolongou até ao fim. No fundo, foi “apenas” a época em que se ultrapassou o pior registo de sempre da Liga Portuguesa, que permanecia intacto desde a remota época de 84/85. Foram 19 derrotas, nove empates e duas vitórias. Foram, ao todo, 75 pontos perdidos…

Foi confirmada a semana passada, mas era algo que muitos já previam. Uma equipa sem alma, que entrava em campo com uma postura de já derrotada. Não podia mesmo haver outro desfecho que não este. A descida de divisão já era quase uma inevitabilidade e, cada vez mais, tema de assunto, quando agregado com o clube de Santa Maria da Feira. Aliás, o próprio treinador já não conseguia mesmo escamotear, com aquelas típicas declarações à Futebol português, o panorama negro que era, e é, vivido no clube. Já não havia cabeça que pudesse ser levantada depois de tantos sobressaltos ao longo de uma só época.

Quando o CD Feirense dava sinais de tentar reagir, verdade seja dita: foram-lhe “cortadas” logo as pernas. Em jogos contra os três grandes, por exemplo, a equipa até deu sinais de alguma resiliência, mas erros de arbitragem foram extremamente prejudicais para os resultados finais.

Não digo que estes jogos fossem apagar a mancha negra da época 2018/2019 para os “fogaceiros”, mas decerto que resultados positivos frente às três equipas candidatas ao título poderiam ter trazido força anímica ao conjunto de Filipe Martins.

O CD Feirense apontou o pior registo de sempre na Primeira Liga que, antes pertencia ao Varzim SC desde 1984/85
Fonte: CD Feirense

Três épocas no primeiro escalão e parece que a prestação da equipa de Santa Maria da Feira foi sempre decrescendo. Na época após a subida, em 2017/2016, o Feirense conseguiu um oitavo lugar, o que era bastante positivo para uma equipa que havia acabado de subir ao primeiro escalão do Futebol português.

Na época seguinte, o clube ainda ficou na corda bamba, mas acabou por conseguir manter-se na Primeira Liga, após conseguir o 16.º lugar com o treinador Nuno Manta Santos. Já esta temporada, foi o que se viu: o Feirense está no último lugar com apenas 15 pontos e a despromoção é já uma realidade. A equipa mais próxima dos “fogaceiros” é mesmo o CD Nacional, que, ainda assim, tem 12 pontos de avanço.

Parece que a “doença terminal” acabou mesmo por ser fatal para o Feirense, e o Estádio Marcolino de Castro vai ser palco de jogos da Segunda Liga na época 2019/2020. Resta-nos esperar para ver se o clube consegue seguir o exemplo do FC Paços de Ferreira e dar, já na próxima época, o salto de retorno para o palco onde estão os melhores do país – a Primeira Liga.

 

Foto de Capa: CD Feirense
Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Sub-17: Eis os 20 convocados de Portugal para o apuramento para o Europeu

Portugal vai disputar a segunda ronda de apuramento em Itália. Fica com a lista de convocados da Seleção Nacional Sub-17.

Estugarda x FC Porto: Quanto vale o apuramento para os quartos de final?

Apuramento para os quartos de final vale 2,5 milhões de euros. FC Porto enfrenta esta tarde o Estugarda na Europa League.

Benfica: Nico Otamendi está à beira de atingir marca redonda na Primeira Liga

Nico Otamendi está a um jogo de chegar aos 250 jogos na Primeira Liga. Defesa-central de 38 anos regista 172 jogos pelas águias.

José Mourinho planeia estrear mais um jovem no Benfica: Lugar praticamente garantido na pré-época

Gonçalo Moreira deverá ter um lugar na pré-temporada do Benfica. José Mourinho aprecia as qualidades do jovem.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado do Tottenham critica Premier League: «Não é um espetáculo, é aborrecida de ver»

Mathys Tel deixou várias críticas à Premier League. O avançado do Tottenham acusou a liga de ser aborrecida e de ter falta de criatividade.

Antoine Griezmann: «Gosto muito das ideias do Filipe Luís e seguramente algum dia nos encontraremos»

Antoine Griezmann elogiou Filipe Luís, antigo treinador do Flamengo, após vitória do Atlético Madrid sobre o Tottenham.

Taça da Liga de Futsal: Elétrico, Fundão, Benfica e Leões Porto Salvo garantem as meias-finais num dia de decisões intensas

O Multiusos de Gondomar recebeu os quartos de final da Final Eight da Taça da Liga de Futsal. Num dia marcado pelo equilíbrio, duas partidas tiveram de ser resolvidas na marca de grande penalidade, Benfica teve que suar na maior parte do jogo para afastar um Rio Ave muito combativo e Leões de Porto Salvo surpreende ao eliminar o Sporting.