Leixões SC 2-0 UD Vilafranquense: Avto e mais dez e mais uma vitória

    A CRÓNICA: VENCEU O PRAGMATISMO OFENSIVO LEIXONENSE

    Voltou-se ao Estádio do Mar para ver o Leixões defrontar o Vilafranquense, num jogo correspondente à 12ª jornada da Segunda Liga. A poucas horas do encontro, a equipa de Matosinhos viu-se desfalcada tanto no banco como na baliza, dado os testes positivos relativos à COVID-19 de Beto e José Mota.
    Marcado pela entrada dos jogadores do Leixões em campo a homenagear os profissionais de saúde, utilizando batas brancas, o jogo previa-se equilibrado, dada a necessidade das duas equipas em somar pontos e a recente boa forma da equipa matosinhense.

    O Leixões mostrou-se a equipa mais pressionante a nível ofensivo durante os primeiros minutos do encontro, apesar de algumas aparições do Vilafranquense na área adversária. O golo que inaugurou o marcador apareceu ao minuto 30, depois de Avto rasgar completamente a defesa da equipa de Vila Franca, conseguir sair mais forte de um duelo dentro da área e assistir para o golo de Nenê, que só encostou para dentro da baliza de Tiago Martins.
    O jogo prosseguiu para intervalo e, na retoma, parece que inverteu. O Vilafranquense pareceu começar a tomar as rédeas atacantes e sendo bastante pressionantes na chegada à área do Leixões, no entanto João Tralhão não pareceu satisfeito.

    O jogo começou a complicar para os forasteiros, com a expulsão de André Dias aos 61 minutos. Quatro minutos depois, o Vilafranquense continuou a mostrar o quão inconformado estava com o resultado, através de Varela que rematou até perto do poste direito da baliza de Stefanovic, mas não conseguiu concretizar com sucesso.
    O Vilafranquense parecia estar condenado a não vencer. Avto conseguiu ganhar um ressalto de bola “sem querer” no meio-campo, passou a Nenê, a quem bastou assistir para Kiki para que este finalizasse. Aos 73 minutos, o Leixões via-se a vencer por 2-0.

    A equipa visitante não mostrou cabeça fria após as mudanças no marcador, e as decisões tomadas sem pensar acabaram por quebrar o ritmo da equipa à medida que os minutos passavam. Apesar de marcarem mais vezes a sua presença na área adversária, não conseguiam ter a capacidade de decisão necessária para construir um resultado diferente do apresentado.
    O jogo terminou mesmo com mais uma vitória do Leixões, por 2-0, sendo esta a terceira vitória consecutiva da equipa.

     

    A FIGURA

    ℹ️ AVTO É JOGADOR DO LEIXÕES

    O Leixões SC – Futebol, SAD chegou a acordo com Avtandil Ebralidze, conhecido no universo…

    Publicado por Leixões SC – Futebol, SAD em Terça-feira, 28 de janeiro de 2020

    Avto – É notória a influência de Avto nas transições ofensivas do Leixões. No encontro frente ao Vilafranquense, foi ele mesmo quem acabou por proporcionar os dois golos que a equipa fez no encontro, já para não falar que toda a construção ofensiva da equipa passa por ele.

     

    O FORA DE JOGO

    André Dias – O extremo do Vilafranquense apareceu pela negativa no jogo e acabou mesmo por desaparecer, depois de ser expulso por duplo amarelo. Depois de estar a influenciar a construção ofensiva da equipa, André Dias acabou a ser expulso e a causar problemas à sua equipa.

     

    ANÁLISE TÁTICA – LEIXÕES SC

    A poucas horas do normal, o Leixões defrontou-se com duas baixas de peso. O técnico José Mota e o guarda-redes Beto testaram positivo à COVID-19 e os planos que a equipa tinha para o jogo viram-se “estragados”. No entanto, o treinador adjunto Paulo Sousa assumiu o comando da equipa (com um anjinho no ombro a dizer-lhe como proceder).
    Stefanovic assumiu os postes da baliza do Leixões e a defesa ficou composta por Pedro Pinto e Brendon na zona central e os laterais Tiago André e Edu Machado. O meio-campo voltou a ser assumido por aquele que é dos jogadores mais influentes na construção de jogo ofensivo do Leixões, Nduwarugira, a par de Jefferson Encada e Bruno Monteiro.
    Os homens do setor mais avançado foram Avto e Kiki, sempre no apoio a Nenê.

