Nélson da Luz: A jovem Palanca à conquista da Cidade Berço

Depois de alguns avanços e recuos, eis então a oficialização: Nélson da Luz é reforço do Vitória SC para os próximos cinco anos de duração. O jovem internacional angolano chegou à Cidade Berço numa transação livre de custos do 1.º de Agosto, clube onde se formou e foi ganhando protagonismo, e é mais um forte exemplo da atual política de contratações da direção vimaranense, que passa por adquirir jovens talentos – alguns deles totalmente desconhecidos para o público português -, potencializá-los ao longo da época e tentar vendê-los, de forma a gerar um grande proveito financeiro. Aos 22 anos, Nélson prepara-se para o primeiro desafio fora da sua terra natal e irá tentar conquistar o respeito e admiração da massa adepta vitoriana, que é caracterizada pela exigência que coloca nos seus jogadores para que honrem e dêem tudo o que têm pela camisola que envergam em cada partida. Mas o que se pode esperar do mais recente reforço da equipa de Tiago Mendes?

Considerado um dos maiores talentos atuais do futebol angolano, Nélson da Luz estreou-se na equipa principal dos “Militares” com 18 anos pela mão de Dragan Jovic, e desde logo as suas exibições foram empolgando a torcida do D’Agosto, devido às suas características: forte no um-para-um, boa capacidade de finalização e muita criatividade, sendo que era de se prever um futuro risonho para o extremo que pode atuar no lado direito ou esquerdo do ataque. O percurso de 85 jogos na equipa angolana foi feito com as conquistas de quatro Girabolas, uma Taça e duas Supertaças de Angola, o que permitiu ao jovem construir já um currículo recheado de títulos. À medida que foi cimentando o seu lugar no onze titular do 1.º de Agosto, Nélson passou a ser também presença assídua nas convocatórias da seleção A angolana, o que acabou mesmo por confirmar de que é mesmo um “diamante por lapidar” e pronto para alcançar novas etapas fora do seu país que se efetivou agora com a transferência para Portugal.

Roma Borges & Ca., a espera terminou 🙃⌛

A notícia que todos esperávamos chegou: Nelson da Luz é #Conquistador! 🇦🇴

@CandrevaNelson pic.twitter.com/HD59Wv1zge

— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) September 11, 2020

 

Eis agora a chegada a Guimarães e à Primeira Liga com o objetivo de confirmar toda a sua qualidade evidenciada no Girabola, embora o ritmo de jogo do campeonato português seja totalmente diferente do angolano e seja necessário um processo de adaptação à nova realidade. Mas, para isso, Tiago Mendes terá um papel importante na ambientação do jovem reforço e certamente irá procurar extrair toda a qualidade e irreverência de Nélson, que joga bem com os dois pés, possui bom remate de meia distância e tem capacidade para quebrar e pôr em sentido a defesa contrária com as suas maravilhosas fintas em qualquer instante da partida. Os dados estão lançados, resta agora esperar que a jovem “Palanca Negra” consiga conquistar a Cidade Berço ao longo da nova época que está prestes a começar.

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal avança com proposta por avançado na lista do Sporting para substituir Marcos Leonardo

Marcos Leonardo vai deixar o Al Hilal e abrir uma vaga para outro jovem estrangeiro. Lucas Stassin é alvo do conjunto saudita e já há conversas em andamento.

Raphinha confronta Carlo Ancelotti por ser utilizado no Bolívia x Brasil e critica arbitragem: «Inventou um penálti»

Raphinha deixou críticas ao encontro entre a Bolívia e o Brasil. Extremo não gostou de ser utilizado e falou com Carlo Ancelotti, selecionador do Brasil.

Presidente da CBF após derrota do Brasil contra a Bolívia: «Jogámos contra a arbitragem, contra a polícia e contra os apanha-bolas»

Samir Xaud, presidente da CBF, deixou críticas ao encontro entre a Bolívia e o Brasil. O dirigente atacou a arbitragem e polícia,bem como os apanha-bolas.

Já é conhecido o estádio onde se realizará o Portugal x Arménia em novembro

O Portugal x Arménia de novembro será disputado no Estádio do Dragão. Jogo realizado na última paragem de seleções do ano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé quer colega da seleção francesa no Real Madrid

Kylian Mbappé aproveitou a paragem de seleções para tentar convencer compatriota de seleção Michael Olise a juntarem-se em Madrid

Tottenham tentou fechar jogador do PSG mesmo antes do mercado encerrar

Tottenham fez uma proposta por Senny Mayulu, médio de 19 anos do PSG, nas últimas horas de mercado e pode voltar a tentar em 2026.

«É preciso uma M-16 para travar Giannis» – Comentário do treinador de Israel gera polémica

Ariel Beit-Halahmy, treinador da seleção israelita, utilizou expressão antes do jogo contra a Grécia, referindo-se a Giannis Antentokounmpo