     

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Stefanovic (6)
    Tiago André (6)
    Pedro Pinto (6)
    Jefferson Encada (5)
    Nenê (7)
    Edu Machado (6)
    Nduwarugira (6)
    Kiki (6)
    Avto (7)
    Bruno Monteiro (5)
    Brendon (6)

    SUBS UTILIZADOS

    Machado (6)
    Lucas Lopes (6)
    Rui Pedro (6)
    Sapara (-)

    ANÁLISE TÁTICA – UD VILAFRANQUENSE

    João Tralhão optou por um 4-4-2 bastante tradicional. Com Tiago Martins na baliza e Sparagna com Timbó na zona central da defesa, Marco Grilo e Vítor Bruno foram os laterais escolhidos pelo treinador.
    O meio-campo foi ocupado pelo capitão Diogo Izata e Jefferson. Varela e André Dias foram os extremos de serviço no apoio aos avançados André Claro e Kady.

     

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Tiago Martins (6)
    Sparagna (6)
    Diogo Izata (6)
    Varela (7)
    Jefferson (5)
    Marco Grilo (6)
    André Claro (5)
    Kady (6)
    André Dias (4)
    Timbó (5)
    Vítor Bruno (6)

     

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    Leixões SC

    BnR: Pedia-lhe uma análise ao jogo e pergunto-lhe como estão os níveis motivacionais da equipa dada esta reviravolta de resultados.

    Paulo Sousa: Queria dedicar esta vitória a José Mota, ao Beto e aos adeptos do Leixões. Não tivemos aquela pressão que costumamos ter, não fomos muito tranquilos com bola e deveríamos ter sido. Vínhamos de duas vitorias que deviam motivar os jogadores. Queríamos uma forma de jogar mais clara, que o jogo tivesse sido mais favorável e que a equipa tivesse uma prestação muito melhor. A confiança devia ser outra.

    UD Vilafranquense

    BnR: A certa altura no jogo, ouviu-se que o treinador pedia mais agressividade à equipa. Acha que foi mesmo essa falta de agressividade que permitiu a que o Leixões acabasse por triunfar?
    João Tralhão: Vimos uma equipa personalizada da nossa parte que teve muitas ocasiões de golo. Vimos um Leixões bem mais passivo, à espera do erro, e desse erro fez dois golos. Obviamente faltou agressividade, mas tivemos de fazer uma gestão. A equipa foi brava e inteligente, mas é melhor não passar muito disto, porque se não vou dizer algo que não quero.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Andreia Araújo
    Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
    A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    André Silva e o FC Porto: «Uma das melhores e mais felizes fases da minha carreira»

    André Silva está emprestado pelo Leipzig ao Werder Bremen até ao final da temporada. Português recordou o FC Porto.

    Bayern Munique e Borussia Dortmund perguntam por avançado avaliado em 25 milhões de euros

    O Bayern Munique, Borussia Dortmund e o Estugarda estão interessados numa possível contratação de Tolu Arokodare ao Genk.

    Benfica pode receber mais 5 milhões de euros do Liverpool até ao final da temporada por Darwin Núñez

    O Benfica ainda espera receber mais cinco milhões de euros por Darwin Núñez. Para tal, avançado tem de somar mais uma titularidade.

    Mason Mount no Manchester United de Ruben Amorim: «Sou o primeiro a dizer que preciso de tempo de jogo consistente»

    Mason Mount representa o Manchester United desde a temporada passada. Internacional inglês diz que precisa de mais consistência.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    Besiktas quer contratar avançado da Premier League e já deu passo em frente

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Niclas Fullkrug ao West Ham. Primeiro ano fora da Alemanha.

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.

    Leeds United considera trocar de treinador após garantir subida à Premier League

    O Leeds United pensa em despedir Daniel Farke. Clube inglês já fechou a subida à Premier League e prepara a próxima época.

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.

    Kim Min-jae pode deixar Bayern Munique e há vários clubes atentos à situação

    Kim Min-jae não é considerado intocável no Bayern Munique e pode deixar clube no mercado de verão. Vários clubes atentos.

    Al Nassr de Cristiano Ronaldo terá de pagar 140 milhões de euros por alvo que atua na Premier League

    O Al Nassr de Cristiano Ronaldo está interessado numa possível contratação de Mohammed Kudus ao West Ham. 140 milhões de euros.

    Catarina Costa vence medalha de prata nos Europeus de Judo

    Catarina Costa venceu mais uma medalha de prata nos Europeus de Judo. Terceiro vice-campeonato da judoca portuguesa.

    Salvio rendido a Jorge Jesus: «Se for para o Brasil, não tenho dúvidas de que vão voltar a ser muito fortes»

    Eduardo Salvio está atualmente no Lanús, da Argentina. Antigo extremo do Benfica falou sobre Jorge Jesus na Seleção do Brasil.